Como Montar Uma Loja de Veículos Usados

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Com o aumento do poder aquisitivo e das facilidades de pagamento, os carros tornaram-se mais populares, inclusive os carros usados. Assim montar uma loja de veículos usados pode ser um negócio.

A cada ano que se passa mais e mais pessoas acabam adquirindo um carro. Mas nem todas as pessoas vão às lojas para adquirirem os veículos novos, por ainda não poderem pagar por eles. Recorrem então aos de segunda mão. Por conta desse cenário, muitos empreendedores que buscam ideias para abrir uma empresa investem em uma loja de veículos usados.

Mercado de veículos usados

Como muitos brasileiros não podem comprar carro zero, mesmo que as prestações sejam facilitadas em até 72 vezes e sem entrada, porque as parcelas ainda assim ficam muito caras para alguns segmentos sociais e esses optam pelos veículos mais antigos, uma maneira de conseguirem o tão sonhado automóvel.

Contudo, geralmente o que ocorre é que a diferença entre o pagamento feito no carro novo e o antigo não é muita, dependendo da cidade, por isso, aqueles que vão abrir o seu negócio precisam estar atentos para esse fato.

Quem são os clientes da loja

Os compradores de veículos usados são aqueles que não podem pagar por um zero ou que não querem gastar muito com carro, mas que querem algo com a mecânica em dia. Porém, isso é um dado que só pode ser quantificado e qualificado por meio de pesquisa de mercado. Só esses estudos são capazes de relatar as verdadeiras facetas dos possíveis compradores.

Se realmente for constatado que são em geral pessoas que não podem pagar por veículos zeros, é importante então ter um atrativo básico para reter esse tipo de clientela: preços em conta. Sem esse dado, fica praticamente impossível conseguir algo, porque se os valores oferecidos pela nova loja forem simplesmente muito próximos aos dos carros novos, as pessoas com certeza vão optar pelos automóveis saídos de fábrica.

Análise da concorrência

Antes mesmo de abrir as portas para os clientes, o empreendedor deve ter muita atenção e pesquisar bastante para garantir o seu futuro sucesso. Os estudos realizados vão apontar para os tipos de clientes. Dados como classe social, renda, bairro de residência e ainda hábitos são muito importantes para que o dono do negócio saiba exatamente onde investir.

A concorrência não fica para trás. Ela também recebe muita atenção e deve receber mesmo daqueles que vão abrir um negócio. É papel dos empreendedores tentar identificar quais são os desejos dos consumidores que não estão sendo atendidos, assim como as suas necessidades. Dessa maneira, é possível agir em cima desses dados e transformá-los em potenciais informações para um possível diferencial.

A concorrência é importante e deve ser analisada, porque ela dá subsídios sobre o mercado existente. É a partir dela também que é perfeitamente possível imaginar segmentos que ainda não são atendidos.

Localização da loja de veículos usados

O dono do negócio deve escolher um lugar que seja em ruas movimentadas e próxima a um estacionamento, para chamar a atenção de todos que passam: sejam eles transeuntes ou motoristas. O importante é usar os carros na porta da loja para chamar atenção.

Outro ponto interessante também é aquele que fica próximo aos transportes públicos, tais como ônibus, trens e metrô, para que os interessados em comprar carros usados possam ter como chegar e ir embora com conforto, sem grandes dificuldades de locomoção.

Também é interessante notar que o local precisa ser atendido por telefone, água, luz, serviços de esgoto e segurança, pois nada pior do que um lugar que não tenha esses serviços básicos.

Funcionários devem ser bem treinados

Os funcionários devem ser escolhidos com muita atenção pelo empreendedor, pois todos são pontos de contato que o cliente tem com a loja de veículos usados. O setor de atendimento é o mais importante, pois ele representa uma parte muito especial através da qual a clientela chega à loja. Se esse setor da empresa não for muito eficiente e tiver características negativas, é bem provável que os possíveis consumidores não retornem mais.

