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Hoje em dia, no Brasil, qualquer empreendimento voltado ao seguimento da moda pode ser uma boa forma de investimento, dado o universo amplo e a capacidade de consumismo do brasileiro.

O segmento fashion está ganhando espaço no mercado brasileiro cada vez maior e pode ser uma boa oportunidade investir em um empreendimento no setor e uma opção é montar uma consultoria de moda.

O setor fashion anda bem aquecido no mercado nacional. De acordo com dados do Ministério da Cultura e da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil tem o sexto maior parque têxtil do mundo, além de ser o terceiro na produção de malhas e o segundo na produção de denim, material que fabrica o jeans. Os números são bem animadores e por isso investir é uma boa forma de montar o seu próprio negócio.

Mas o que é uma empresa de consultoria de moda

O nome parece mais complexo do que o negócio de fato é. Uma empresa de uma consultoria de moda é basicamente um empreendimento no qual funcionários são especialistas em se vestir e vão ajudar as pessoas a fazer isso de forma adequada no meio que elas convivem.

Normalmente quem trabalha na empresa é o personal stylist.

As consultorias de moda podem existir de duas formas: com atendimento a um cliente individual e a uma empresa oferecendo dicas e conhecimentos nos lançamentos de produtos.

Esta segunda opção é mais voltada ao atendimento de confecções, ou seja, fabricantes de roupas que querem profissionais atuando na escolha dos modelos a serem produzidos e posteriormente revendidos.

Um consultor de moda seria um profissional formado na área de moda em curso superior, técnico ou cursos de capacitações que entenda de estilismo, conceito de criação sem necessariamente saber costurar.

De fato, são poucos os estilistas hoje em dia que sabem costurar, eles apenas são responsáveis pela produção por trás da peça, ou seja, pelo desenho e como ela deve ser feita. A montagem é feita por uma costureira em.

Público-alvo e serviços ofertados em uma empresa de consultoria de moda

Com um seguimento tão específico, o empreendedor pode ficar preocupado com que tipo de empresas ou cliente irá lhe dar.

Além do setor de fabricação, podem ainda ser seus clientes lojas que vendam roupas, principalmente boutiques e lojas de grife que atuam com um nicho do mercado mais específico.

O trabalho em uma loja de roupas, seja ela qual for, é bem simples. A empresa de consultoria de moda envia um de seus funcionários especializado e este analisar as coleções oferecidas para o estabelecimento e quais deverão ser vendidas.

Este serviço, geralmente, acontece antes da loja fazer a compra, uma forma de avaliar com seus fornecedores e sua carta de produtos o que é viável ou não.

As lojas andam investindo bastante em ter seu próprio consultor de moda ou na prestação de serviços para evitar prejuízos.

Um dono de uma loja de roupas precisa comprar apenas o que é rentável e o consultor pode ajudar. Além disso, o profissional consultor pode auxiliar na montagem da vitrine com combinações mais atraentes para o cliente.

Logo, é preciso ter conhecimento de mercado, o público-alvo da loja e estar informado sobre as tendências do mercado para cada estação, primeiro que os compradores.

No entanto, também é possível trabalhar como consultor de moda para lojas. Este trabalho é superimportante, porque vai permitir que a loja seja atraente ou não para o consumidor.

Por isso, o consultor tem a necessidade de avaliar qual é o tipo de loja, quais são os estilos de roupa trabalhar e para o público-alvo do cliente o qual está prestando serviço.

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Para este tipo de serviço descrito acima, seus clientes são lojas de roupas que vendem, alugam, fabricam peças e donos de boutiques, outlets e até vendedores avulsos.

Uma forma da empresa de consultoria de moda atuar é prestando serviços de personal stylist, uma das formas mais famosas de moda no mercado atual.

Hoje em dia, se vestir bem é quase uma obrigação social e a preocupação em estar com a roupa certa pode requerer uma consultoria. Por isso, é cada vez mais comum pessoas contratarem uma empresa de consultoria de moda.

O personal atua no mercado indicando para os clientes quais roupas combinam melhor, dando dicas de compras, usando tecidos, cores e estilo pessoal a favor do corpo e forma da pessoa que contratou o serviço.

É um serviço bem pessoal e por isso exige muito conhecimento do universo fashion e até mesmo que o prestador acompanhe o cliente às compras em lojas de roupas e acessórios.

É um trabalho basicamente de formação de imagem pessoal. Esta pode ser uma forma bem rentável de atuar no mercado, já que os profissionais deste setor costumam cobrar por hora.

Para o serviço de prestação de consultoria pessoal, seus clientes podem ser qualquer pessoa, de classe média ou média alta, que tenha a imagem como um fator importante no convívio social.

Logo, podem ser advogados, pessoas ligadas a TV, comunicadores, empresários, políticos e demais figuras públicas, entre outros.

Concorrência do mercado para a empresa de consultoria de moda

A boa noticia é que este é um mercado novo e basicamente seus concorrentes são freelancers e atuantes esporádicos.

Em algumas cidades, ainda não existe empresa de consultoria de moda e por isso pode ser uma boa oportunidade de investir. Fuja de cidades interioranas com menos de cinco milhões de habitantes, não há mercado.

Estrutura básica, documentação e capital inicial a ser investido na empresa de consultoria de moda

Um fator animador para um propenso investidor neste modelo de empreendimento é que ele não deve gastar muito com estrutura.

A empresa de consultoria de moda não é uma fabricante, mas presta serviços e, na maioria das vezes, fora da empresa, o que quer dizer que não é preciso mais que um simples escritório com computador, arquivos e outros itens básicos.

Todavia, o escritório não deve ser nada básico, uma vez que você está lidando com imagem. Tente montar um ambiente mais moderno e voltado ao seu seguimento, ou seja, fashion.

Como a estrutura é simples, estima-se um gasto em capital inicial para a empresa de consultoria de moda de, em média, R$10.000,00 para montar a estrutura com espaço alugado.

Dependendo da cidade, pode custar menos ou mais, vai variar de acordo com o valor do ponto comercial. O retorno do capital inicial pode acontecer entre 12 e 24 meses após a abertura da empresa de consultoria de moda.

Quanto à documentação da empresa de consultoria de moda, é preciso ter CNPJ, uma vez que é preciso ter regularização para emitir nota fiscal, conta bancária em nome da empresa e até usar cartão de crédito como forma de pagamento. Estima-se um gasto médio de R$2.000,00 com toda a documentação básica.

Dicas para quem for atuar na empresa de consultoria de moda

Este é um dos setores mais mutantes do mercado. O empresário pode acordar amanhã e descobrir que já existem mais de cinco modelos como tendência para a estação e tudo mudou, por isso é importante estar informado sempre, seja pela web, revistas, jornais ou cursos.

Quanto à formação, claro que o dono de um negócio como uma empresa de consultoria de moda não precisa ser estilista, mas é preciso ter algum conhecimento sobre o setor.

Se esse não for o seu caso, ler a respeito e conversar com pessoas que atuam no ramo de atividade é uma boa pedida, bem como participar de feiras e workshops que é quase uma presença obrigatória para quem quer atuar neste seguimento do mercado.

Funcionários de uma empresa de consultoria de moda

Em teoria, todo mundo pode ser um consultor de moda se tiver conhecimento, mas é preciso ter pessoas capacitadas que podem ser profissionais de nível superior, já que o curso já existe no Brasil.

O dono da empresa de consultoria de moda pode também para se capacitar melhor fazer um curso de consultoria de imagem e também de análise de cores, que oferecem o básico de conhecimento para se inteirar no assunto.

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Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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Publicado por
Vinicius Gonçalves
Tags: Moda

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