Indicadores de desempenho: O que é, como usar e quais os principais

Os indicadores de desempenho são utilizados para avaliar e medir o desempenho da empresa, desde a sua saúde financeira, eficiências das estratégias adotadas até a satisfação do cliente.

Indicadores de desempenho: O que é, como usar e quais
Os indicadores de desempenho são utilizados para captar informações e facilitar a análise de decisões por parte do gestor

Os indicadores ou também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator) podem ser utilizados entre a sua empresa e o concorrente, obtendo-se uma análise apurada de desempenho dos setores, além de, é claro, permitir que você avalie os setores da sua empresa com melhor e pior desempenho.

Quer conhecer mais sobre os indicadores de desempenho? Confira:

O que são os indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são métricas utilizadas para avaliar o desempenho de determinada atividade, setor ou até mesmo comparar datas e desempenhos com o intuito de descobrir problemas e soluções.

Hoje, além dos dados (números) fornecidos pelos indicadores de desempenho é possível encontrar sistemas gráficos e bastante intuitivos, os quais permitem a obtenção de informações relevantes rapidamente.

Através das métricas o gestor pode tomar decisões mais assertivas, rápidas e ao mesmo tempo mensurá-las de forma concreta em pouco tempo.

Tipos de Indicadores de Desempenho: Processo e Estratégia

É importante diferenciar os dois tipos de indicadores de desempenho: processo e estratégia.

  • Indicadores de estratégia: tem o objetivo de analisar e verificar se as metas traçadas estão sendo atingidas pela direção, é os chamados objetivos estratégicos. Para isso, utiliza-se como indicador o Balanced ScoreCard
  • Indicadores de processos: o foco dos indicadores de processos é na avaliação/análise de como a tarefa está sendo executada, mensurando o desempenho e resultados. Este indicador é mensurável por meios de dados e índices, normalmente números, facilitando a tomada de decisões e reajustes.

Agora, entenda como utilizar os indicadores de desempenho.

3 Dicas de como usar os indicadores de desempenho

Existem diversas opções de indicadores de desempenho, mas como utilizá-los corretamente? Por isso, criamos 3 dicas para maximizar o seu resultado e eficiência.

  1. Tenha bem definido o objetivo

A falta de objetivo específico impede a utilização dos indicadores de desempenho corretos. Veja, são dezenas de indicadores que podem ser utilizados, a questão é, quais devem ser levados em consideração?

Para isso é necessário saber exatamente o que deseja descobrir. Está em busca de uma falha em seu sistema de faturamento? Indicadores de lucratividade e rentabilidade podem ser as opções corretas.

Já quando a avaliação é referente aos clientes, por exemplo, indicadores de qualidade e valor são boas opções.

  1. Indicadores de desempenho se contradizem: Escolha os importantes

Antes de começar a analisar todos os indicadores de desempenho de uma só vez, faça uma seleção das opções. O ideal é trabalhar com 2 a 3 indicadores para cada objetivo específico, não mais que isso.

Vai dar lucro?

Focar em muitos indicadores de desempenho podem comprometer a análise e impedir de tomar uma decisão, trazendo contradições de informações.

  1. Faça uma dupla análise

Ótimo, já decidiu os indicadores que irá utilizar, mas decisões importantes exigem cautela. Para garantir o maior número de acertos nas decisões, faça uma dupla análise.

Por exemplo, você escolheu 2 indicadores de desempenho para avaliar a qualidade na prestação dos serviços e chegou a conclusão por X mudança.

Agora, com outros 2 indicadores semelhantes, que avaliem de forma mais específica aquele processo, faça novamente a análise e verifique a assertividade.

Caso haja divergência, é o momento de tomar cuidado e ter calma para fazer mudanças.

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10 tipos indicadores de Desempenho de Processos

Indicadores de desempenho: O que é, como usar e quais
Conheça os 10 principais tipos de indicadores de processos utilizados por empresas

Separamos uma relação com os 10 tipos de indicadores de desempenho mais utilizados para análises em gestão empresarial:

    • Indicadores de Eficácia;
    • Indicadores de Eficiência;
    • Indicadores de Capacidade: Traz a relação de quantidade que se pode produzir x tempo de produção;
    • Indicadores de Rentabilidade: É a relação entre o lucro (percentual) e o investimento realizado pela empresa;
    • Indicadores de Competitividade: É a relação de dados entre a empresa e a concorrência. Um exemplo específico de indicador que pode ser utilizado na categoria Competitividade é o Market Share;
    • Indicadores de Lucratividade: É o percentual de lucro x vendas totais;
    • Indicadores de Qualidade: Refere-se aos produtos com defeitos ou inconformidades. Para isso, leva em consideração os produtos produzidos x saídas adequadas;
    • Indicadores de Efetividade; É a união do indicador de eficácia e eficiência;
    • Indicadores de Valor: Leva em consideração o valor percebido do produto (ao receber, cliente) e o valor gasto para recebê-lo;
  • Indicadores de Produtividade: É a relação de trabalho x recursos gastos para a obtenção do mesmo resultado. Normalmente utilizado para avaliar funcionários e colaboradores.

É importante diferenciar os indicadores de Eficácia e de Eficiência, os quais costumam deixar dúvidas e serem confundidos por quem está iniciando a utilização.

Vai dar lucro?

Os indicadores de eficácia dizem respeito aos resultados obtidos x resultados pretendidos. Já os indicadores de eficiência levam em consideração os resultados obtidos x recursos empregados.

Termos importantes utilizados em indicadores de desempenho

Ao trabalhar com indicadores de desempenho de processos 3 terminologias precisam ser conhecidas:

  • Índices: são os números que retratam o desempenho obtido em um determinado processo, ou seja, é o que você irá analisar se foi positivo ou negativo;
  • Metas: é o valor almejado ou que deve ser “retratado” pelos indicadores para demonstrar o sucesso do processo/etapa;
  • Tolerância: o limite de tolerância é um “percentual aceitável” ao não atingir a meta, avaliando-se também a gravidade através dele.

Por que a sua empresa deve utilizar os indicadores de desempenho de processos

Os indicadores são utilizados basicamente para monitorar e coletar informações de processos/etapas realizadas em uma empresa e, com estas informações, permitem aos gestores estudar com cuidado e tomar as decisões corretas, baseadas em dados concretos.

Uma empresa, ao utilizar os indicadores, consegue obter ótimas vantagens:

Vantagens de utilizar os indicadores de desempenho no seu negócio

Indicadores de desempenho: O que é, como usar e quaisComo vantagens dos indicadores de desempenho podemos destacar:

    • Aumento de assertividade nas decisões;
    • Busca e armazenamento de informações relevantes quanto aos processos;
    • Diminuição de tempo gasto na gestão e analise de processos;
  • Facilidade de encontrar falhas e melhorias em setores isolados;

O que acha de utilizar agora mesmo os indicadores de desempenho no seu negócio? Comente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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