Como Importar Roupas: Guia Completo e Dicas

Quer aprender como importar roupas? É muito importante ter cuidado na hora de realizar a importação de roupas para que não perca o seu dinheiro, por isso, buscar conhecer mais sobre o assunto pode diminuir as chances de prejuízos ao trabalhar com revenda de roupas importadas.

O preço das roupas no exterior é bem menor do que no brasil, isso se deve ao fato de que a mão de obra de países como a china é mais barata, ou, no caso dos EUA, o imposto se torna mais atraente.

Esses países tem se destacado cada vez mais no baixo preço de suas mercadorias e menor carga tributária, deixando a margem de lucro na importação de produtos superior a 300%.

Como Importar Roupas
Aprenda sobre como importar roupas, impostos, melhores sites e dicas para revender com bons lucros no Brasil e evitar problemas com fornecedores.

Neste conteúdo aprenda mais sobre como importar roupas, margem de lucro, tributação, produtos originais e como prosseguir caso não receba seu produto, estas dicas lhe serão úteis para que importe produtos do exterior para uso próprio e também para que inicie seu próprio negócio lucrativo.

Como importar roupas: originais x falsificadas

A busca por produtos importados sempre leva a uma dúvida, este produto é original?

É necessário tomar cuidado na hora de escolher as empresas para realizar o seu investimento, não compre roupas que podem ser de qualidade duvidosa.

É mais seguro importar roupas direto das lojas, pois sua procedência não será duvidosa e a chance de o produto ser falsificado será quase nula, assim, seu investimento estará mais seguro.

Além de perder dinheiro pelo produto ser pirata, a qualidade da mercadoria é mais baixa e pode vir com algum tipo de defeito, tornando quase impossível a venda para recuperar o lucro que foi perdido.

700 Ideias de Negócios

Se perceber que a roupa não está de acordo com o esperado solicite a devolução do seu dinheiro, isto é um direito do comprador e boa parte das empresas respeitam a vontade do seu cliente.

A venda de mercadorias falsificadas é crime, sempre busque se certificar da originalidade dos seus produtos para não contribuir com a venda de produtos ilegais e peça a nota fiscal para comprovar que comprou acreditando ser original, caso tenha problemas.

Procure nos sites oficiais do produto para se certificar de que a mercadoria oferecida é original.

Uma boa dica para ter sucesso com importação de roupas é adquirir uma amostra antes de fazer grandes encomendas, assim poderá verificar se o produto é original e de boa qualidade antes de investir um capital maior no produto.

Vale lembrar, sites de vendas internacionais como o Aliexpress, Wish e Ebay reúnem milhares de vendedores, particulares e empresas, por isso não é possível garantir a originalidade e responsabilidade dos vendedores, devendo ser observada a reputação particular e os detalhes em cada caso.

Melhores países para importar roupas

O mercado de importação de roupas é muito rico em opções, mas não são todos os países que exportam roupas de qualidade, e alguns dos que fazem essa exportação não possuem a modalidade de entrega para o Brasil. Dentre os melhores países para a importação de produtos estão:

  • China: São muitas as vantagens de importar roupas da china, como o frete grátis, que pode ser um grande diferencial na hora de calcular o preço em relação a outros países. É necessário que preste muita atenção na hora de comprar produtos da China, pois uma roupa original não vai custar 4 dólares, tome cuidado para não ser enganado.
  • EUA: Comprar roupas das grifes dos EUA é muito vantajoso, pois o preço do produto não é tão alto, já que a taxa tributária e os juros são baixos em relação ao Brasil. O único problema é que muitas das grifes de lá não fazem o envio para o Brasil, então será preciso realizar a compra do produto por terceiros ou usar o Shippitu.
  • Peru: Tem muitas pessoas adquirindo mercadorias do Peru e os preços estão excelentes e a qualidade é boa. Então comece a analisar a possibilidade de adicionar este país na sua lista de importação.

Principais sites para importar roupas baratas

Encontrar um site seguro e barato para importar suas roupas é complicado no início, muitas pesquisas devem ser feitas antes de depositar sua confiança em qualquer loja online.

