5 Dicas Sobre Como Ser Detetive

como ser detetiveQuer se tornar um detetive? Veja as dicas que reunimos para você sobre como ser detetive.

Você é o tipo de pessoa apaixonada por filmes e séries que envolvem suspense e investigação, inclusive, muitas vezes já se imaginou dentro das cenas, participando das situações mais emocionantes? Você cogitou a possibilidade de ser um detetive? Muito mais do que um mero pensamento ou empolgação, trabalhar na investigação de diferentes fatos é uma profissão de sucesso em vários lugares do mundo.

A sua intenção é trabalhar como detetive? Esta é uma atividade que pode lhe render um bom salário no final do mês, sendo possível trabalhar de forma autônoma ou filiado a outras empresas. No entanto, para ingressar nesta área não basta apenas ter assistidos muitos filmes de suspense e investigação, pois também há que se ter conhecimentos profundos sobre as técnicas utilizadas para investigar pessoas ou situações em diferentes aspectos.

Está em busca de formas de obter uma boa renda? Veja nosso texto sobre como ganhar dinheiro.

Talvez possa parecer algo “simples”, mas não é, tanto é verdade que existem cursos de especialização para a pessoa se tornar detetive particular. Além disso, o trabalho de detetive exige muita discrição e sigilo profissional.

Para trabalhar como detetive é necessário fazer todos os cursos que servem para capacitar os profissionais, além de realizar treinamentos práticos para que o profissional tenha a oportunidade de entrar em contato com as situações que terá de enfrentar no seu dia a dia, o que o torna mais bem preparado para o mercado.

Ser detetive pode ser uma ótima ideia para você, ainda mais se está em busca de algo diferente para trabalhar. Porém, conseguir clientes e ganhar “nome” no mercado é uma tarefa árdua, justamente por isso criamos esse texto com ótimas informações sobre como ser um detetive.

Conheça Mais Sobre a Profissão Detetive

Para querer seguir uma carreira profissional é necessário conhecer tudo sobre ela. O detetive é o profissional que tem a responsabilidade de detectar um fato, investigando-o até que seja possível “desmascarar” as circunstâncias e obter as informações desejadas sobre determinado fato/pessoas que estão envolvidas. Basicamente, pode-se dizer que um detetive é um investigador, o qual pode desenvolver as suas atividades de forma autônoma, trabalhar para uma empresa ou para a polícia.

Os detetives que trabalham na modalidade de autônomo operam comercialmente, obtendo uma licença específica para que possam executar as suas atividades de acordo com os parâmetros da lei.

No cinema, estamos acostumados a associar a profissão de detetive à resolução de crimes, mas não é necessariamente uma obrigação deste profissional, visto que é possível investigar em diferentes situações como, por exemplo, descobrir a infidelidade de um cônjuge, sendo este um dos trabalhos mais requisitados no Brasil.

É bastante comum a busca por detetive para obter informações envolvendo casos de família, por isso o sigilo e ética são fatores imprescindíveis para exercer a profissão.

A profissão de detetive no Brasil é regularizada desde o ano de 1957, permitindo que os interessados possam se especializar através de cursos específicos e trabalhar de forma particular. Para ingressar neste ramo de atuação não é necessário ter uma formação superior específica, mas é importante ter conhecimentos sobre as leis brasileiras para não cometer nenhum ato ilegal, bem como realizar cursos de especialização, os quais são de curta duração.

Vantagens de Ser Detetive

Se você tem um dom natural para a curiosidade, estando sempre desenvolvendo métodos para descobrir as coisas que lhe interessam, trabalhar como detetive pode lhe trazer várias vantagens. Em primeiro lugar, ao optar pela forma autônoma, você pode fazer os seus próprios horários de trabalho, tendo mais liberdade do que em uma empresa.

Vai dar lucro?

A liberdade de horários costuma ser um dos fatores que mais influenciam as pessoas a optarem por trabalhar como detetive.

Além disso, as atividades desenvolvidas por um detetive podem ser extremamente lucrativas, uma vez que ele pode cobrar os seus serviços por pacotes completos ou por hora.

Por exemplo, uma hora de trabalho investigando uma determinada pessoa pode render entre R$ 100 reais e R$ 150 reais. O profissional tem a oportunidade de se dedicar a vários casos ao mesmo tempo, o que, consequentemente, faz com que ele aumente os seus lucros no final do mês.

O que normalmente dificulta a “vida de detetive” é conseguir clientes. A frequência de demanda por detetives ainda é baixa, sendo que muitas vezes sequer descobre-se da existência de um detetive na região. Normalmente estes profissionais costumam ser bem “escondidos”, atendendo, muitas vezes, localidades próximas e não a sua própria cidade.

