Seu Negócio Lucrativo [FERRAMENTA]
Descubra e controle o INVESTIMENTO, reserve o Capital de Giro, ajuste os números e LUCRE MAIS com um negócio previsível. Quero baixar →
O recém-empresário pode investir em uma máquina para fazer crepes em palitos, que é uma ideia simples, mas deve lembrar que vender os crepes, comprar a matéria-prima, estabelecer um preço exige escolher uma localização, divulgar o produto e todos esses procedimentos já são considerados uma atividade empresarial.
Digamos que o empresário deseje ampliar e oferecer produtos que acompanhe o crepe e talvez mais tarde montar uma lanchonete.
Todo esse processo prova que até mesmo os pequenos negócios exigem gestão, planejamento e se estão dando lucro, os empresários já planejam crescer no ramo, caso contrário é apenas um negócio temporário.
Para iniciar um pequeno negócio existem desafios quanto a concorrência com grandes e solidificadas empresas e ainda desafios quanto a finanças e Marketing.
Diante dos desafios de mercado, desafios de demanda, nicho de mercado e estratégias de vendas, posicionamento e segmentação de mercado, o que muitos empresários esquecem é que os desafios são os mesmos para pequenas e grandes empresas.
Sendo que as empresas que desenvolvem pequenos negócios enfrentam obstáculos que são mais difíceis de ser transpostos do que para uma grande empresa.
Alguns desses desafios são:
Conquistar um nicho de mercado e segmentá-lo com seus produtos e serviços é um trabalho árduo, exige dedicação, pesquisa de mercado para descobrir qual o público-alvo e como segmentar produtos/serviços oferecidos e ainda ampliar o nicho de mercado.
Posicionar o mercado é apenas o primeiro passo para iniciar um pequeno negócio com eficiente proposta de valor.
Posicionamento de mercado está intrinsicamente ligado ao produto/serviço escolhido para o mercado alvo e ainda escolher a localização ideal em que o pequeno negócio possa ser visualizado pelo seu público-alvo.
Por vezes, produtos/serviços são oferecidos por pequenos negócios sem muito sucesso. Isto ocorre porque estão concorrendo com produtos errados para um público que se volta para outros estabelecimentos.
É o caso, por exemplo, de armarinhos que pretendem vender brinquedos, sabendo que os brinquedos têm vendas em lojas de brinquedos.
Existem aí dois erros mercadológicos: competir com o produto errado oferecendo para o público-alvo das lojas de brinquedos. Outro erro é que foi tirado o foco do estabelecimento que foi criado para vender objetos pequenos e úteis para o dia a dia.
Oferecer o produto certo para o público certo é o primeiro desafio para um pequeno negócio, por isso é preciso cautela antes de abrir um leque de opções em produtos.
Para iniciar um pequeno negócio e obter sucesso é necessário começar com uma estrutura que seja acessível e viável para o empresário.
Por exemplo, inicie uma camisaria porque tem possibilidade de contar com um fornecedor que forneça a matéria-prima com boas condições de preço e pagamento e porque já conta com maquinário para fabricar as primeiras peças. Comece pequeno, investindo o que for viável e depois cresça, essa é a fórmula.
Iniciar um pequeno negócio oferecendo um produto/serviço de uma empresa maior e já estabelecida é um desafio, pois as economias de escalas não são as mesmas, os custos são maiores para os pequenos e, no entanto estão no mesmo mercado, disputando o mesmo público-alvo.
Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!
Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.
Portanto, para driblar todos os obstáculos é preciso usar a criatividade para produzir e vender de forma que obtenha qualidade, não aumente custos e ainda encante o cliente.
Todos esses fatores comprovam o fato de que novos e pequenos negócios costumam ser mais criativos que os outros.
O marketing para pequenos negócios deve ser mais intenso, pois existe o desafio de tornar a marca conhecida, solidificada e vista.
Então todos os esforços são necessários nas campanhas de marketing, divulgação em mais de um meio de comunicação e mais uma vez valerá a criatividade para tornar a marca atraente aos consumidores.
Na divulgação de produtos/serviços a empresa pode errar, para isso estabeleça uma pesquisa eficaz que descubra qual canal de marketing está sendo mais eficiente.
Outro fator do mix de Marketing importantíssimo é o preço. Estabelecer um preço é um fator sempre difícil para o pequeno empresário.
É necessário compreender que não basta calcular custo ou seguir uma média do mercado, claro que essas iniciativas são válidas, mas é mais complexo que isso.
Por exemplo, se um produto/serviço é altamente personalizado, por este mesmo motivo o preço deve considerar os custos e o Know How de customização.
