Como montar uma loja de eletrodomésticos do ZERO

Advertisement
Compartilhe!

Negócio Lucrativo [FERRAMENTA]

Invista o mínimo, evite a falta de capital e ajuste os números para LUCRATIVIDADE máxima. Funciona para Novos Negócios e empresas estabelecidas. Baixar

Os avanços tecnológicos e o aumento do poder aquisitivo da população “aquecem” o mercado de eletrodomésticos no Brasil. Para quem tem conhecimento na área, pode ser um bom negócio montar uma loja de eletrodomésticos. A gama e os usos de eletrodomésticos são variados e apresentam boa rentabilidade. Porém, o administrador deverá ter uma disciplina financeira para manter o negócio estável e com expectativa de vida a longo prazo. Isso, porque o investimento inicial necessário para a loja de eletrodomésticos é pesado.

Várias marcas e modelos de eletrodomésticos estão disponíveis no mercado atualmente. Procure focar seu público-alvo e escolha os modelos mais vendidos e os disponibilize em sua loja.

Investindo na empresa

O valor para o investimento em uma loja de eletrodoméstico é um tanto quanto elevado se comparado com outras lojas, devido ao valor de compra dos produtos que serão comercializados.

Com isso, a primeira coisa a se definir é planejar o investimento inicial, que será o dinheiro necessário para inaugurar a loja de eletrodomésticos com todos os recursos básicos para o seu funcionamento. Faça uma lista dos recursos necessários e dos gastos previstos com a listagem a seguir:

  • Capital de giro
  • Custos, despesas e investimentos
  • Estoque de produtos
  • Colaboradores necessários
  • Equipamentos para o funcionamento da loja
  • Serviços terceirizados necessário para a empresa
  • Documentação para regularizar a loja
  • Aluguel ou compra de imóvel
  • Site para loja virtual

Capital de giro

Depois de realizar o planejamento financeiro e decidir se é viável seguir com o projeto, pense no capital de giro de sua loja de eletrodoméstico, pois ele é peça fundamental para manter o funcionamento e a saúde financeira do empreendimento. O capital de giro é um dinheiro reservado para ser reinvestido no negócio e para ser utilizado com despesas e outros itens.

O empreendedor deve ficar atento aos custos, gastos e outros itens que podem estar diminuindo o desempenho do capital de giro. Monte um sistema de controle financeiro de tudo que acontece em sua empresa, visualize todos os aspectos financeiros relacionados e veja onde há conflitos e interferências no desempenho monetário da empresa.

Algumas situações podem afetar o seu capital de giro como, por exemplo:

  • Variações periódicas de custos e despesas
  • Vendas em baixa
  • Inadimplência de clientes
  • Financiamentos de diversos bens utilizados pela empresa
  • Investimento em serviços terceirizados e similares

Exigências legais específicas

Para o negócio iniciar devidamente legalizado e não ter problemas futuros, uma série de procedimentos devem ser tomados para que a empresa opere de modo adequado. Vários órgãos devem ser consultados  para cadastro da loja.

Veja alguns registros e documentações necessárias antes de iniciar a sua empresa:

  • Registro na Junta Comercial de sua região
  • Registro e consulta na Secretaria da Receita Federal para obtenção do CNPJ
  • Secretária Estadual da Fazenda
  • Prefeitura do Município para obtenção do alvará de funcionamento
  • Registro e enquadramento na Entidade Sindical Patronal
  • Cadastro na Caixa Econômica Federal no sistema de conectividade social como o INSS e FGTS
  • Corpo de bombeiros

O empreendedor também deve obter o alvará de licença sanitária. Para ter em mãos esse documento deve consultar a Vigilância Sanitária e assim, operar o seu negócio de acordo com suas normas.

Estrutura

Para uma loja de eletrodomésticos o espaço disponível deve ser, no mínimo, de 120 metros quadrados.

Nessa área poderá ser montada a parte de exposição de eletrodomésticos, sala de espera ou bancos para clientes que esperam atendimento da área financeira ou administrativa, caixas, balcão do setor de atendimento, sala da administração, banheiro e sala para os funcionários.

Além disso, é importante ter um espaço para o estoque e até outros departamentos, de acordo com a sua necessidade.

