Como Montar Uma Loja de Enxovais, Cama Mesa e Banho: O Guia Completo!

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Montar uma loja de enxovais cama, mesa e banho é uma possibilidade para empreendedores que desejam iniciar um negócio de sucesso.

A área de cama, mesa e banho é voltada para profissionais que possuem afinidade com o ramo e/ou que possuem experiência na área têxtil.

Se esse é o seu caso, é importante saber qual o modelo de negócios deseja montar, bem como, onde encontrar bons fornecedores, como montar um estoque de qualidade, divulgar e vender!

Pensando em tudo isso, eu elenquei 6 etapas que vão te guiar para abertura do seu negócio de enxovais, cama, mesa e banho.

Vamos lá?

1 – Conheça o Mercado de Cama, Mesa e Banho

O objetivo do seu modelo de negócios, além de vender, é fidelizar clientes,  para isso, é necessário caber na realidade local.

Ou seja, a sua loja de cama, mesa e banho precisa oferecer um preço competitivo e uma qualidade requerida pelo público-alvo.

Deste modo, a primeira dica é estudar a clientela e a concorrência do mercado.

Conhecendo os Clientes do Seu Negócio

Você sabia que pela internet é possível consultar dados do público que pertence a sua região?

Por exemplo, pelo site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (o IBGE) ou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) você pode conferir a renda per capita dos possíveis clientes da região em que você pensa abrir uma loja.

Outra forma, é observar a circulação de pessoas na vizinhança do futuro negócio

É mais residencial ou comercial? Tem hospitais? Empresas? Hospedagens? Quem poderiam ser os seus clientes?

Concorrência da Loja de Enxovais

Seguinte a essa etapa, busque reconhecer a concorrência. Também pela internet você vai poder conferir quem são os outros vendedores.

A dica é, use um site de busca como o Google e pesquisa por “loja de enxovais, cama mesa e banho + nome da cidade ou região” (que você quer abrir uma loja de enxovais, no caso).

Vale lembrar que as confecções de cama, mesa e banho possuem uma concorrência com grandes empresas nacionais e internacionais, tal qual, com e-commerce.

Portanto, competir nesse mercado demandará qualidade, planejamento e estratégia para que se obtenha sucesso.

Falando em qualidade, veja agora como montar um bom estoque!

2 – Gestão de Compras para Montar uma Loja de Enxovais

A gestão de compras busca adquirir produtos de qualidade, igualmente com os melhores preços.

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De tal modo que essa é uma etapa do processo que requer planejamento, controle dos estoques e dos custos.

Também, a gestão de compras alinha previsão de vendas, equilíbrio de estoque e finanças para a loja de cama, mesa e banho.

Além disso, a gestão de compras deve vislumbrar tendências da moda, estações do ano e até prever o consumo visando não só a quantidade, mas as características gerais dos produtos: como a qualidade têxtil, desenho e outros.

Para isso, é importante construir uma lista de fornecedores.

2.1 Encontrando Fornecedores de Enxovais, Cama Mesa e Banho

Não tem como abrir uma loja de enxovais com as prateleiras vazias, não é mesmo?

Sendo assim, antes de abrir uma loja de cama, mesa e banho é necessário pesquisar de quem comprar.

Hoje em dia você pode encomendar pela internet: de acordo com o custo-benefício mais interessante ao seu negócio.

Mesmo assim, busque conhecer as principais marcas de cama, mesa e banho disponíveis no mercado.

Visite lojas têxtil e veja as peças pessoalmente, sinta o toque, observe as cores e outros atributos valorizados.

Com isso, construa uma lista dos fornecedores que distribuem essas marcas, especialmente no atacado.

Depois, entre em contato e negocie conforme seja mais interessante e lucrativo para o seu negócio.

Fornecedores que atendem com qualidade e que mantêm uma gestão flexível de entregas, com certeza serão benéficos aos empreendimentos.

É necessário que haja diálogo e negociação em uma relação ganha-ganha entre empresa e fornecedores.

Caso você queira uma lista pronta com os fornecedores para loja de cama, mesa e banho, você pode baixar a que eu preparei clicando aqui.

2.2 Recebendo a Mercadoria Para a Loja de Cama, Mesa e Banho

Depois de pesquisar os fornecedores, negociar, fechar os contratos e efetuar as compras: é preciso planejar a logística de recebimento.

Para montar uma loja de enxovais, é preciso que você tenha conhecimento do transporte, da rapidez e das condições dos produtos que serão entregues.

Contando com fornecedores que te garantam essas etapas com excelência, você definitivamente já terá um diferencial frente aos seus concorrentes.

3 Como Precificar Para Montar uma Loja de Enxovais?

Saber precificar de forma estratégica é definir preços que sejam competitivos e que ao mesmo tempo acompanhem o seu modelo de negócios.

Em outras palavras, a estratégia da empresa poderá ser a de oferecer um preço baixo para uma clientela que esteja em busca de bons preços, com a mesma qualidade nos produtos e serviços.

Porém, é necessário lembrar que oferecer um preço baixo não significa oferecer produtos de baixa qualidade.

Também não significa oferecer um ambiente que não conte com estrutura e um serviço que não requer um atendimento excelente com personificação e diferenciação.

Pois, todos esses fatores representam competitividade, isso quer dizer que se os clientes não encontrarem esses requisitos de qualidade e preço baixo, com certeza procurarão outros estabelecimentos.

3.1 Quanto Custa Abrir uma Loja de Enxovais?

Os preços devem ser competitivos, mas devem estar relacionados aos custos e despesas para que não haja prejuízo.