Então para não errar na divulgação, nos preços e nos outros fatores do mix de marketing, analise quais as propostas de valor oferecidas pela empresa e como estas propostas chegarão até os clientes de forma mais eficiente, clara e atrativa.
Busque parceria: é mais difícil crescer sozinhos. Essa máxima também vale para o mundo dos negócios.
Busque se associar e aprender de empresas parceiras, troque ideias, busque informações e não deixe de se capacitar.
Parcerias é um assunto complexo no mundo dos negócios, pois representam um fator crítico de sucesso. Parcerias podem ser estratégicas.
As parcerias são estratégicas e envolvem vários fatores empresariais como negociação com fornecedores, uso de processos e tecnologias e outros fatores que são crucias para o sucesso de um negócio.
Então estabeleça parcerias com associações do mesmo ramo, com cooperativas, com APLS (Arranjos Produtivos locais) e outros.
A gestão de um pequeno negócio exige especial tratamento a assuntos que são FCS (Fatores Críticos de Sucesso) para esses empreendimentos.
Os pequenos negócios são sensíveis a gestão financeira e exigem investimento inicial, capital de giro. Geralmente, todos esses investimentos significam um risco financeiro para o pequeno empresário, portanto é crucial buscar financiamentos para o negócio em instituições que cobram juros em conta.
O importante na gestão de pequenos negócios é que a empresa inicie suas atividades sem comprometer o orçamento dos sócios e ao mesmo tempo evitando endividamento e total dependência de capital de terceiros.
Portanto, é necessário gerir com eficiência custos, estoques, capital de giro e ainda ter folego para investir em crescimento.
Para vencer e competir em um ramo composto por fortes concorrentes, sendo um pequeno empresário, nada melhor que vencer a concorrência, fidelizar clientes com um produto/serviço personalizado que constitui vantagem competitiva para as pequenas empresas e também oferecendo produtos/serviços de qualidade e com diferenciação criativa que encante os clientes.
E sem esquecer um dos mais importantes fatores de sucesso para pequenos negócios: bom atendimento, atendimento cordial, eficiente e que alcance o objetivo do cliente e da empresa.
Muitos pequenos negócios começam a partir de uma ideia inovadora que se torna uma oportunidade de negócio viável.
Muitos investidores estão à procura desses novos, pequenos e inovadores negócios, mas para investirem em uma ideia inovadora, os empresários devem provar que a ideia terá possibilidade de se tornar uma oportunidade rentável com modelo de negócio próprio e, portanto se tornar uma empresa de sucesso.
Para provar a viabilidade do negócio, nada melhor que elaborar um Plano de Negócios eficiente e que consiga vender a ideia como um negócio promissor.
Para ter sucesso em um pequeno negócio é preciso saber utilizar mecanismos que estão no mercado e foram criados especialmente para pequenos negócios.
Geralmente, pequenos negócios contam com uma equipe pequena de funcionários, isso quando não é formada por uma só pessoa, então o desafio é fazer mais com pouco.
Ou seja, dar atenção a vários clientes e estabelecer um marketing de relacionamento eficiente usando ferramentas úteis para pequenos negócios, como e-mail automático de retorno para clientes, gerenciamento de agenda online, assistentes virtuais que precisam estar presencialmente na empresa e outras ferramentas voltadas para pequenos negócios.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
Ver Comentários
eu tenho um pet quero agregar brinquedos vc acha q e uma boa ideia
Nossa muito bom este site. estou encantada com as informações postadas sobre abertura de negócios.VALEU...
Clea Beatriz
ESTOU ABRINDO LOJA DE DOCINHOS,SALGADOS, TROTAS E BOLOS, O LOCAL É PROXIMO AO BRADESCO,AOS DOIS MAIORES RESTAURANTES DA CIDADE E FICA EM FRENTE A PRAÇA PRINCIPAL DA CIDADE ONDE TEM A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS DA CIDADE ,QUERO SUA OPINIÃO P/O SUCESSO DA LOJA!!!!!!
Adirei todas as dicas do site relacionadas à negócio. Simplicidade, transparência e honestidade, parabéns.
um dos melhores site que ja li em toda minha pesquisa sobre empreender vocês realmente são muito bons um abraço e fiquem com deus!!!!!
Onde eu moro tem muita construção e estou pensando em montar uma lanchonete seria uma otima ideia se alguem me desse uma opinião.
ótima ideia sim,pois seu bairro esta se expandindo ,dessas construções em breve terão moradores e futuros clientes,boa sorte!
Moro próximo a vários colégios, alguns particulares, outros estaduais, gostaria de saber como desenvolveria o trabalho de encadernação e se esse serviço poderia ser divulgado em minha residência.