AliExpress é Confiável? Nunca mais tenha MEDO de Comprar

O AliExpress é uma espécie de shopping chinês em que vários lojistas vendem seus produtos com preços baixíssimos, mas afinal, é confiável?

aliexpress e confiavel
Já se perguntou se o AliExpress é confiável? Então posso adiantar, sim, é confiável e devolve seu dinheiro se tiver problemas nas compras.

A empresa não é fornecedora dos produtos vendidos na plataforma online, apenas faz a propaganda dos diversos itens que podem ser encontrados no site e, caso aconteça algum problema, garante o estorno do valor da compra.

A gigante chinesa Alibaba, dona do site de compras online AliExpress, divulgou sua receita entre janeiro e março do ano passado de US$ 9,9 bilhões de dólares, ampliando seu faturamento em 61% em relação ao ano anterior.

No último 11/11, uma espécie de” Black Friday chinesa”, a empresa teve uma receita de US$ 30,8 bilhões em apenas 24horas, um aumento de 27% em relação ao 11/11 de 2017.


Ao final dessa jornada, o AliExpress havia realizado vendas para 230 países, incluindo o Brasil.

Por aqui, o AliExpress já é o terceiro site de compras online mais visitado pelos brasileiros e em volume de compras de produtos importados de outros países, o Brasil só está atrás da Rússia.

Em 2017, o site teve um faturamento de mais de 15 milhões de dólares em vendas para o Brasil, ultrapassando gigantes redes de lojas conhecidas por aqui.

Embora existam milhares de pessoas comprando todos os dias na plataforma, o público principal ainda são mulheres com interesse em moda, maquiagem e acessórios.

700 Ideias de Negócios

O volume de encomenda de pequeno e médio porte aumenta 100% a cada ano e em 2016, já eram mais de 7 milhões de brasileiros cadastrados no site do AliExpress.

Esses dados mostram o crescimento dessa plataforma de vendas, mas muitos ainda se perguntam se é seguro comprar no AliExpress, se os vendedores são confiáveis e se as mercadorias são de qualidade.

Assim como em qualquer outro e-commerce, comprar no AliExpress é seguro tomando alguns cuidados na hora da compra, por exemplo, verificar a avaliação do vendedor feita pelo próprio site e a avaliação de outros compradores em suas compras.

Nesse texto vamos falar se o AliExpress é realmente confiável, tratar das reclamações em sites como Reclame Aqui e dar dicas para compras seguras na plataforma, como fazer o reembolso de sua compra, descobrir se o vendedor é confiável e a reputação da empresa entre os brasileiros.

Aproveite e leia até o final para não perder nada!

AliExpress é confiável? A Resposta!

O AliExpress possui uma política de proteção ao consumidor e garante as compras, o recebimento e o reembolso em caso de cancelamento da compra, além da confiabilidade.

Uma das ferramentas disponibilizadas pela empresa para proteger o comprador é o prazo de proteção ao consumidor.

Esse prazo de proteção do consumidor é um prazo de “garantia” do produto comprado. Durante a vigência desse prazo, o comprador tem direito de pedir reembolso, realizar troca de produto ou sua devolução.

Esse prazo também pode ser estendido, basta enviar uma mensagem ao vendedor antes do término do prazo para que isso aconteça.

Mas, atenção! A proteção ao consumidor oferecido pelo AliExpress só é válida para quem comprar produtos no AliExpress.com, quem fizer pagamento direto ao vendedor e fora da plataforma não tem direito a proteção.

Se o vendedor solicitar pagamento direto via transferência bancária ou PayPal, comunique ao site imediatamente.

 O consumidor estará protegido pelo AliExpress nas seguintes situações:

  • Quando o produto comprado não chegar dentro do prazo estabelecido pelo vendedor.
  • Quando o produto recebido não for igual ao comprado.
  • Quando o produto, assegurado como genuíno, for falso.