Isso acontece por uma razão bem simples. Quando um detetive passa a se tornar muito “conhecido”, rapidamente a pessoa que for investigada descobrirá.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Como Ser Detetive

Você está decido a trabalhar como detetive? Conforme já foi dito, para entrar nesta profissão não basta ter o “faro” apurado para descobrir e investigar coisas, pois também é preciso conhecer todas as técnicas e métodos que permitem desvendar as situações de forma correta e discreta.

Com isso você terá de estudar as formas de se obter as informações, aparelhagens e até mesmo ética profissional para conquistar os seus clientes. Quer aprender tudo isso?

Vai dar lucro?

Acompanhe abaixo nossas dicas de como ser um detetive:

1- Formação Para Ser Detetive

É necessário ter uma formação acadêmica para trabalhar como detetive? Não, esta profissão não exige ensino superior. Porém, fazer o curso específico para atuar como detetive é fundamental, sem ele o profissional não pode obter as autorizações legais para colocar as suas atividades em prática, além de estar sujeito à aplicação de multas, podendo ter o seu estabelecimento fechado se trabalhar de forma autônoma.

Portanto, a primeira coisa a fazer é se matricular em um curso de detetive particular. Nesta área de estudo você aprenderá todas as questões sobre a profissão de detetive, além de estudar tópicos extremamente relevantes, por exemplo, como usar a fotografia para investigar, noções de direito criminal, técnicas de discrição e perseguição, além de como construir relatórios e operar equipamentos eletrônicos de “espionagem”.

2- Conhecimentos Sobre Leis Para Ser Detetive

No curso específico para ser detetive o aluno irá estudar noções sobre direito criminal, mas para ser um profissional mais bem qualificado e que tenha total segurança na hora de desenvolver as suas atividades é recomendado fazer cursos básicos para conhecer mais sobre as leis que regem a profissão de detetive.

Dessa maneira o profissional tem total autonomia sobre as suas ações, sabendo até que ponto pode avançar nas situações de investigação, evitando invadir a privacidade alheia excessivamente ou praticar atos ilegais, que posteriormente venham a trazer problemas como processos judiciais, transtornos e prejuízos financeiros. Quanto mais você souber sobre os seus limites como detetive, menos riscos de enfrentar problemas no exercício das suas tarefas terá.

3- Detetive Aprenderá a Operar Aparelhos Tecnológicos

Para ser um detetive de sucesso é necessário ter intuição, conhecimentos específicos sobre as estratégias a serem aplicadas para investigação e também estar alinhado com as tecnologias da atualidade, estas que são de fundamental importância para que os profissionais possam produzir provas para apresentar para as pessoas que estão pagando os seus honorários para desvendar um determinado mistério.

Levando isso em consideração é recomendado saber como operar os aparelhos tecnológicos como, por exemplo, computador com internet, câmera fotográfica profissional, filmadora pequena própria para detetive, micro-câmeras, microfones, entre outros itens que ajudam a captar provas para que não haja dúvida sobre os fatos que são desvendados.

Muitos dos equipamentos utilizados pelo detetive podem ser encontrados em comércios específicos para o profissional ou lojas de informática.

4- Trabalho do Detetive

Para trabalhar como detetive depois de completar o curso específico você pode buscar uma vaga de emprego nas agências que contratam os serviços de detetives ou montar o seu próprio escritório de investigação. Neste último caso, é necessário obter todas as autorizações legais para que seja possível operar as suas atividades, registrando o negócio na categoria de empresa.

Outra opção para trabalhar como detetive é oferecer os seus serviços diretamente para os clientes, dispensando a necessidade de montar uma estrutura física. Nesta situação o profissional deve investir na divulgação dos serviços, podendo montar um site para especificar todas os casos que atende e as atividades que é capaz de praticar, além de saber operar todos os equipamentos tecnológicos que o ajudam a registrar os momentos que se configuram como provas para os contratantes.

Procurar por empresas de criação de sites pode ser uma ótima opção, com isso você irá ter um site profissional e bem atrativo para os clientes que visitarem.

5- Cursos de Defesa Pessoal Para Detetive

O detetive é um profissional que tem que ter o máximo de discrição no momento em que está investigando um caso, principalmente quando está seguindo a pessoa que é alvo do seu contratante. No entanto, mesmo sendo discreto, esta profissão pode lhe colocar em riscos, dependendo do tipo de pessoa que está sendo investigada.

Sendo assim, para não ser pego desprevenido ou ficar suscetível a ataques de terceiros, é recomendado que o detetive realize cursos de defesa pessoal, dominando pelo menos uma arte marcial, o que lhe permite se defender se for surpreendido. Também é importante que o detetive saiba preservar a sua identidade, pois se muitas pessoas souberem da sua profissão ficará mais difícil de investigar.

Pronto Para Iniciar Nessa Aventura e Ser Detetive? Deixe Suas Dúvidas Nos Comentários!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo montar uma escola de informática: Estrutura, Investimento e Dicas
Próximo artigoComo montar uma vidraçaria – Investimento, Estrutura e Divulgação
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here