Como Montar Uma Revistaria

Compartilhe!

Negócio Lucrativo [FERRAMENTA]

Invista o mínimo, evite a falta de capital e ajuste os números para LUCRATIVIDADE máxima. Funciona para Novos Negócios e empresas estabelecidas. Baixar

Veja o passo a passo para montar uma revistaria. A chegada da internet e o acesso às informações de maneira digital abalou um pouco o mercado das bancas de revistas, mas nada que tenha extinguido o ramo das revistarias.

Para montar uma revistaria e competir com o formato eletrônico algumas Revistarias estão se apresentando no mercado de forma mais criativa e formato mais completo. Algumas revistarias diferenciam seus serviços oferendo acesso à internet, café expresso, lanche e um ambiente mais arrojado.

Revistarias e o mercado

O mercado de revistaria abrange clientes de todos os sexos e idades, pois atualmente as pessoas estão mais conscientes da importância da informação, buscando no meio digital ou físico.

Existe um nicho de mercado que sempre consumirá jornais, revistas e outros produtos oferecidos em revistaria basta que a empresa esteja localizada próxima aos clientes.

Localização das revistarias

A escolha da localização é importante em todo negócio e deve levar em conta o público-alvo. É preciso observar quem circula no local, quais as preferências, gostos e o que buscam.

As revistarias constituem mais um daqueles negócios em que a localização deve estar estrategicamente situada onde há um fluxo intenso e variado de pessoas. Por isso, é ideal que as revistarias se situem em espaços como rodoviárias, aeroportos, área hospitalar e centros empresariais.

Organização do processo produtivo de uma revistaria

A estrutura de uma revistaria deverá estar protegida contra assaltos, chuvas, excesso de sol e etc. A estrutura básica de uma revistaria conterá prateleiras, porta-jornais e balcão; tudo deverá ser apresentado de forma que encante o cliente, com pôsteres promocionais interessantes.  Use combinação de cores alegres, capriche na arrumação e tenha uma disposição de produtos do tipo ”compras por impulso” que com certeza trará lucros.

Os produtos para compras por impulso são compostos por cartões telefônicos, cigarros, doces, carregamento para celulares e até máquinas de refrigerantes. Algumas revistarias têm  ainda à disposição freezer de picolés e sorvetes.

A arrumação das revistas deve obedecer à estratégia de vendas, pois a arrumação deve ser de forma que na entrada da revistaria os clientes encontrem revistas para todos os públicos-alvo, exemplo: revistas teen, revistas de moda, revistas masculinas e jornais de todos os tipos: de noticias, econômicos, para empregos, etc.

Automação de uma Revistaria

Atualmente, a automação tem sido um fator decisivo em qualquer negócio, até mesmo para revistarias. Por isso, o empresário deve ficar atento às possibilidades de automação, como softwares com aplicativos que integram distribuidores e revendedores. Alguns desses aplicativos são fornecidos pelas próprias distribuidoras como a Abril e editora Globo.

Os aplicativos devem conter também controle de vendas, cadastro de clientes, de fornecedores e permitir consultas automáticas de estoques e um módulo contábil que contenha aplicativos com inventários, lançamentos de fluxo de caixa e organização das contas a pagar.

Veja como montar uma livraria.

Investimento e Capital de Giro em uma Revistaria

O investimento inicial necessário para abertura de uma revistaria é considerado médio e gira em torno de 60 a 75 mil reais.

Lembramos que todo investimento deve ser acompanhado de um planejamento financeiro que deve estar listado no Plano de Negócios e que considere um retorno financeiro em determinado tempo, pois deve levar em conta as variações nas vendas e o valor necessário de para manter o negócio sem que o empresário recorra a empréstimo bancário.  E para não se atrapalhar com as contas e estar sempre com as finanças em dia, controlando gastos e receitas é necessário calcular o Capital de Giro.

O Capital de Giro calcula a eficiência financeira da empresa de forma que considerando contas a pagar e a receber e estoques, a empresa ainda tenha liquidez para suprir suas necessidades, ou seja, considerando que a empresa tem custos e obrigações a curto e longo prazo, o capital de giro será usado exatamente para suprir as de curto prazo.

Uma das equações mais importantes do Capital de Giro deve considerar a gestão de estoques, pois os estoques “encalhados” só geram gastos. Assim, é importante prestar atenção na compra dos estoques e pedir a quantidade certa de jornais e revistas. Portanto, a providência a ser tomada para evitar excesso de custos com estoques, é pedir o que vende.

Exemplificando isso com cálculos, temos:

Valor do estoque: 23.350 reais

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


CMV= Custo de Mercadorias Vendidas.

= CMV/Faturamento=70% *20.000

CMV/dias do mês=14.000/30=467,00

Prazo Médio de Estocagem= 23.350/467=50

Por esse cálculo vemos que para não ter prejuízo a empresa deve pedir estoque dentro de 50 dias.

Informações Fiscais e Tributárias

Para quem se interessa em montar uma revistaria, uma boa noticia é que a revistaria pode optar pelo Simples Nacional – que é o Sistema que rege o Regime Especial Unificado de Tributos e Contribuições.

É necessário, portanto, que a revistaria seja uma MPE (Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte), ou seja, que o seu faturamento mensal não ultrapasse 240 mil reais.

O importante é que no recolhimento do simples, os impostos são arrecadados em documento único com alíquotas de 4% à 11,6%. No documento único contém os seguintes impostos: IRPJ, CSLL, ICMS e INSS. Lembrando que o sistema é flexível e com possibilidades de substituições tributárias de acordo com o negócio optante.

As regras trabalhistas também são mais simples para os optantes deste sistema.

Veja também:

O que achou do nosso passo a passo para montar uma revistaria? Comente!

Fique Atualizado
Receba Sacadas de Negócios Diretamente no seu E-mail

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • Somos uma empresa na fabricação de Bancas e Revistarias com quase 10 anos no mercado, sempre inovando e trazendo para você. Estamos localizados em Santa Bárbara d'Oeste. Entre em contato conosco ou faça-nos uma visita. A nossa equipe está a disposição para ajudá-los. (19) 3463-3600

  • TENHO INTERESSE EM MONTAR UMA REVISTARIA, E GOSTEI MUITO DAS ORIENTAÇÕES DE VOCÊS, MUITO O0BRIGADO. JOSE ALMIRO.

  • Moro em Macapá-AP, estou pretendendo abrir uma banca de revista, já tenho um ponto/box em alvenaria todo lajotado medindo mais ou menos uns 10 m²,porta de ferro com grade, estou mandando confeccionar as prateleiras e estou procurando distribuidores de revistas para abrir
    a minha revistaria : aceito sugestão e fornecimento de revistas.

  • Para garantir o investimento contra imprevistos, não se deve esquecer de contratar um seguro adequado ao tipo de negócio.

  • Tenho interesse em montar uma loja de Presentes e Artezanato. Voces tem alguma materia sobre isto?

Publicado por
Vinicius Gonçalves

→ NÃO monte seu negócio Sem Ver Este Vídeo. #É SÉRIO  VER AGORA ►