Como montar uma loja [Dicas Exclusivas que Funcionam]

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Ter seu negócio próprio e montar uma loja é o sonho de diversas pessoas que buscam a estabilidade financeira e querem deixar de depender de um emprego em outra empresa. Mas como montar uma loja? Confira dicas que poderão te ajudar a ter seu próprio dinheiro fazendo o que gosta.

Faça um planejamento antes de montar uma loja

Como em qualquer tipo de negócio, montar uma loja exige planejamento do negócio para que as chances de sucesso sejam maiores. Montar um Plano de Negócios e fazer uma pesquisa de mercado são etapas importantes para montar uma loja, mas perguntas essenciais devem ser respondidas antes de qualquer coisa. Algumas coisas que deve saber é:

  • Qual o tipo de negócio que quero abrir?

Entre as diversas opções que existem para montar uma loja, tem sempre aquelas que você não gosta ou outras em que possui mais afinidade. Saber qual a melhor escolha em relação às afinidades que possui é muito importante, pois não poderá ter um negócio de sucesso se não gostar do que faz.

Assim como gostar do que faz é um ponto importante para o sucesso da loja, ter experiência na área é um diferencial e aumenta muito as porcentagens de sucesso do negócio. Por exemplo, montar uma loja de móveis sendo que sequer conhece a média de preço de mercado, gosto do público, fornecedores, etc.

Veja como abrir uma loja de açaí.

  • Quem é meu público-alvo?

Você tem que ter em mente para quem quer vender a fim de poder definir melhor o foco de sua loja.

Mesmo depois de definir o seu tipo de negócio preferido, há ocasiões em que dá para focar mais de um público-alvo. Por exemplo, se você vai montar uma loja de roupas, poderá vender tanto roupas para um público mais simples como para um padrão mais alto.

O mesmo vale para o tipo de roupa que será vendido: adulta, infantil, masculina, feminina, tamanhos padrões, tamanhos grandes, esportivas, sociais, variadas, etc.

Quando você possui um negócio bem definido, fica fácil saber quem é seu público-alvo e onde deve focar para colher bons frutos.

  • Quais os hábitos de compra dos seus consumidores?

Saber se seu consumidor costuma ir sempre à loja comprar alguma coisa, se pede para alguém comprar para ele, se prefere comprar pela internet ou como costuma agir diante de uma compra é essencial ao montar uma loja, pois poderá definir se haverá uma loja virtual ou física ou até mesmo ambas.

Neste caso, lembre-se que uma loja física e uma virtual exigem cuidados diferentes que devem ser respeitados na fase de planejamento para que ambas possam dar lucro.

Lembre-se sempre de responder a estas perguntas com calma e sinceridade porque o maior prejudicado ou beneficiado com estas respostas é você mesmo.

Estude a concorrência antes de montar uma loja

Depois de definir todo o seu negócio, saber quem é seu público-alvo e como ele costuma comprar, é o momento de ver quem são seus concorrentes diretos e indiretos.

Tudo vai depender do tipo de negócio que vai abrir, mas de modo geral é importante saber quem vende os mesmos produtos que você ou outros que possuam a mesma função dos seus produtos e podem concorrer indiretamente com ele.

Vá enumerando um a um e depois veja se os mesmos estão presentes em lojas físicas ou virtuais para saber onde a concorrência é maior e poder traçar as melhores estratégias posteriormente.

Outro ponto importante a ser analisado na concorrência antes de montar uma loja é se o público-alvo de seus concorrentes é o mesmo que você pretende atingir, ou seja, não adianta vender a mesma coisa ou algo que forneça o mesmo valor se o foco dele é classe média alta e o seu é classe média baixa.

Desta forma, as estratégias serão diferentes e por mais que ele venda a mesma coisa que sua loja, não terá nenhum interesse em atrair os seus consumidores, assim como você não terá interesse no público deles.

Tente fazer uma lista primeiro com os concorrentes que vendem o mesmo produto e acrescente os de produtos similares. Depois, filtre-os através do público atingido, diminuindo as opções de comparações entre todos. Afinal, são muitas lojas que deve avaliar.

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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Cuidado ao escolher o ponto comercial para montar uma loja

Para montar uma loja, a escolha do ponto comercial representa quase 50% das chances de sucesso do negócio, pois se o mesmo não é bem visto aos olhos dos clientes, as chances de conseguir ganhar dinheiro com sua empresa diminuem pela metade.