O produto desses sites pode até parecer barato, mas você deve ter certeza de sua qualidade antes de mais nada.

A loja deve oferecer, também, um serviço bom de pós-venda, caso haja algum tipo de problema com o produto e precise de ajuda do site, isso é muito útil nos casos de erro no tamanho da roupa, por exemplo. Lembre-se sempre de verificar a política de trocas e devoluções da loja.

Lista de Sites para Importar Roupas Baratas
Melhores opções de sites e lojas para importar roupas da China, EUA e Peru.

Perceba, por se tratar de importação de produtos, os problemas que surgem são, no mínimo, 4x mais difíceis de serem resolvidos, por isso a tamanha importância em encontrar vendedores que realmente se preocupam na satisfação dos seus clientes.

Os sites mais conhecidos para a importação de produtos são:

Procure ficar atento aos comentários sobre o produto que deseja importar, outras pessoas podem qualificar e informar se o produto chegou no prazo, corresponde ao exibido no site, qualidade, etc.

Caso não receba seu produto ou ele não seja como o oferecido no site, denuncie e alerte as pessoas de que o vendedor não é confiável, afinal, ao pagar por uma mercadoria, ela deve estar de acordo com o que fora apresentado.

Tributação na importação de roupas: como funciona

Tributação nada mais é do que a taxa para que o seu produto passe pela fronteira e adentre no Brasil de forma legal, podendo ser utilizado e adquirido.

Esta tributação acontece como forma de barrar a entrada de mercadorias ilegais no país, além de resguardar o mercado local, este que necessita pagar impostos para o Governo.

Qualquer produto comprado de outros países está sujeito a uma taxa tributária que pode variar dependendo do país.

Em alguns casos, o imposto não é aplicado.

Estão livres de tributação as mercadorias que tem um valor menor do que 50 dólares (atendendo a outros requisitos como: modalidade de frete, pessoa para pessoa, e marcada como GIF), e também medicamentos que estiverem com a receita carimbada. Ambas as exceções só valem para pessoas físicas.

Jornais impressos, livros e revistas também são isentos da taxa de imposto. Se os produtos forem encomendados por pessoa jurídica, serão cobrados os impostos, sem exceções.

Valor dos Impostos na Importação de Roupas

O imposto de importação de produtos é igual a 60% do valor total do produto, somando o custo do frete e o ICMS.

Mesmo se o valor da mercadoria for de 10 dólares você estará sujeito a taxa, pois o valor do frete pode ser alto e acabar te prejudicando, tome cuidado na hora de colocar seus valores no papel.

Ou seja, some o valor do produto, frete e a taxa de R$ 15 reais dos Correios implementada em 2018.

O ICMS será cobrado para produtos cujo valor seja a partir de 500 dólares, se o seu produto for de menor valor, não se preocupe, você só pagara a taxa tributaria (imposto sobre importação), EXCETO para os estados do RS, MG e SC.

Os produtos que forem declarados como presentes em regra, não sofrerão incidência do ICMS, mas dependendo do seu valor pode acontecer.

Como Calcular Impostos sobre Importação de Roupas

Cada estado tem o seu valor de ICMS (normalmente de 17%), o Imposto de Importação, por sua vez, sempre será de 60%, e você só pagará a mais se o seu produto possuir um valor maior do que 500 dólares.

Atualmente, os Correios cobram uma taxa de entrega de produtos internacionais de R$ 15 reais, a qual pode ser paga por boleto acessando o site oficial da Agência dos Correios do Brasil.

Por exemplo, supondo que o valor do seu produto é U$ 1000, a taxa tributaria seria de 600$ (60% do valor do produto), o ICMS de 18% ficaria em 351,20$.

Assim, leve em conta todos os valores na hora da compra para saber se realmente a revenda das roupas importadas no Brasil será lucrativa caso incidam impostos.

Você pode usar uma ferramenta online para calcular o ICMS .