O consumidor não estará protegido pelo AliExpress nas seguintes situações:

  • Quando houver cobranças indevidas para um cartão de crédito, essas devem ser relatadas à operadora do cartão.
  • Quando forem realizados pagamentos fora do AliExpress.com.
  • Quando houver reclamações de que um produto não foi entregue e o registro da empresa mostrar que ele foi entregue.
  • Quando for feitas afirmações pelo comprador de que o produto não é igual ao descrito pelo vendedor e ele puder provar que são produtos iguais.
  • Quando os produtos chegaram conforme o descrito pelo vendedor, mas o comprador desistir da compra. Contudo, se o vendedor oferecer a opção “Devoluções Extras”, o comprador ainda estará protegido.

O prazo de proteção do consumidor pode ser acompanhado através da conta aberta pelo comprador no site, na aba “Meus Pedidos.

Em todos os pedidos haverá uma contagem regressiva dizendo em quanto tempo seu pedido será fechado. Lembrando, para aumentar esse prazo clique na aba “Contato Vendedor” e envie uma mensagem solicitando o aumento do prazo.

Só não deixe para fazer isso muito próximo ao final do prazo, pois pode não dar tempo do vendedor responder sua solicitação e seu prazo se esgotará, não permitindo que você solicite troca, peça reembolso ou faça a devolução do produto.

Dentro da política de proteção ao consumidor do AliExpress há a possibilidade de abrir uma disputa para reembolso caso o vendedor não solucione os problemas com o produto conforme solicitado.

Essa disputa deve ser aberta antes do prazo de proteção do consumidor se encerrar e depois que todas as tentativas de contato com o vendedor não solucionar o seu problema

Para abrir uma disputa siga os passos abaixo:

  • Acessar a seção “Meus pedidos” na sua conta AliExpress
  • Clicar no pedido em que será aberta a disputa
  • Clicar no botão Abrir Disputa.
  • Envie sua solicitação de reembolso, explicando os motivos da sua solicitação. Se possível insira fotos do produto e envie para o vendedor.

Nessa situação, o AliExpress age como um “juiz” entre comprador e o vendedor, dando um parecer final se possui ou não direito ao reembolso.

O site envia mensagens ao comprador durante todo o processo, por isso não deixe de conferir a caixa de mensagens.

O processo de disputa também varia de acordo com o tipo de produto e o vendedor.

Se a decisão for favorável ao comprador o dinheiro será devolvido no prazo de até 30 dias através do estorno no cartão de crédito.

Se a compra foi realizada no boleto, o dinheiro vai para sua conta no EBANX, que é o responsável pelos pagamentos via boleto do AliExpress no Brasil.

Então, já resumindo, SIM, ALIEXPRESS É CONFIÁVEL!

Como saber se o vendedor é confiável no AliExpress?

Antes de realizar suas compras no AliExpress é importante saber se o vendedor é confiável. Para isso é preciso verificar alguns aspectos que podem te dar mais segurança na hora de fazer suas compras.

O primeiro aspecto a ser observado é o tempo que o vendedor tem no site. Quanto mais tempo estiver atuando, maior é a segurança de compra.

Contudo, estar muito tempo ativo no site não é uma garantia de risco zero nas compras, pois há vendedores antigos que, por algum motivo, até venda da loja, pode ser “ruim”.

Veja, o AliExpress faz uma avaliação contínua das lojas e dos vendedores que estão ativos na plataforma e, se alguma avaliação for negativa, o vendedor, mesmo com muito tempo de atuação, pode ser retirado da plataforma.

Normalmente aqueles que conseguem boas avaliações, vão se consolidando e conseguem permanecer por um tempo maior.

Vale lembrar, nem sempre a culpa de um problema na compra é do AliExpress, pode ser da fronteira brasileira (retido para impostos), correios, entre outros. Mas, se o produto não chegar, pode pedir o estorno e a AliExpress arca com o valor, ou seja, aceita o prejuízo mesmo sem ser a culpada.

Para saber o tempo de atuação do vendedor basta clicar na foto ou descrição do produto.

Outro aspecto importante a ser observado é o segmento em que atua o vendedor. Quando um vendedor trabalha com diversos segmentos como informática, moda e eletroeletrônicos, por exemplo, ele pode fragmentar sua qualidade, ou seja, atuar melhor em um do que outro.

Se ele for um vendedor especializado poderá informar mais detalhes sobre o produto que o consumidor deseja comprar, proporcionando uma compra mais segura.

Por isso, dê preferência a vendedores especializados para conseguir adquirir produtos com maior garantia de qualidade.