Hoje em dia, a razão é a do cliente, sempre. Ele deve ser bajulado pelos funcionários, deve sempre ter muita atenção e quem vai abrir um negócio precisa saber que a satisfação não é apenas pelo produto, mas por tudo o que envolve. Nesse caso de veículos usados pode ser o conforto de ter um automóvel, a segurança de andar pelas ruas da cidade sem maiores riscos, a agilidade de chegar aos locais e muitos outros.

Isso tudo diz respeito à imagem que a loja terá, por conta disso, é importante investir pesado em outros setores também, como o marketing, por exemplo.

Como divulgar o negócio

É necessário levar em consideração que todo e qualquer negócio precisa ser divulgado para conseguir o sucesso e isso precisa ser feito junto ao público-alvo. Dessa maneira, o empresário precisa conhecer a fundo quem são os seus consumidores para saber exatamente em qual mídia precisará divulgar todo o seu trabalho.

Os gastos feitos com propaganda não precisam ser exatamente muito grandes, mas devem ser eficientes. Colocar os carros na porta da loja é uma maneira de chamar atenção, anunciar em jornais de bairro é outra forma, montar um site é ainda mais interessante, porque a partir dele pode haver compartilhamento de informações.

Por falar em publicidade na internet, existem diversos portais onde há uma reunião de outros sites de lojas de vendas de automóveis. Uma possibilidade então muito boa para o empreendedor que está chegando é fazer parte desses grandes portais, anunciar neles.

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Por exemplo, os clientes podem entrar no tal portal, definir o carro, a marca, o modelo, o ano, a variação de preço, o estado e a cidade onde pretende fazer sua compra. Após isso, é mostrada uma lista onde são reveladas as fotos dos automóveis, os preços que são oferecidos em cada loja e todos os dados dos vendedores.

A novidade também é que esses sites estão todos nas redes sociais, facilitando ainda mais o trabalho feito pelo empreendedor, a partir do momento em que os dados buscados podem ser compartilhados pelas redes sociais dos clientes.

Dessa forma, anunciar nesses tipos de grandes sites é muito positivo porque é um tipo de trabalho que fala diretamente com o público pretendido.

Dicas de negócio

Quem quer fomentar as vendas de veículos usados não pode perder a oportunidade de estar nos grandes feirões de automóveis que ocorrem em todo o Brasil. Nesses eventos, as principais lojas comercializam os carros a preços mais em conta do que os praticados normalmente e as facilidades de pagamento são imensas.

Outra dica de negócio é estar atualizado a respeito do mercado de veículos. Se for novo ou usado, o empreendedor precisa saber de tudo, mas é claro que precisa estar muito focado naquele que é o seu segmento: o de carros usados. Existem determinadas nuances que são só vistas de perto.

Mais uma orientação para aqueles que estão chegando ao mercado é oferecer serviços que por ventura não sejam feitos pela concorrência. Se preferir, venda produtos ou acessórios que possam complementar a funcionalidade ou beleza dos veículos para ajudar ainda mais a atrair clientes.

As parcerias também são fundamentais para quem quer o sucesso do seu empreendimento. Por exemplo, uma loja de veículos usados pode perfeitamente se aliar a empresas que fazem aplicação de insulfilm e oferecer promoções aos clientes.

Quem vai atuar nesse ramo de atividade deve ter um planejamento de negócio e saber que a contratação de pessoal requer certa dedicação. Isso, porque como o produto a ser comercializado não é algo tão barato, então os vendedores precisam ter certas características que sejam suficientes para perceber o que os clientes querem e não conseguem expressar, devem ser atenciosos, educados, livres de preconceitos, ágeis, pró-ativos e muito, muito dedicados. Isso tudo contribui para que uma venda seja feita, até porque o atendimento é fundamental, ele é contato principal que o consumidor tem com o estabelecimento.

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Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • como ja entendo do assunto de veiculo, tenho certeza que estou preparado para crecer no ramo de atividade lojista, preciso apenas de facilide pra começa,r como por exemplo: capital de giro

  • parabens pelas dicas que obtive com voces e pretendo aprender muito mais qualquer novas dicas estarei a disposição no email muito obrigado!

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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