Tipos de fretes para importação de roupas

O frete do país de origem até o Brasil pode variar, não apenas quanto ao valor, mas também em suas características, como é o caso do prazo de entrega e possibilidade de rastreamento. Escolha o que você achar mais útil e benéfico para o seu negócio.

Modalidades de fretes na importação de roupas
Tipos e modalidades de fretes na importação de roupas.

Os diferentes tipos de fretes têm os seus prós e contras, preste bastante atenção antes de decidir, por isso, elencamos as principais modalidades de fretes e as suas características:

FOB (Free on board)

É utilizado por diversos sites, a empresa somente é responsável pelo produto até o momento em que ele chega no posto para iniciar o transporte, a agência que realizará o transporte e o frete ficarão sob total responsabilidade do comprador.

O comprador é responsável desde os valores de seguro e frete até a comunicação e contratação da agência que realizará o transporte.

CIF (Cost, Insurance and freight)

Nesta modalidade de frete todos os valores de transporte e seguro já estão incluídos no valor do produto, quando efetuar o pagamento da sua compra, o valor do frete estará incluído na quantia final da mercadoria.

Lembrando que, a empresa somente será responsável até o produto chegar ao Brasil, após passar a fronteira o comprador deve se responsabilizar por qualquer taxa extra que possa aparecer e também pela agência de transporte para que o produto chegue até o endereço informado.

A decisão sobre qual frete utilizar é importante, já que muitas vezes é no valor do frete que estará o seu lucro. Tome cuidado e avalie bem suas opções, isso pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio.

Modalidades de Fretes no EUA

Nos EUA você encontrará normalmente estas 3 modalidades de fretes:

First Class Mail International

É uma das modalidades de frete mais acessíveis e utilizadas, contudo, tem limite de peso de 4 libras.

Poucas de suas encomendas serão tributadas nesse serviço, uma característica negativa é que o rastreamento do produto não é tão eficaz, pois só terá a data de saída e de chegada.

Resumo das características:

  • Não é possível rastrear sua compra;
  • Preço mais baixo;
  • A entrega será efetuada de 30 a 60 dias;

Priority Mail International

Costuma ser o mais recomendado, através dele as roupas importadas são rastreáveis desde a postagem do fornecedor até o encaminhamento do produto ao seu estabelecimento/casa.

Com um preço moderado, tem um limite de peso maior que o anterior, sendo capaz de chegar a 70 libras. Normalmente, tem poucos casos de tributação, e ao chegar ao Brasil é entregue via PAC.

  • Rastreável desde a compra;
  • Preço moderado;
  • A entrega será realizada de 20 a 40 dias;

Express Mail International

Como o próprio nome já diz, a velocidade da entrega é a prioridade, porém, as chances de tributação são altas (quase sempre), e é mais cara que as outras modalidades.

O limite de peso também é de 70 libras e, após chegar ao Brasil, será entregue via SEDEX.

  • Totalmente rastreável;
  • Preços mais altos;
  • Entrega realizada de 10 a 40 dias;

Modalidades de Frete na Importação da China

Na China, as modalidades mais comuns são:

China Post Airmail

É a mais barata, porém, com maior tempo para a entrega. O prazo mínimo para a entrega do produto é de 30 dias, embora possa chegar alguns dias antes do tempo estipulado.

Possui código de rastreamento que pode ser adquirido pelo comprador, boa parte dos fornecedores chineses oferecem essa opção de frete.

Hong Kong Post

Semelhante ao método anterior, o preço também é bem abaixo em relação aos outros métodos, porém, o tempo de chegada pode ser maior ainda, podendo levar entre 30 a 90 dias.

Express Mail Service

Considerada a modalidade de fretes mais cara e rápida, podendo chegar de 10 a 40 dias, inclusive com código de rastreamento, é uma boa escolha se o cliente possuir pressa.

Vale frisar, a probabilidade de incidir o imposto é quase certa.

Todas as modalidades podem ser uteis, escolha a que mais se encaixa aos seus objetivos. Lembre-se, o lucro e os prazos com os seus clientes devem estar igualmente equilibrados.