Outra forma de avaliar se um vendedor é confiável é através da agilidade no despacho da mercadoria e respostas no atendimento (dúvidas/mensagens).

Quanto maior for a demora na postagem da mercadoria, maior será o tempo gasto para ela chegar ao endereço do comprador.

Por isso, é importante observar o prazo que o vendedor estipula para o envio do produto e também solicitar o código de rastreio internacional (normalmente informado pelos vendedores), que pode ser monitorado pelos correios.

Outro fator que pode te ajudar a escolher um vendedor confiável é a estimativa de entrega.

Para saber qual é esse prazo basta olhar na aba “Estimativa de Entrega do Produto”, no mesmo local em que está o “Prazo de Envio”.

Também, observe a aba “Avaliação do Produto Pelos Compradores”.

Essa talvez seja a forma mais eficazes de avaliar a confiabilidade do fornecedor, saber como outros compradores avaliam os produtos comprados por eles.

O produto comprado pode ter uma avaliação máxima de até cinco pontos. Se os compradores avaliarem o produto acima de quatro pontos, essa mercadoria já é considerada de boa qualidade.

Observar os comentários feitos pelos compradores sobre o prazo de envio e chegada do produto; como esse produto chegou, se atendeu às expectativas, isso também ajuda a descobrir se o vendedor é confiável ou não.

Veja ainda se os vendedores respondem suas solicitações prontamente, isso facilita a negociação de soluções de problemas e demonstra que esse vendedor está preocupado com os clientes.

Todo vendedor recebe uma qualificação do AliExpress baseada na avaliação dos compradores.

Há um ranque dentro do site em que o vendedor é classificado de acordo com os pontos que ele acumula nas avaliações dos compradores.

É através desse ranking que podemos ver os vendedores mais confiáveis e mais qualificados na hora da compra.

A classificação dos vendedores iniciantes no AliExpress é feita através de medalhas, sendo de uma a cinco.  O ideal é comprar de vendedores classificados com no mínimo 4 medalhas, se não encontrar fornecedores com classificação maior.

Os vendedores com maior tempo de atuação no site recebem classificação com diamantes de um a cinco.

Se o vendedor está nessa classificação significa que é um fornecedor de confiança e a compra pode ser feita com maior tranquilidade, pois recebeu várias avaliações positivas.

Há também o vendedor classificado com coroas de uma a cinco. Nesse nível o vendedor é considerado de extrema confiança. Ele é bem avaliado pelos compradores e responde sempre as solicitações deles.

Para verificar se vendedor é confiável procure pesquisar mais informações sobre ele e sua loja no Google.

Pergunte ao vendedor se ele tem o registro da loja e a licença para vender, esses documentos garantem que a loja realmente existe e que o vendedor exerce de forma legal sua atividade.

Também, pode-se descobrir o número de telefone fixo da loja ou do vendedor e tentar fazer uma ligação para o número para saber se ele é real ou não.

Dicas para comprar de forma segura e confiável no AliExpress

Antes de comprar no AliExpress é preciso tomar alguns cuidados que vão tornar a operação mais segura. Segue algumas dicas:

  1. Cuidado com a garantia de procedência do produto, se ele é original ou não.

 Mas aí deve estar se perguntando: como saber se o produto é original ou não? A resposta é simples, olhando a avaliação do vendedor feita pelo site e do produto por outros compradores, assim como falamos no tópico anterior.

Dificilmente aquele produto que você quer já não foi adquirido por outra pessoa, então confira o que ela diz sobre ele e o processo de aquisição da mercadoria. Se ela recebeu um produto falso, ela certamente falará.

Olha a avaliação do vendedor, se ele tiver muitas avaliações negativas é sinal que tem algo errado e seus produtos podem não ser originais ou de qualidade duvidosa.

  1. A primeira dica se une a segunda e reforça o que já falamos aqui. Para comprar com segurança tem que verificar a reputação do vendedor.
  2. Tome cuidado para comprar os tamanhos e numerações corretas no AliExpress.

Como a maioria dos vendedores do AliExpress são asiáticos, ao comprar calçados e roupas, por exemplo, é preciso tomar cuidado que os tamanhos de referência são  de modelos, que na sua grande maioria, são também asiáticos.

