6 Vantagens da tecnologia em um negócio: Por que você deve adotar agora mesmo?




A tecnologia pode ser o diferencial competitivo que faltava para o seu negócio, podendo ser considerada um diferencial competitivo e, no mínimo, uma desvantagem se os seus concorrentes utilizam.

6 Vantagens da tecnologia em um negócio: Por que você deve adotar agora mesmo?Para empresas que possuem dúvidas sobre as vantagens da tecnologia criamos este conteúdo focado em dois aspectos: por que você deve adotar a tecnologia no seu negócio e quais as vantagens, inclusive, trazendo dicas para implementar e como fazer. Confira!

Por que a empresa deve aproveitar as vantagens da tecnologia?

Pense em uma empresa bem desenvolvida tecnologicamente e como ela repercute frente aos seus olhos ao comparar com outras não tão avançadas? Imagine casos práticos, de negócios na sua região. Somente com isso é possível perceber o alto diferencial competitivo. Iremos mais longe.

Hoje, cerca de 90% das pessoas utilizam a tecnologia para comprar, seja a internet para comparação de preços, acesso de informações em redes sociais e etc, ou utilizando-se do sinal de internet da empresa para enviar fotos do produto para influenciadores de opinião (cônjuge, pais, amigos, entre outros), assim, investir na tecnologia irá mudar a perspectiva e visão dos seus clientes.

Dias atrás, deparei-me com 2 estabelecimentos físicos, ambos ofereciam comida e, honestamente, dentro do mesmo padrão de qualidade e variedade, contudo, um deles estava com 4x mais público. Cismado com tal fato, passei a observar o motivo e até mesmo conversar com as pessoas para saber o porquê da preferência. A resposta foi simples: aqui tem sinal de wi-fi/internet bom.

Entre amigos e degustando da comida, tiravam diversas fotos e publicavam imediatamente em redes sociais, e sabe o que mais? Cada vez novos amigos chegavam a mesa.

O fato é que a tecnologia, por muitas vezes simples e passando despercebida aos olhos dos empresários, está causando mudança no comportamento e preferência dos consumidores, e você pode estar errado.

Outro fator que torna a tecnologia vantajosa é o custo. Hoje, fazer uso de projetores (locados), sinal wi-fi, promoções de compartilhamento e marcações de amigos, todas estas tecnologias são de baixo custo e altamente efetivas.

700 Ideias de Negócios

E quando falo em tecnologia, não se trata apenas da internet em si, e sim de todos os recursos tecnológicos, inclusive um software de gestão empresarial, por exemplo, o qual poderá otimizar o desempenho da empresa e trazer bons resultados.

6 Vantagens da tecnologia para um negócio

6 Vantagens da tecnologia em um negócio: Por que você deve adotar agora mesmo?Para demonstrar quão vantajosa é a tecnologia em um negócio selecionamos aqui no Portal Novo Negócio as 6 vantagens principais observadas em uma empresa, veja:

Organização, eficiência e produtividade

O uso da tecnologia em um negócio aumenta a organização dos setores, entre setores e até mesmo funcionários. Processos que antes exigiam alta burocracia são simplificados, obtendo-se maior eficiência e, acima de tudo, produtividade.

Seus colaboradores podem obter um aumento de produtividade superior a 30% com a utilização de recursos básicos de tecnologia, como é o caso de um ERP (software de gestão).

Diferencial competitivo

O que acha de a sua empresa se destacar das concorrentes? O diferencial competitivo é tudo aquilo que a sua empresa possui além do “padrão”, é a famosa impressão única da marca.




Utilizar-se da tecnologia pode ser a forma mais barata e fácil de criar um diferencial competitivo, seja voltada para aumentar a eficiência ou bom atendimento ao cliente, ou apenas para reduzir os prazos de entrega e processos.

Marketing de relacionamento

Sem sombra de dúvidas, no tocante a tecnologia a utilização da internet é o marco principal. Como forma de relacionamento com o cliente, o empresário pode implementar canais interativos de conversa e adequar promoções utilizando as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras.