Independentemente da modalidade de frete escolhida, fique atento à data de chegada do seu produto, caso não receba no prazo, entre em contato com a empresa que está realizando o transporte, avise que não recebeu o seu produto e siga os passos que a transportadora lhe indicar.

Também, dependendo de quais empresas importar as roupas, basta abrir uma disputa e informar o ocorrido para obter o estorno dos valores pagos.

Evite ficar ansioso, o seu produto pode apenas ter se atrasado (é muito comum), e fique calmo na hora de resolver este problema.

Como funciona a garantia na importação de roupas

O comprador deve se informar sobre as condições de garantia na hora da compra de roupas, se a empresa não atuar no Brasil, pode ser necessário que o produto seja enviado de volta ao exterior e “reparado” em um prazo que será estipulado pelo fornecedor.

Como reparado leia-se: restituição do dinheiro ou troca da mercadoria com defeito.

O prazo mínimo é de 30 dias, mas caso necessário o envio do produto de volta, o comprador deve estender essa data e combinar uma nova com o seu fornecedor.

Entre em contato com o seu vendedor se houver problema com a sua mercadoria e solicite a garantia do seu produto.

A garantia deve ser estipulada pelo seu fornecedor na hora da venda, caso isso não esteja claro, converse para combinar esse prazo.

Sites como Wish oferecem uma garantia diferenciada, qual seja, se o produto não chegar dentro do prazo acordado e o vendedor não efetuar o reembolso do valor, a própria Wish restitui e, posteriormente, toma as medidas cabíveis contra o vendedor.

Investimento para Abrir um Negócio de Vendas de Roupas Importadas

Antes de começar a investir no seu negócio deve-se pensar em alguns aspectos, dentre eles: o que você quer revender? Analise bem para não investir seu dinheiro no item errado.

A época do ano, por exemplo, é um fator importante, você não vai vender casacos no verão. Pense bem em qual produto deve investir seu dinheiro para ter um bom retorno e evitar congelamento de estoque.

Ganhar dinheiro com importação de roupas
Como investir na importação de roupas e ter lucro

Investir, ainda mais no início, é bem difícil, então trabalhe apenas com um tipo de produto até começar a criar uma clientela fixa e gerar lucro para reinvestir em estoque.

Pesquise sobre seu público alvo,  que consome, quais as carências e entenda exatamente o que precisa comprar para conseguir um bom volume de vendas.

No início é mais difícil, é preciso investir, talvez, quase todo seu capital, para montar um estoque inicial. Depois disso os lucros permitirão retirar seu investimento e utilizar o capital para a compra dos novos itens.

Vale lembrar, é recomendado aplicar parte do seu lucro para adquirir novas mercadorias e ferramentas para ampliar e facilitar o seu negócio.

É importante que o investimento seja regular para suportar a demanda, cuidado para não faltar produtos, isso gera diminuição da confiança e credibilidade frente aos olhos dos clientes.

Importando roupas para revender: Onde vender?

Vender com baixo custo é uma ótima opção para garantir a lucratividade de um negócio de importação. Grave isso!

Por exemplo, as redes sociais servem como canais de vendas e exigem um baixo custo para divulgação, e é isso que deve buscar no início.

No Facebook, por exemplo, você poderá responder perguntas e manter contato com os seus clientes facilmente, isso aumenta a possibilidade de fidelizar os clientes, além de influenciar diretamente na lucratividade, pois as vendas tendem a ser recorrentes.

Para iniciar as vendas das roupas importadas você pode utilizar plataformas como o Mercado Livre e Toda Oferta.

Como importar roupas vender brasil
Opções de locais para vender roupas importadas no Brasil

No futuro poderá montar a sua loja virtual, um site próprio poderá ajudar a ganhar mais credibilidade com os seus compradores.

É interessante manter os preços acessíveis, DESDE QUE a LUCRATIVIDADE esteja dentro do seu planejamento, caso contrário, aumente o preço e crie diferenciais competitivos.

