Como Trabalhar Com Serviços de Despachante

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Pensando em trabalhar com serviços de despachante? Este texto é exclusivo para você!

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já se estressou com a burocracia que teve que enfrentar para conseguir regularizar uma papelada da abertura de uma empresa, transferência de veículo ou de qualquer outra situação? Este é um problema bastante comum no Brasil, sendo a burocracia uma das principais reclamações dos brasileiros, visto que normalmente é preciso passar por diversos processos até conseguir obter as autorizações legais dos órgãos públicos.

Dificuldades em abrir uma empresa? Nós entendemos, por isso criamos um texto voltado a ensinar como fazer. Veja agora mesmo como abrir uma empresa e se torne um empreendedor no seu ramo de atuação.

Para fugir da burocracia, muita gente prefere recorrer aos serviços dos despachantes, que são profissionais responsáveis por intermediar as relações entre as pessoas físicas e jurídicas junto aos órgãos públicos. Este serviço permite que as pessoas possam se despreocupar em relação à regularização dos documentos e gastem energia planejando as atividades que os seus respectivos negócios irão prestar. Esta é uma área de atuação bastante promissora no mercado, pois possui uma grande demanda, gerando bons lucros financeiros.

Outro ponto a ser destacado sobre os serviços de despachante é a baixa oferta, não existem tantos despachantes espalhados pelas cidades, o que facilita na obtenção da estabilidade no setor. Lembre-se, ter uma baixa concorrência pode ser um ótimo indicativo de que suas chances de se manter no mercado estão em alta, desde que o serviço tenha uma boa demanda, é claro.

Você quer montar uma empresa de serviços de despachantes? Para ingressar neste ramo é preciso se planejar, estudando todas as áreas que são importantes para que seja viável prestar um serviço de qualidade para os clientes. Para que você consiga isso, criamos este texto com informações e dicas sobre serviços de despachante. Confira abaixo:

Conheça Mais Sobre os Serviços de Despachante

No Brasil, quando se fala na necessidade de recorrer aos órgãos públicos para aprovar um determinado documento, logo se associa a ideia de burocracia. Afinal de contas para cumprir com as exigências legais de uma atividade é necessário tirar cópias dos documentos, fazer registros, enfrentar filas, requerer autenticações, preencher formulários, entre outras medidas que demandam tempo, paciência e dinheiro.

No entanto, o que é problema para uns pode ser a solução para outros. O cenário burocrático do nosso país é uma boa oportunidade de negócio para quem tem conhecimentos sobre as documentações que envolvem as relações entre as pessoas físicas e jurídicas e os órgãos públicos. Normalmente, os profissionais que atuam como despachantes operam as suas atividades nos setores imobiliários, aduaneiros, empresariais e contábeis.

Você sabe exatamente como está à questão imobiliária no país? Temos um texto específico tratando exclusivamente do mercado imobiliário, aproveite.

Os despachantes podem ser definidos como profissionais que trabalham como agentes comerciais, que são especializados em promover o desembaraço de negócios, cumprindo com todas as exigências cobradas. Este profissional é requisitado no mercado pelo fato de proporcionar comodidade para os seus clientes, permitindo que eles ‘’pulem’‘ a etapa da burocracia.

Mercado Para Serviços de Despachante

Para começar a trabalhar com os serviços de despachante é preciso estar ciente do que te espera. Antes de qualquer coisa, compreenda que o governo federal tem desenvolvido diversas iniciativas para desburocratizar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, utilizando ferramentas virtuais. Portanto, para se dar bem nesta área é preciso se destacar, usando métodos diferentes dos usuais para despachar as papeladas.

Perceba que quando uma pessoa busca pelos serviços de despachante ela está desejando duas coisas simples: celeridade e não precisar de ter participação. Ela quer se ver livre da burocracia, é o famoso “não se incomodar”, além disso, espera que seja rápido, caso contrário ela mesmo faria. Ao conseguir cumprir com estes 2 pontos, rapidamente se tornará um sucesso no setor.

Alguns dos concorrentes que os despachantes encontram são as concessionárias de veículos e bancos, os quais oferecem licenciamento e demais serviços de forma gratuita ou menos complicadas. Para enfrentar a concorrência, é necessário que os profissionais conheçam os métodos de atuação das demais empresas e procurem desenvolver atividades ainda mais descomplicadas e que economizem tempo.

Afinal, é importante ressaltar que os consumidores querem resolver os seus problemas com a burocracia o mais rápido possível. Ao montar uma empresa de serviços de despachante, você pode ganhar entre R$ 20.000 reais e R$ 50.000 reais. Quanto mais clientes forem prospectados, maiores serão os seus rendimentos financeiros.