Para escolher o ponto comercial melhor a fim de montar uma loja, leve sempre em consideração o seu tipo de negócio, público-alvo, hábitos de consumo do público-alvo e concorrência, ou seja, tudo que teve que ser analisado até o momento.

Estes fatores mostrarão qual a melhor região e qual o espaço necessário bem como porte do estabelecimento que vai precisar para montar uma loja de acordo com seus objetivos.

Vale lembrar que ao optar montar uma loja virtual, o seu ponto comercial inclui desde a escolha do domínio até o layout escolhido para a página de e-commerce ou como estarão dispostos os produtos nos menus, etc.

A visibilidade é palavra-chave quando o assunto é escolher o melhor local para instalar uma loja, pois quanto mais for vista, mais atrairá os clientes. Da mesma forma, leve em conta detalhes como estacionamento, movimento na região, etc.

Escolha uma equipe adequada para montar uma loja

Não adianta saber qual o seu negócio, ter seu público definido e conhecer todos os hábitos de consumo dos mesmos, saber quem são seus concorrentes diretos e indiretos e estar no melhor ponto da cidade se não houve uma boa equipe para montar uma loja com alto padrão de atendimento.

O maior diferencial de uma empresa, atualmente, são os colaboradores, e no caso de uma loja, os vendedores farão toda a diferença no momento de vender e oferecer o produto certo, de maneira certa.

Não tenha medo de realizar treinamentos antes de montar uma loja e deixar todos os colaborados aptos para o melhor atendimento, pois este fator unido com os demais anteriores aumenta em grande porcentagem as chances de sucesso do seu negócio.

Invista em divulgação ao montar uma loja

Não tem como montar uma loja perfeita e não divulgá-la, seja off ou online. Para isso, leve sempre em conta onde o seu público-alvo está e qual a melhor forma de atingi-lo.

Por exemplo, se for um público voltado à tecnologia, o lugar mais fácil de encontrá-los é através de anúncios na internet, links patrocinados, e-mail marketing, SMS no celular, etc. Já se for um público leigo e alheio às mudanças tecnológicas, pode ser mais viável investir em panfletos, revistas, jornais, outdoors, etc.

Caso não consiga identificar o melhor meio de comunicação para atingir o seu público, não hesite em contratar uma agência de marketing, pois haverá pessoal especializado para indicar a melhor forma de divulgação para seu novo negócio.

Inclusive, no início do negócio é onde deve ser ainda mais investido em divulgação para que todos acompanhem a evolução da empresa.

Seguindo este passo a passo simples, montar uma loja acaba sendo uma tarefa não tão complicada como parece e traz lucros muito maiores do que os esperados. Porém, lembre-se que todo negócio pode ter seus altos e baixos e é bom estar preparado para isso ao montar uma loja e começar a investir em um negócio próprio.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • Bom dia pessoal.
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    Boa sorte!!

  • Ola bom dia estou querendo abrir hum banho e tosa mais meu capital e de 1500 reais o que posso fazer., comprar equipamento usado, e qual o novo que eu nao possa abrir mao que tem quer ser novo gostaria muito quer me esclarecese essa duvida obrigado

  • Adorei as dicas. Mais ja tenho o meu negocio,uma loja de criancas gostava de saber o q poderia fazer para aumentar as minhas vendas.

  • Tenho um ponto comercial com 140m² na cidade de Ibiúna - SP estou procurando alguma representação, ou distribuição. Aceito contatos.

  • Excelente, Essas dicas me ajudaram muito para concluir um trabalho de conclusão em um curso de Administração!

  • QUERO ABRIR MEU PROPRIO NEGOCIO ,TRABALHAR COM PRODUTOS DA LOREAL,E TAMBEM,ASSESORIOS DA MODA.MAIS NÃO TENHO DINHEIRO,MINHA CONTA BANCARIA ESTAR ZERO,TENHO CORAGEM É DISPOSIÇÃO,PRA TRABALHA.OQUE FAZER.

  • Quero ter informações de como conseguir fornecedores de malhas.Estou cotando e tenho urgencia. Deus abençoe. Letícia.

  • Olá , trabalho numa empresa de seguros de carro e moto sou secretária nesta empresa , gosto muito do que faço mas meus planos estão um pouco distantes dali , pretendo em breve montar meu próprio negocio , tenho uma vontade enorme de abrir uma empresa de peças intimas penso nisso desde que comecei a trabalhar e comecei a lidar com publico aderir conhecimentos e espero um dia tornar esse sonho real ...

Publicado por
Vinicius Gonçalves
Tags: Montar Loja

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