Os asiáticos tem uma estrutura corporal diferente da nossa, por isso os tamanhos são bem diferentes.

Normalmente, as lojas fornecem as medidas e numeração nas descrições dos produtos e ainda colocam a referencia desses tamanhos em relação às medidas utilizadas em outros países.

Confira suas medidas com os tamanhos disponíveis e peça um tamanho maior para evitar decepção depois.

O mesmo vale para móveis e outros produtos que forneçam tabela de tamanhos e dimensões, já que os padrões de construção de imóveis também são diferentes, podendo variar muito em relação ao nosso.

  1. Verifique as condições de pagamento oferecidas pelo AliExpress.

O site possui uma versão “brasileira” em português, o que facilita as compras. Mas fique atento ao fato de que mesmo os produtos tendo a informação do preço em reais, por se tratar de uma compra internacional, a cobrança será feita em dólar.

Por isso, as compras com cartão de crédito só podem ser feitas com cartão internacional das bandeiras Visa e Mastercard e sem parcelamento, ou seja, só podem ser realizadas à vista no cartão.

Sabendo disso, você não estranhará quando chegar a fatura com valor total acrescido de taxas cobradas nesse tipo de transação.

Uma opção bastante usada pelos compradores brasileiros é o pagamento via transferência bancária ou no boleto, no qual o valor da compra já vem convertido em real de acordo com o valor do dólar cotado naquele momento.

Nesse caso o pagamento pode ser feito em qualquer banco ou pela internet mesmo, outra vantagem no pagamento em boleto é o IOF menor, de apenas 0.38%.

  1. Tenha paciência com o prazo para entrega do produto que pode levar 40 dias ou mais (na maioria das vezes é mais que isso).

Os produtos são enviados através de navios cargueiros. Isso torna o envio mais barato e também mais demorado. Por isso, é importante acompanhar o prazo de entrega e rastrear o produto para saber sua localização naquele momento.

  1. Para quem é iniciante em compras pelo AliExpress procure iniciar com quantidades menores.

Se você comprar uma grande quantidade de um produto atraído pelo preço baixo e de repente não gostar ou não vier o produto da forma como esperava a decepção será maior e a dor de cabeça também.

Por isso, faça pequenas compras para avaliar o produto (sua qualidade, se atende as expectativas) e o vendedor (se é confiável ou não).

Se aprovar as compras, pode ir aumentando gradativamente a quantidade, assim evita transtornos desnecessários.

Como rastrear uma compra no AliExpress?

Fazer o rastreamento das suas compras no AliExpress ajuda a saber onde seu produto está e diminui o desgaste da espera.

Há três formas de fazer esse rastreamento:

  • Fazer o rastreamento no próprio site do AliExpress
  • Acompanhar o trânsito do produto pelo site ou aplicativo dos Correios
  • Rastrear as Encomendas a partir do Muambator

Rastreamento no site do AliExpress

O rastreamento através do próprio site do AliExpress é realizado através dos seguintes passos:

  • Entre na sua conta e clique na aba “Meus pedidos” no canto superior esquerdo da tela. Será aberta uma lista de produtos, clique no produto a ser rastreado. Nesse caso há duas formas de rastreamento, a primeira clicando no ícone “Rastrear Pedido” (verá um resumo desse pedido) e a segunda é clicando no campo “Detalhes” que fica ao lado ID do pedido. É nesse campo que verá o prazo de proteção do consumidor que falamos no início do texto e onde obterá o código de rastreamento e verifica todas as informações sobre o andamento da sua compra.

Rastreio pelos Correios Brasileiro

O rastreio através dos Correios é feito com a inserção do código de rastreamento no site ou aplicativo da empresa. O código é obtido no campo “Detalhe do produto” na aba “Meus Pedidos”, na sua conta do AliExpress.

No site dos Correios há um  campo específico para rastreamento, basta inserir o código e clicar em BUSCAR, assim poderá acompanhar o caminho percorrido pelo produto até o endereço.

Rastreamento com o Muambator

Para rastrear pelo Muambator é preciso fazer um cadastro no site www.muambator.com.br, depois inserir o código de rastreio fornecido pelo AliExpress e pronto.