Assim, desnecessário dizer da importância de conseguir captar clientes e ter uma excelente divulgação, correto? Foque nisso e, mesmo após ter uma carteira de clientes interessante, permaneça a captar cada vez mais, isso irá ser o responsável direto pelo sucesso do seu negócio.

Como Trabalhar Com Serviços de Despachante

Você quer montar um negócio para prestar serviços de despachante? Para aumentar as suas chances de obter bons resultados nesta área é necessário cuidar com atenção de todos os aspectos que a envolvem. Acompanhe abaixo como trabalhar como serviços de despachante.

Localização Para Montar o Negócio de Serviços de Despachante

A localização de qualquer negócio é responsável por levá-lo ao fracasso ou ao sucesso, logo, é necessário analisar diversas questões para fazer esta escolha. Em se tratando de uma empresa de serviços de despachante, o ideal é que ela seja instalada em uma região central da cidade, devendo estar o mais perto possível das pessoas que são consideradas potenciais clientes.

Além disso, os serviços de despachante são contratados para o cliente “fugir” da burocracia, por isso é importante que a empresa também encontre maneiras de superar este problema, devendo estar mais próxima dos órgãos públicos que precisará recorrer com frequência, o que promove uma economia de tempo e também de custos com transporte para o deslocamento entre uma instituição e outra. Independente da localização física, também é indicado que o negócio tenha um site na internet, o que aumenta as chances de se tornar mais visível para o público-alvo.

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Questões Legais Para Montar a Empresa de Serviços de Despachante

Não tem jeito! Para trabalhar com um serviço que combate a burocracia, a empresa de serviços de despachante também terá que passar por processos burocráticos. Em primeiro lugar, você deve ir até a Junta Comercial da cidade para solicitar a abertura da empresa, enquadrando-a na sua categoria, sendo necessário dispor dos seus documentos pessoais e cópias.

Na próxima etapa, é preciso comparecer até a prefeitura para pedir a Licença Ambiental, a Licença do Corpo de Bombeiros e o Alvará de Funcionamento. Na sequência, tem-se que fazer o registro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), através do site da Secretaria da Receita Federal, a inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda para o recolhimento de impostos e o Enquadramento Sindical Patronal para realizar a contratação dos empregados.

Embora possa parecer simples, você terá de enfrentar uma burocracia bem extensa, além de se submeter a visitas e fiscalização no estabelecimento.

Estrutura Para Abrir a Empresa de Serviços de Despachante

Uma das principais vantagens de trabalhar com uma empresa de serviços de despachante é o fato de ser uma modalidade que necessita de uma estrutura muito pequena, visto que a sua sustentação está baseada na relação com os órgãos públicos. Portanto, você vai precisar de um estabelecimento com, pelo menos, 35 m², que serão divididos entre o escritório, área de recepção dos clientes e um banheiro para funcionários.

Os equipamentos para estruturar a empresa dos serviços de despachantes são simples e fáceis de serem encontrados. Para o escritório, você deve adquirir uma mesa e cadeira para o despachante, duas cadeiras para atender os clientes, dois armários de arquivo, computador com acesso à internet, impressora, copiadora e telefone. Para a área de recepção dos clientes, é preciso ter um balcão, uma mesa com cadeira, computador com internet e telefone, sofá ou cadeira para as pessoas aguardarem o atendimento. O investimento inicial para montar esta empresa é de aproximadamente R$ 25.000 reais.

Equipe Para Trabalhar no Negócio de Serviços de Despachante

Os profissionais que atuam no negócio de serviços de despachante são responsáveis por mais de 50% do seu sucesso. Levando isso em consideração, é essencial que você procure montar uma equipe com profissionais bem qualificados e de preferência com experiência nas suas respectivas áreas de atuação.

Primeiramente, contrate um contador para tratar dos procedimentos burocráticos financeiros, um advogado para resolver as questões legais dos clientes, três despachantes, dois office-boys para executar as atividades mais práticas de pagamentos e entrega de documentos, uma recepcionista e telefonista, além de um auxiliar de serviços gerais. Todos os funcionários devem ser contratados obedecendo a Consolidação das Leis do Trabalho, recebendo todos os benefícios que lhes são de direito. Conforme a empresa for prosperando, pode-se aumentar a sua equipe para atender à demanda.

Já pensou em montar uma empresa de serviços de motoboy? É um ramo que está crescendo cada vez mais, já que a dificuldade de mobilidade em grandes centros é evidente, além de que o custo para se deslocar pode ser mais alto do que pagar para um motoboy entregar o documento. Pense no assunto!

Para não correr o risco de não receber dos clientes, uma boa dica ao prestar serviços de despachante é fazer um Contrato De Prestação De Serviços, afinal de contas, sua empresa será uma prestadora de serviços.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • FAÇO DECORE PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA DE AUTONOMOS E EMPRESAS DECLARAÇÃO DE FATURAMENTO EMPRESAS TEL/ZAP 11 99764 7716.