O importante é montar um ambiente que tenha uma atmosfera agradável, com produtos bem expostos para aumentar as chances do cliente realizar uma compra. O planejamento do espaço também será importante para deixar os itens similares mais próximos, separando os eletrodomésticos por setor e facilitando o atendimento.

Você pode se interessar também pelo conteúdo sobre como abrir uma loja de eletrônicos.

Contratação de colaboradores

A quantidade de colaboradores está relacionada diretamente com o tamanho do seu empreendimento e também com o planejamento feito para montar a sua loja de eletrodomésticos. A escolha das funções também irá depender dos objetivos de cada empreendedor.

Na maioria dos casos, o empreendedor terá a necessidade de tais colaboradores:

  • Um administrador para gerenciar o negócio que pode ser o próprio empreendedor
  • Caixas para efetuar as compras feitas pelo cliente. O requisito mínimo para esses colaboradores é ter boa comunicação com os clientes e habilidade em matemática.
  • Vendedores para promover os produtos e destacar as suas qualidades. Necessário que seja bem comunicativo, ter uma boa dicção, conhecimento sobre os produtos que estão sendo vendidos e saber ter um bom relacionamento com a clientela que chega à loja
  • Crediaristas
  • Estoquistas, entregadores e montadores
  • Colaboradores para serviços gerais

É importante sempre motivar a equipe e oferecer benefícios, como comissão e possibilidade de crescimento de carreira. Caso a sua loja cresça, contrate um profissional de RH para motivar a equipe e com isso gerar resultados, tudo de forma construtiva e agradável.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Processo de vendas

Montar a maneira como a empresa irá funcionar é fundamental para ter um fluxo de venda com ciclo fechado e também com eficiência e qualidade, O ideal é fazer um diagrama dos mecanismos internos de vendas de sua empresa para ter uma noção geral e fazer mudanças positivas regularmente.

Uma das primeiras etapas será colocar todos os produtos em exposição e montar o ambiente para satisfazer os clientes. Depois disso, os clientes irão visitar a sua loja de eletrodomésticos, conhecer os produtos e tomar a sua decisão de compra de acordo com os seus critérios.

A tática para vender é centrar no bom atendimento e na disposição dos vendedores dentro da loja para que todos os visitantes sejam abordados de forma correta.

Para motivar o cliente a fazer compras na loja, o vendedor irá abordá-lo de forma positiva, apresentando os produtos com o seu conhecimento de modo a convidar o cliente a realizar a compra. Ele também irá fornecer informações sobre sobre preços e prazos.

Depois da compra por parte do cliente, vem a etapa da entrega do produto no endereço do cliente.  A retirada pode ser no balcão ou entrega em domicílio. A equipe de entrega entra em ação para entregar o mais rápido possível.

Ofereça ainda uma assistência pós-venda e um canal de ouvidoria. Essas ações são importantes para você avaliar o seu negócio e melhorar onde precisar. Procur entender as necessidades dos clientes e promover soluções e promova ações antevendo os concorrentes para aumentar os lucros.

Ficou interessado em montar uma loja de eletrodomésticos? Pesquise, planeje e vá à luta!

Fique Atualizado
Receba Sacadas de Negócios Diretamente no seu E-mail

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • BOA TARDE !!!
    Quero monta um negocio pra mim mas esto em duvida se sera lucrativo pra mim nao perde tudo,pois eu ja esto analisando tudo em breve montarei sera uma loja de eletro domestico o plano eu tenho so nao tenho o capital !!! rs

  • Rodrigo, estou na missão de planejar e desenvolver o negócio voltado para eletrodomestico,procuro parceiros para troca de informações, bem como conhecimento na gestão de compras, o que até o momento não possuo, pode ser um bom negócio ou um negócio inviavel pela concorrencia inerente, mas preciso ir até a conclusão.

  • Bom dia!!
    Quero montar um negocio mas ainda não sei o que montar, estou em duvidas.
    Hoje eu trabalho como gerente comercial em uma industria multinacional.
    Podem me dá alguma sugestão?

Publicado por
Vinicius Gonçalves
Tags: Como Montar

→ NÃO monte seu negócio Sem Ver Este Vídeo. #É SÉRIO  VER AGORA ►