Invista em publicidade quando possuir capital disponível para ajudar na visibilidade do seu negócio com o objetivo de aumentar a lucratividade na venda das roupas importadas.

No início é provável que as vendas sejam menores, por isso mantenha um bom capital de giro para a aquisição de novas mercadorias.

Quando se trata de negócios de roupas é comum acontecer “sobra de estoque” ou o famoso congelamento de mercadorias, ou seja, aquelas que ninguém quis comprar.

Então esteja preparado para vender a preço de custo para conseguir liquidez (dinheiro) para comprar novas mercadorias.

Você poderá utilizar alguns dos sites de compras anteriormente citados para vender os produtos, como é o caso da Amazon.

Lembre-se de tomar cuidado para não colocar preços exorbitantes.

Defina uma meta temporal para entregar as roupas vendidas, a pontualidade gera confiança!

Cuidado para não deixar uma encomenda atrasar e, caso isso aconteça, entregue um bônus ao seu cliente com o objetivo de mantê-lo satisfeito e como forma de se desculpar pelo imprevisto.

5 Cuidados ao Importar Roupas

Ao importar roupas deve-se tomar alguns cuidados como o desperdício do capital nos primeiros meses do seu negócio.

Para ajuda-lo, abaixo criamos uma lista com os 5 cuidados mais importantes para não prejudicar o seu comércio de roupas importadas:

  1. Evite comprar produtos em grandes quantidades antes de receber uma amostra, a mercadoria pode ser de baixa qualidade, entre em contato com o vendedor e verifique se é possível receber uma demonstração ou comprar apenas uma unidade, assim pode ter certeza se vale a pena investir nas mercadorias/roupas.
  2. Procure avaliar bem o produto para não comprar mercadorias falsas, além de crime será difícil reaver o capital investido, já que a aquisição de produtos sem procedência é “menor”.
  3. Não utilize e-mail pessoal para conversar com o fornecedor, o ideal é um e-mail corporativo.
  4. Mantenha um diálogo com o fornecedor e esclareça todas as dúvidas sobre a garantia do produto para evitar prejuízos futuramente.
  5. Faça uma pesquisa de público alvo e compre exatamente as marcas e roupas que seu público vai consumir, quanto mais conhecer, menores serão as chances de ter mercadoria congelada.

O que é Dropshipping

O dropshipping é um triangulo comercial, no qual a pessoa adquire de uma loja virtual (ou diretamente de uma pessoa), contudo, o produto é enviado por terceiros (fornecedores).

Em outras palavras, o consumidor final compra de um revendedor (que não possui o produto em estoque) e uma outra ordem de compra é lançada para o fornecedor.

Aproveite ao máximo o dropshipping para que tenha mais lucros e não precise se preocupar tanto com estoque, assim pode pensar mais em como investir em seu negócio.

Através do dropshipping é possível disponibilizar maior variedade produtos e ao mesmo tempo, não tê-lo em estoque.

Essa modalidade possui algumas desvantagens a serem consideradas, por exemplo, a sincronia de estoque e a demora para o cliente receber os produtos.

Manter uma boa comunicação com o fornecedor permite tomar ciência se uma determinada peça de roupa está em falta, com isso, evita-se problemas como a venda de mercadorias inexistentes no fornecedor.

Veja, já pensou efetuar a venda de uma peça de roupa para um casamento e, depois de receber o dinheiro/ordem de compra descobre que o seu fornecedor não a possui mais?

O que fará? Este é um exemplo claro do porquê você deve manter uma boa comunicação com os fornecedores.

Realize pesquisas antes de escolher um fornecedor, em se tratando de sites como o Ebay ou AliExpress é interessante avaliar a reputação de comerciante e os comentários dos compradores.

Já no caso de buscar um fornecedor/empresa direta e as compras forem de grande porte (alto investimento), o ideal é visitar pessoalmente a empresa.

Este conteúdo sobre como importar roupas ajudou você? Então comente e aprenda passo a passo como iniciar um negócio de sucesso.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here