O alcance do marketing de relacionamento utilizando das mídias sociais é incrível e com certeza terá um custo 10x menor do que investir em mídias televisivas, outdoors, jornais, revistas e etc.

Redução de custos

Os custos da empresa estão elevados e você não sabe como diminuí-los? Utilize a tecnologia ao seu favor. Com o aumento da produtividade e redução do trabalho redobrado, conseguirá diminuir a quantidade de funcionários e até mesmo aumentar os lucros.

Claro, para isso é preciso encontrar as opções certas de softwares e tecnologias, sendo primordial uma análise dos setores da empresa que estão gerando custo exacerbado e que realmente podem ser melhorados através da tecnologia.


Lembre-se ainda que existe empresas especializadas em fornecer soluções tecnológicas sob medida para cada negócio, criando softwares e implementando soluções. Mas cuidado, os custos para desenvolver tecnologias específicas podem ser altos.

Dinamismo e impressão de personalidade própria da marca

São centenas de opções tecnológicas para auxiliar na criação de personalidade própria da marca, imprimindo características únicas e que podem tornar a marca exclusiva aos olhos dos consumidores, dando preferência a ela.

Também, com a tecnologia, criar canais de comunicação e aumentar o dinamismo, seja interno (na empresa pelos funcionários) ou externo (clientes e empresa), é possível, conseguindo-se resultados impressionantes.

Baixo investimento

Por fim, não podemos deixar de destacar a vantagem da tecnologia para negócios número 1, o baixo investimento.

Hoje, com as diversas soluções e empresas disputando espaço no mercado, tem-se um preço realmente acessível e que pode ser suportado tanto por micro empresas quanto por empresas de grande porte.

O que a sua empresa tem de fazer é analisar quais serão as tecnologias utilizadas, lembre-se, dependendo o caso, um simples sinal de internet disponível para o público pode fazer toda a diferença, e custa pouco.

Como implementar: 5 passos para adotar a tecnologia corretamente em um negócio

Aplicar, implementar, colocar em prática as tecnologias pode ser mais difícil do que parece, ainda mais se depender de terceiros ou empresas para que isso ocorra. Por isso, de forma simples, trouxemos alguns passos que irão ajuda-lo a utilizar a tecnologia no seu negócio de forma efetiva.

Passo 1: Estude o seu negócio e encontre as tecnologias

Inicie por um estudo aprofundado do seu negócio, encontrando as falhas e as maneiras que a tecnologia pode auxiliar.

Montar uma lista pode ser uma boa dica, para deixar organizada, faça no excel.

Passo 2: Procure orçamentos

Já sabendo as tecnologias necessárias é o momento de buscar orçamentos. Dê preferência não apenas por preço, mas também utilidades extras da tecnologia, atendimento, prazo de fidelidade e manutenção.

Passo 3: Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico corresponde a um plano em que você irá elencar tudo que será realizado, inclusive com cronograma, responsável por cada tarefa, objetivos, tempo para se concretizar as metas e etc.

É importante compartilhar o planejamento com todos os colaboradores, deixando-os bem à vontade para dar sugestões. Afinal, todos os colaboradores da empresa precisarão trabalhar aliados à tecnologia para obter os resultados almejados.

Passo 4: Mão na massa

Agora é o momento de colocar as tecnologias em ação, instalando-as e passando a utilizar. É comum encontrar dificuldades no período de adaptação, por isso, peça para a empresa responsável pela venda dos recursos tecnológicos realizar uma palestra ou curso para os funcionários.

Passo 5: Procure por erros e melhorias

Muitos empreendedores erram neste aspecto, colhendo os bons resultados das vantagens da tecnologia e deixando de aprimorar.

Esteja sempre em busca de erros e melhorias na sua empresa, implementando novas tecnologias ou tornando as já existentes mais efetivas, isso manterá seu negócio sempre à frente dos concorrentes.

O que acha das vantagens da tecnologia para o seu negócio? Comente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here