Depois de inserir o código, o rastreio é automático, o Muambator fica responsável por acompanhar o trânsito do produto desde a China até o destino final e avisa sobre as movimentações da encomenda por e-mail.

Mas, atenção! O código de rastreamento é formado por letras e números e para gera-lo há custos para o vendedor, por isso, muitos optam por enviar um código de rastreamento formado apenas por números, que permite o rastreamento do produto somente até sua saída da China, sem ter como rastreá-lo depois disso.

Então, na hora escolher o frete, prefira a opção que forneça o código de rastreamento com letras e números porque somente com esse código é possível acompanhar toda a trajetória da sua compra.

Como solicitar o reembolso no AliExpress?

É relativamente simples solicitar o reembolso do seu dinheiro no AliExpress.

São três situações que te permitem solicitar esse reembolso:

  • Quando o vendedor não responder suas solicitações ou questionamentos, abra uma disputa no AliExpress e solicite o reembolso do valor pago.
  • Quando o prazo de proteção do consumidor estiver terminando e seu produto ainda não chegou e não consegue falar com o vendedor para aumentar esse prazo, abra uma disputa diretamente com o AliExpress para solicitar seu reembolso.
  • Quando o produto que recebeu for diferente do produto que comprou, também é possível pedir reembolso, abrindo uma disputa no AliExpress.

Somente não poderá pedir o reembolso se quiser que o produto chegue antes do tempo previsto.

Quando realiza uma compra é informado o prazo de entrega do produto e esse não tem como ser modificado.

Por isso, não há possibilidade de solicitar esse reembolso porque tanto para o AliExpress quanto para o vendedor não há nada de errado com a compra e entrega do produto.

Passo a Passo para Solicitar Reembolso ou Estorno no AliExpress

Os passos para solicitar o reembolso são:

  1. Entrar na conta.
  2. Ir até “Meus Pedidos”.
  3. Entrar no pedido, clicar em “Detalhes” e depois na opção “Disputa open” ou “Abrir Disputa” (observe o prazo de proteção do consumidor para ver se não está esgotado, porque se ele terminou, não conseguirá realizar a operação).
  4. Preencha o formulário com o motivo que você está solicitando o reembolso (envie fotos, se possível, em casos de produtos danificados ou errados) e acompanhe a análise da sua solicitação.

Se houver decisão favorável ao consumidor, o prazo para receber o dinheiro pode variar de acordo com a forma de pagamento realizada.

Se o pagamento foi feito via boleto bancário, Mercado Pago, Western Union ou por transferência bancária, o prazo para reembolso é de 7 a 10 dias.

Para pagamentos feitos com cartão de crédito, o prazo é de 15 a 30 dias.

Reputação do AliExpress entre os consumidores brasileiros

No site Reclame Aqui, nos últimos seis meses, o AliExpress recebeu 2328 reclamações, que não foram respondidas pela empresa, mas foram resolvidos 34,8% dos problemas.

A maioria das reclamações está relacionada a produtos não recebidos, estorno do valor e atraso na entrega. Há também reclamações por defeitos nos produtos.

Entre todos os compradores que reclamaram, 32,9 % voltariam a comprar no AliExpress e deram uma nota média de 2,15 para o atendimento dado pela empresa.

Na avaliação final nesse período, o AliExpress obteve uma nota de 2.3/10 ficando com status de “Não Recomendada” pelo site.

Vale lembrar que a maioria das vezes o problema está no produto retido pela Receita Federal (alfândega para pagamento de impostos) ou nos correios, ao manter o produto em Curitiba para pagamento da taxa de R$ 15 reais.

Se você quiser saber mais detalhes sobre as reclamações acesse o site do Reclame Aqui e confira

Seguindo as dicas que demos aqui, você poderá realizar compras seguras no AliExpress e evitar transtornos desnecessários.

O AliExpress é confiável, assim como outros e-commerces, desde que a compra seja realizada com os devidos cuidados e atenção aos detalhes. Fique atento!

Depois de todas essas informações pode conferir o passo a passo de como comprar no AliExpress.

Preparado para comprar no AliExpress e economizar dinheiro com os altos preços no Brasil? Comente e fique atento às novidades do blog!

★ Dica Importante!

Qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here