  • Boa noite...para ser despachante de veículos, no Estado de São Paulo, é necessário ter a credencial do Detran SP. Essa credencial já não é fornecida á vários anos, com a desculpa de sindicato. Claro que existe uma máfia, e a alternativa é fazer a locação dessa credencial de algum despachante aposentado. Sem a credencial, o SSP, não se consegue emitir nenhum documento no Detran. O correto, para quem pretende seguir em frente, é antes de locar essa credencial conversar com o despachante e ver como funciona o ´trâmite´no detran da sua cidade. Tem os contatos corretos, como se pagar as taxas, os horários que saem os documentos. Verificar também não somente a credencial..tem também o sistema ECRV e o banco filiado ao despachante. Pesquisem com cuidado e tendo todas essas informações com segurança têm como se manter no escritório com apenas 02 pessoas e num local pequeno.
    Valores...a credencial quando locada se cobram pelo período do mês...varia de R$ 1000.00 á R$ 1.500,00 reais. O sistema é barato, é de acordo com as pesquisas e geração dos documentos diários..custam em torno de R$ 300,00 a R$ 400,00 reais. O banco junto ao despachante não se tem custo e é aconselhavel ser voltado aos serviços de despachante pois fornecem máquina de crédito e débito na qual é possível parcelas os débitos. Em hipotese alguma trabalhem com cheque ou dar entrada em algum documento sem os valores integrais das taxas a serem pagas. Os honorários pode até se conversar..mas as taxas não..são pagas na hora e em valor integral.
    É um serviço interessante, mas se policiem nos horários porque vai ter gente ligando ás 23:00 horas num final de semana para querer o documento. Aconselho ter um telefone somente para os serviços e com o whats App..essa é a principal ferramenta de divulgação. O boca a boca é que irá trazer novos clientes. Faça o serviço bem feito e terá clientes novos. Espero ter ajudado.

  • Olá passei uma mensagem para vocês no link de sugestões, sim precisa ser credenciado e autorizado pelo
    CRDD/SP CONSELHO REGIONAL DOS DESPACHANTES DOCUMENTARISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO, trabalhei muitos anos como despachante, hoje estou "aposentado" mas não descarto a possibilidade de
    montar um escritório, vou começar a fazer o planejamento e estudo parceria, gostei do vídeo das orientações
    foi muito bom e tem bastante instruções. Agradeço a oportunidade de assistir tão preciosas informações

  • Não sei como funciona o credenciamento para despachante de imóveis, mas o de veículos, além do processo burocrático pela prefeitura, tem a burocracia do conselho e sindicato dos despachantes, pelo menos aqui na Bahia!!
    Eles dizem precisar de um curso, um curso que eles disponibilizam, pelo menos, era pra ser assim, pois nunca disponibilizaram. até onde sei..
    Tenho tentado me credenciar há 5 anos e sempre recebo banho de água fria do sindicato, com a mesma conversinha de que estão esperando liberar o curso e nisso ninguém se credencia há MUITO TEMPO aqui onde moro!!

  • Há grande interesse em montar uma empresa de despachante! Queria saber o que devo fazer para montar uma empresa de despachante,si devemos fazer algum curso. é onde procuramos para fazer o mesmo ou si ingressar junto ao sindicato e o detran para ai sim conseguir trabalhar. obrigado!

  • Que bosta...contratar uma recepcionista e uma telefonista..mais 2 despachantes advogado e contador puts..vc ta loco cara...pra que isso tudo..a pessoa que ta querendo abrir alguma coisa chega aqui e le isso até desanima...sou despachante e atendo sozinho...em casa ..sou mei..puts..finciona tudo perfeito e muito bem.....vc precisa rever seus conseitos...imagina se fosse pra abrir uma construtora...vc ia pedir pra contratar 20 engenheiros..30 arquitetos..200 pedreiros e 600 ajudantes..vc ta doido da cabeça...

  • Ok, geralmente para ser despachante precisa além dos processos burocráticos referente a documentos tem a questão do departamento de transito. A minha dúvida, é que sou chefe de posto do Detran e gostaria de saber se precisa fazer concurso para ser despachante? Gostaria muito de saber todos os meios para se tornar um despachante?

    • Gostaria de saber se pra trabalhar de despachante tem que ser feito um curso? Tenho muita vontade de atuar na área.

      • Boa tarde!! Tenho algumas duvidas: Preciso ter Certificado ? Trabalharia sozinha, não teria um lugar especifico, montaria um espaço em minha residência e assim mesmo precisaria abrir empresa ?? Existem um curso para isso ? Minha atuação seria empresarial (atender empresas PJ).

Publicado por
Vinicius Gonçalves
Tags: Veículos

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