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O projeto político pedagógico é um projeto que tem como produto final o trabalho coletivo, pois busca metas comuns sobre a realidade escolar.
O projeto deve traduzir as mudanças necessárias no âmbito da escola, trabalhando utopias para que haja mudanças. O que está incluído, portanto, em um projeto pedagógico são todas as atividades escolares, pedagógicas, culturais e outras.
A denominação Político Pedagógico advém da junção de duas dimensões que não se separam, pois a gestão escolar pressupõe o envolvimento e participação conjunta e democrática de todos os envolvidos na dinâmica educacional.
Entre as metas mais difundidas do projeto pedagógico estão as de tornar a escola mais democrática, alinhando-se aos objetivos da comunidade sobre o que faz uma escola ideal.
Acreditando-se que a democratização na escola influencia a democratização do sistema político e social do país. Ideal para pais, professores, alunos e funcionários.
Portanto, o projeto político pedagógico deve ser uma iniciativa que tenha como motivação prestar uma educação de qualidade, que contribua para a formação de homens e mulheres.
É também um trabalho do projeto pedagógico estudar a sociedade em que a escola está inserida.
Outra meta difundida e que se torna o objeto principal do projeto pedagógico é melhoria da qualidade do ensino. E para melhoria do ensino, tem-se como importância fundamental, a própria mudança nos princípios que regem a educação.
Para ser elaborado, um projeto pedagógico deve levar em consideração questões metodológicas e pedagógicas.
Dentre as questões pedagógicas mais influentes e polêmicas está a discussão da Lei de Diretrizes e bases de 1996.
A diretriz propõe que a escola deve organizar e planejar suas ações políticas e pedagógicas com uma gestão participativa em todos os setores da escola: técnicos e administrativos, professores, alunos em um processo que seja dinâmico e aberto.
Portanto, o documento de projeto pedagógico não deve ser somente aquele que visa o cumprimento de uma obrigação burocrática. Ao se elaborar um projeto político pedagógico deve-se então pensar na revitalização da escola.
Dentre as questões a serem respondidas pelas escolas estão:
– Que relevância social terá o projeto político pedagógico para a escola?
– Quais as principais dificuldades encontradas na elaboração de um projeto político pedagógico?
– Qual a importância para a escola e comunidade?
O projeto político pedagógico representa a autonomia da escola para formular e executar a proposta de trabalho com proposta de um ensino melhor.
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O projeto pedagógico é, portanto, um documento com reconhecimento jurídico e que deve nortear todas as atividades desenvolvidas pela escola, de forma a solucionar problemas com a aprendizagem e direção geral das atividades escolares.
Em primeiro nível, o projeto pedagógico deve ter como principal enfoque o educando, suas dificuldades, sua base social, aprendizado e peculiaridades de aprendizagem.
O projeto político pedagógico deve nortear todas as perspectivas da área educação: melhoria didática, mudanças no currículo, priorização da qualificação, capacitação profissional e educação continuada do corpo docente. Ou seja, todas as ações voltadas para um ensino de qualidade.
Ele deve também orientar e criar meios pelo qual a escola se desenvolva de forma mais democrática e participativa, promovendo a cidadania na comunidade.
O planejamento pedagógico deve ser um projeto com desenvolvimento contínuo e envolvimento de todos: pais, professores, alunos, funcionários e composição técnico-administrativa da empresa.
O projeto deve, portanto, enunciar o compromisso em envolver a escola e executar as propostas. Com isso, podemos dizer o ele é um instrumento que visa chegar a resultados e por isso, a elaboração do PPP deve:
O processo de projeto pedagógico exige planejamento de forma geral antes de qualquer ação.
A elaboração do projeto político pedagógico deve estar de acordo com as Leis: 9394/96; 11.274/06, que é o Estatuto da Criança e Adolescente.
E ainda as Leis de Diretrizes e bases da educação infantil voltada para crianças de até 9 anos de idade e Diretrizes voltadas para o EJA – Educação de Jovens e Adultos.
E Diretrizes municipais para a educação de Afrodescendentes e educação voltada para o meio ambiente.
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Isso foi de muita importancia para mim, tenho uma escola e estou tentando legalizar e vcs foram de grande ajuda. Obrigada!
achei superinteressante pois ha interesses e interessados
Achei muito interessante, pois sou policial militar e estou inserido em um projeto da PMPE denominado patrulha escolar.
Tenho interesse no assunto e desejo mais informações sobre o tema.