Por isso, investimentos, custos e despesas devem acompanhar preços e a capacidade de vendas da empresa, capacidade de gerir custos iniciais, despesas administrativas e outras despesas necessárias.

Portanto, a gestão de preços e custos deve alinhar a preocupação com o lucro e ainda a preocupação em atender com produtos e serviços de qualidade.

O modo de avaliar o investimento total necessário para montar uma loja de enxovais é elaborar o seu próprio plano de negócios.

Para isso, você pode contar com a nossa ferramenta, o Simulador de Negócios.

4 Atendimento e relacionamento

O atendimento é a mais importante ferramenta de trabalho de uma empresa de varejo e porque não dizer como mais aparente e definitiva ferramenta de sucesso.

Pois, sem um atendimento satisfatório não existe vendas, não existe fidelização, comunicação com o mercado e fidelização.

Lembrando que um bom atendimento é realizado mesmo antes das vendas e prevê oferecer o que o cliente necessita.

Sendo que outros requisitos importantes no processo de atendimento é a cortesia.

A cortesia significa educação, respeito sem julgamentos e constrangimentos que possam gerar ruins impressões.

Portanto, um bom atendimento gera expectativas dos clientes e representa uma venda realizada com um potencial de credibilidade, confiabilidade e segurança.

Para ter-se um atendimento satisfatório é necessário investimentos, treinamento do pessoal e aprendizado contínuo. Veja mais em ideias geniais.

5 – Dicas de Marketing para Abrir Uma Loja de Enxovais

A conquista de clientes requer também a divulgação da loja cama, mesa e banho.

Para realizar um marketing eficiente do seu negócio, tenha em mente ao menos esses três pontos:

5.1 Informação sobre o cliente

Significa entender o que cliente procura de acordo com suas críticas.

Isso mesmo, de acordo com críticas, pois é necessário entender que os negócios estão inseridos em um ambiente dinâmico e que por isso, as empresas devem estar atentas e com um olhar que percebe as novas exigências do mercado.

5.2 Fidelização

Os programas de fidelização, como ofertas especiais, descontos e promoções servem para lembrar aos clientes como vender para eles é importante e que a loja está sempre disposta a vender muito e por um bom preço para os clientes.

5.3 Conheça os problemas da loja

Por mais que a loja planeje oferecer um ótimo serviço, muitas vezes precisa lidar com problemas que surgem a todo o momento e, portanto, é necessário conhecer problemas e erros para então poder trabalhar soluções de marketing com eficiência.

Por exemplo, de nada adianta oferecer programas de fidelização se a loja não está gerindo bem seus custos podendo incorrer assim em prejuízos.

Portanto, a complexidade no mundo dos negócios exige flexibilidade, lidar com diversos fatores e dinamismo para continuar competitivo.

6 Diferenciais para Vender Enxovais Cama, Mesa e Banho

A preocupação com a qualidade é fator de competitividade, de desenvolvimento do negócio e de bons resultados.

A qualidade da loja de cama, mesa e banho deve estar na estrutura da empresa, no atendimento ao cliente, nos produtos oferecidos e até no pós-venda.

Além de itens adquiridos em atacado, você pode considerar os seguintes diferenciais ao abrir uma loja de enxovais:

6.1 Trabalhar com a pequena escala

Trabalhar com pequenas indústrias têxteis não significa baixar a qualidade dos produtos, pois, muitas pequenas empresas que produzem artigos de cama, mesa e banho entregam produtos de qualidade e com serviços satisfatórios de logística e bom atendimento ao cliente.

Contar com estoque fornecido pelas pequenas empresas pode criar um diferencial e exclusividade.

Portanto, trabalhar com a pequena escala é algo a se pensar.

6.2 Originalidade

Criar linhas e coleções próprias e possuir estilo original são a primeira atitude para que a confecção crie identidade, desenvolva a marca, contando com estilo próprio que seja capaz de se destacar e segmentar uma clientela.

6.2 Aprendizado

Uma dica para as pequenas confecções é buscar exemplos das grandes indústrias nacionais e internacionais para evitar error.

Esse aprendizado pode ser adquirido observando outras empresas com a visita a feiras ou até em processos de benchmark para melhores práticas.

Para realizar o benchmark é necessário se informar sobre a disponibilidade e interesse da empresa que ensinará.

O custo com o aprendizado com certeza terá resultados satisfatórios.

Portanto, em todo estágio empresarial tanto no início, no desenvolvimento e no crescimento é necessário buscar aprendizado.

Enfim, espero que esse artigo tenha sido útil!

Afinal, você está pronto para abrir uma loja de cama, mesa e banho?

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • OLÁ JÁ A ALGUM TEMPO TENHO ESSA IDEIA NA CABAÇA DE MONTAR UMA LOJA DE CAMA,MESA E BANHO, JÁ PENSEI MUITO NESSA POSSIBILIDADE MAS PRETENDO ALGO PEQUENO PORÉM SATISFATÓRIO PARA MINHA LINHA DE CLIENTES, GOSTARIA DE SABER QUE PASSO INICIAL DEVO DAR. OBRIGADA!

  • Boa tarde gostaria muito de ter acesso a alguns valores de custo de casa produto pois preciso me organizar.

  • Boa tarde gostaria muito de ter acesso a alguns valores de custo de casa produto pois preciso me organizar

  • Gostaria de continuar recebebdo sempre esses emais, acho muito interessante, ultimamamente tem chegado na caixa se span.Obrigado.

Publicado por
Vinicius Gonçalves
Tags: Lojas

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