Pagamento Online

Pagamento OnlineA cada dia aumenta o número de pessoas que tem acesso a internet e fazem compras pela mesma. Isto é um fato e uma tendência que deve ser observada quando se pensa em montar um negócio.

O mundo online é muito dinâmico e o empreendedor deve estar preparado para enfrentar este ambiente competitivo tão mutável, adaptando a cada instante sua estratégia.

Esta dinamicidade também facilita a comparação de preços, o que faz com que seja imprescindível para a sobrevivência de uma loja virtual, ter preços competitivos, e para ter preços competitivos é preciso ter custos baixos, além de bons fornecedores.

Neste contexto a escolha de uma boa plataforma de pagamento online é muito importante para a sobrevivência da loja virtual, pois a mesma vai influenciar diretamente no seu preço de venda. Recentemente fazendo um estudo para montar uma pequena loja virtual detectamos inicialmente o seguinte:


  • Custos com sistema de pagamento online – 9% (custo geral: recebimento com 14 dias);
  • Custos com impostos – 24% (Simples nacional + Substituição tributária);
  • Custos fixos % – 5%.

Claro que cada negócio tem diferentes custos, estes números são apenas para esboçar a necessidade de ter uma análise deste item no seu plano de negócios.

Enquanto que em um negócio “físico” o grande vilão pode ser o custo fixo em uma pequena loja virtual pode ser diferente.

O “empresário virtual” pode optar por ter um sistema de pagamento online diretamente com as empresas operadoras de cartão de crédito, através de uma instituição bancária, ou terceirizá-lo.

Nesta decisão é preciso avaliar os detalhes do negócio, conhecer a previsão de vendas, risco, custos financeiros e até mesmo capital de giro da empresa.

700 Ideias de Negócios


Dentre as opções para terceirização de pagamento online disponíveis no mercado nacional, as mais conhecidas e por mim testadas são Pagamento digital e Pagseguro.

Em ambos o lojista faz a venda, à vista ou parcelado, e recebe em 14 dias após a confirmação do pagamento.

Outro ponto positivo de terceirizar o sistema de pagamento online é que estas empresas (Pagseguro e Pagamento digital) já têm credibilidade no mercado o que facilita na decisão do cliente em comprar na sua loja virtual.

Comprando pelo Pagseguro ou Pagamento digital o cliente sabe que seus dados estarão em ambiente seguro e que caso não receba a mercadoria em 14 dias poderá fazer o bloqueio do pagamento.

Enfim, uma das grandes dificuldades enfrentada por uma nova loja virtual é a credibilidade, que é resolvida em grande parte por um sistema de pagamento online conhecido.

Em resumo, terceirizando seu sistema de pagamento online você ganha em custos, agilidade, menor capital de giro, devido a receber o valor integral em 14 dias (+3 dias para compensação bancária) e resolve um ponto essencial para o sucesso de uma loja virtual: a credibilidade!

Boa sorte!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorÉ Melhor Comprar Uma Franquia ou Começar Uma Marca Nova?
Próximo artigoSistema Para Loja Virtual
Administrador de Empresas pela Universidade Estadual de Goiás, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, atuou na Algar Telecom, SEBRAE e vários pequenos negócios, aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Também criou o Kit Como Abrir Um Negócio, o qual já contribuiu com mais de 8 mil empreendedores em vários países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here