Seu Negócio Lucrativo [FERRAMENTA]
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Por conta de um contexto atual em que as áreas verdes são valorizadas, os empreendedores que buscam uma ideia de negócio podem investir nesse ramo, pois tem bastante ligação com a realidade dos dias de hoje.
Os elementos de paisagem contam com gramados em que esses ocupam de 60% a 80% das áreas ajardinadas. As paisagens abarcam gramas que sejam uniformes, bem formadas e belas. Sendo assim, conheça mais a fundo como abrir um comércio de grama.
O setor de segmento de gramas cultivadas tem revelado cada vez mais muitas novas facetas, por meio de cultivo protegido e de novas espécies.
Há diversos tipos de grama: Esmeralda, São Carlos, Coreana, Santo Agostinho, Batatais e Bermudas. A que mais vende atualmente é a Esmeralda, usadas em gramados esportivos.
Embora tenha revelado novidades ao longo de sua existência, de acordo com informações do Sebrae, esse é um mercado novo, com mais ou menos 30 anos de idade.
Até então, não havia o comércio de grama cultivada ou simplesmente era bastante pequeno e bem restrito em determinadas regiões.
A área que mais produz gramas, no Brasil, está no interior de São Paulo, município de Itapetininga; contudo, em todo o país é possível encontrar a produção e o comércio de grama.
É bem crescente este tipo de cultivo em todo o país, sejam por meio de sementes, tapetes, placas, ou em “plugs”.
É um tipo de negócio que caminha lado a lado com os centros urbanos, especialmente no centro-oeste, sudeste e sul, onde há um desenvolvimento desse setor muito significativo. Sendo assim, a grande tendência é realmente de crescimento no comércio de grama.
Os clientes do comércio de grama são profissionais paisagistas, pessoas físicas, construtoras, indústrias, condomínios residenciais e comerciais, repartições públicas, engenheiros e arquitetos. Esses últimos devem ser vistos também como parceiros, pois podem trazer outros clientes ao comércio.
Já identificado o público-alvo desse tipo de comércio, é hora de estabelecer a comunicação que será feita com ele para poder alavancar as vendas e conquistar mais clientes.
A publicidade, nesses casos, deve ser feita em duas frentes: para as pessoas físicas e jurídicas. Na primeira situação, anúncios em jornais de bairro e cartões deixados em condomínios já são suficientes para estabelecer um canal com a clientela.
Na segunda, é preciso ir até esses por meio de reuniões e eventos, para mostrar claramente o tipo de produto que é comercializado.
Seja para as donas de casa ou para outros empresários, ter um site é fundamental para que as ideias sejam difundidas da melhor maneira possível.
Uma página com informações claras e fáceis de serem encontradas, bastantes fotos e meios de entrar em contato funcionam bastante para tornar o comércio de grama bem conhecido.
Além dos diversos tipos de gramas existentes, há também produtos de jardinagem e paisagismo que podem ser comercializados.
São eles vasos de diversos tamanhos, plantas diversas, terra, adubos, fertilizantes, argila expandida, pedras decorativas, seixos, artigos de decoração em geral, sapinhos (enfeites) e tartarugas (tipo de lâmpada).
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Uma opção de localização para o comércio de grama é em locais onde há bastante verde. Geralmente, as empresas que trabalham com esse tipo de produto estão em áreas não muito urbanizadas, onde há muito espaço para espalhar os produtos e servir também como depósito.
Ainda que seja um lugar um pouco mais distante das grandes ruas movimentadas e urbanizadas, é interessante que não seja tão difícil de chegar ao local.
É preciso verificar se existe autorização da Prefeitura para que a atividade seja exercida em tal lugar, se o Governo Municipal já autorizou o uso de letreiro, se existe o Habite-se e tudo o que for relacionado à legalidade do negócio.
Verificar se o IPTU está pago e todas as taxas necessárias e impostos são etapas para a legalização do seu comércio de grama.
Também é imprescindível verificar se a rua sofre inundações, se a vizinhança é boa e se serviços públicos são atendidos com eficiência, tais como água, luz, telefone, esgoto e coleta de lixo.
Como grande parte da clientela desse tipo de comércio é composta por pessoas jurídicas, o empreendedor deve ter contato constante com esses e isso ocorre bastante quando ele frequenta feiras, congressos e eventos em geral, em que todos do ramo estão presentes geralmente.
Quem está entrando no negócio agora, deve ter em seu planejamento a troca de informações com quem já está no negócio. Muitos acreditam que os outros não passarão a experiência vivida, mas ocorre o contrário.
O Sebrae sempre sinaliza essa atitude como um caminho que deve ser percorrido por aqueles que pretendem ser empresários, e no comércio de grama não é diferente.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!