7 Dicas de Como Administrar o Tempo que Funcionam para TODOS

Como Administrar o TempoVocê está com dificuldades em administrar seu tempo? O trabalho não rende, as coisas da casa não são terminadas, não sobra tempo para seu lazer ou até mesmo cuidar dos filhos? Já pensou se o problema é a falta de tempo ou questão de organizá-lo?

A verdade é que grande parte das pessoas sofrem com isso, por isso, resolvemos ensinar para você como administrar o tempo para conseguir fazer tudo que precisa e ainda ter uma folguinha! Vamos lá?

A busca por administrar o tempo corretamente é tão comum e séria que existem inúmeras pessoas que fazem avaliação psicológica para se ajudar nessa difícil tarefa. Talvez, para você, aparente ser algo fácil, mas acredite, quando é a hora do “para valer” as coisas dificultam.

Por isso, vamos ensinar a vocês um “passo a passo”, desde planejamento de rotinas de trabalho até para a vida pessoal que fará você ter tempo sobrando. Mas prepare-se para mudanças e, caso tenha dificuldades em aceitá-las, pode conferir nosso texto sobre como lidar com mudanças.

Administrar o Tempo – Construção da Rotina

O primeiro aspecto a se analisar quando estamos procurando como administrar o tempo é montar uma rotina específica e que seja seguida à risca, pelo menos nos primeiros meses.

Para montar a rotina e administrar o tempo, anote em um papel as tarefas diárias que precisa fazer (as fixas), que precisam ser feitas todos os dias. Estime um período de tempo que gastará para realizar cada tarefa e anote no seu planejamento de rotina.

Preze por dormir e acordar em horários adequados, que permitam você descansar, porque não adianta administrar o tempo estando cansado de forma que as tarefas não rendam.

Com certeza você perceberá que na construção da sua rotina, é possível administrar o tempo de forma que consiga fazer exatamente tudo e um pouco mais, mas na prática, perceberá que não é tão simples, é preciso muita motivação e até mesmo recorrer para técnicas de coaching.

Para administrar o tempo é interessante manter alguns períodos do seu dia de folga, ou seja, para fazer algo que lhe agrade.

Concentração Ajuda a Administrar o Tempo

Para administrar o tempo a concentração é uma arma incrível para gestão do tempo, isso porque permite você realizar as tarefas de forma mais rápida, concisa, correta e organizada.

Acredite, vale mais a pena trabalhar 30 minutos concentrado do que 3 horas de forma dispersa, fazendo outras coisas. Caso tenha alguma dúvida, tire a prova, tente fazer algo de forma concentrada e depois sem se concentrar, verifique o tempo que leva.

Hora do Trabalho é Hora do Trabalho

Parece até coisa dos “pais” falarem para os filhos, mas é verdade, quando chegou a hora do trabalho foque nisso, esqueça problemas, família, amigos ou até mesmo a atividade que irá realizar depois. Lembre-se, você precisa se concentrar.

Caso você trabalhe em uma área de administração de equipes é ainda pior, porque além de ter de estar concentrado no que está fazendo em seu trabalho, é preciso monitorar todos os demais.

Vai dar lucro?

Domine-se Para Administrar o Tempo

É realmente muito difícil conseguir fazer as coisas conforme a rotina que você estabeleceu! Sabe por que? Simples, porque são tarefas chatas e desanimadoras, que exigem que você pense e faça algo que não gosta.

Você precisa conseguir dominar a si mesmo para recém conseguir administrar o tempo, porque senão chegará no momento de fazer X tarefa do seu cronograma e não irá fazer.

Isso é o fator principal que impede as pessoas de conseguirem administrar o tempo de forma satisfatória e correta.

Uma boa forma de melhorar  o seu domínio sobre si mesmo para administrar o tempo é através de exercícios básicos como, por exemplo, toda vez que pensar em não fazer algo, FAÇA, teste-se!

Para Administrar o Tempo Evite se Sobrecarregar

Fazer as tarefas desagradáveis já é ruim, imagine de forma sobrecarregada e com tudo atrasado? É ainda pior!

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

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Além disso, quando somos “obrigados” a fazer várias coisas ao mesmo tempo, nosso cérebro e movimentos acabam ficando atrapalhados, tornando ainda mais lenta a execução das tarefas.

Quantas vezes você já falou para si mesmo: logo agora que estou com pressa demoro mais!

Vai dar lucro?

É bem assim que funciona, então, tente não se sobrecarregar e, caso isso aconteça, tenha paciência e calma para fazer cada coisa no seu tempo.

Termine Tudo Que Começar

Para administrar o tempo, terminar o que começar é tão importante quanto começar. Parece estranho? Mas o significado é muito importante.

Você já conheceu aquelas pessoas que iniciam tudo, mas nunca terminam? Já percebeu como as tarefas delas não andam e nunca tem tempo para nada? Quer ter certeza que alguém não vai ter tempo para fazer algo é só dar para quem começa e nunca termina.

Além disso, sempre que você começa algo e não termina, no outro dia você estará sobrecarregado e isso se tornará uma “bola de neve”. Então, cuidado!!!

Quer saber mais de rotinas? Veja nosso texto sobre rotinas administrativas.

Reavalie o Que Fez no Final do Dia

Autoanalise e reavaliação são pontos muito fortes no desenvolvimento pessoal, mas não é só isso, ela permite você a melhorar o que você já está fazendo bem feito e corrigir o que não fez para a próxima vez.

Fechar os olhos e fingir que tudo ocorreu perfeitamente quando não cumpriu a sua rotina de forma satisfatória sem qualquer “peso na consciência” é a ruína para quem deseja aprender como administrar o tempo.

Antes de dormir, sente-se na mesa, reavalie seu dia, como fez as tarefas, se conseguiu fazer todas, poderia ter sido melhor ou não, em que momento foi desleixado e preguiçoso e por ai vai.

Pronto Para Administrar Seu Tempo Melhor?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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