Negócio Lucrativo [FERRAMENTA]
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Crianças e adultos gostam de chocolate, mesmo que não sejam unanimidade é uma boa parcela da população e por isso montar uma fábrica de chocolates é uma boa dica de investimento.
Uma forma de atuar com o chocolate é sendo fabricante, que requer um alto investimento, mas pode oferecer também uma boa parcela de lucro anual. Para quem não sabe, uma fábrica de chocolates é um tipo de atuação que vai modificar uma matéria-prima em outros produtos que serão comercializados.
Com base na tecnologia usada na produção e no capital, a atividade pode ser artesanal ou fabril. Dessa forma, é uma grande chance de muita gente poder ganhar bastante dinheiro, indo desde o vendedor da matéria-prima até o embalador do produto.
O chocolate é um produto a ser vendido no setor de alimentação e tudo o que está relacionado a este seguimento tem apresentado bons números nos últimos anos. Caso você queira mesmo investir neste setor, veja a seguir algumas informações importantes que não devem ser esquecidas pelo novo empresário de uma fábrica de chocolates.
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Um dos pontos mais importantes a se montar uma fábrica de chocolates é saber quem são seus clientes e a resposta a este questionamento é bem positiva quando se fala em montar uma fábrica de chocolates. Este produto é altamente consumido no Brasil entre crianças, adultos e idosos. Mais animador impossível, não é mesmo?
No geral, o chocolate vende bem o ano todo, com picos de vendas em épocas como Páscoa e Natal em embalagens para presente. Mas se tratando de números, podemos dizer que os chocolates vendem bem o ano todo.
Os seus clientes, na verdade, não são os consumidores finais, o comprador de um supermercado, mas o dono do supermercado. Suas vendas serão realizadas em grande quantidade e por isso deve ser estudado um preço bem em conta, para quando o revendedor estipule o seu preço e margem de lucro ainda consiga achar atrativo o seu produto para venda.
É preciso ter ciência que a concorrência deste mercado é bem alta. As prateleiras de lojas e supermercados estão recheadas de produtos do mesmo seguimento, com sabores diferenciados e com marcas fortes e alto investimento em marketing. Algumas são importadas a venda no Brasil, outras são apenas nacionais com nada menos que 30 a 50 anos de mercado.
O mercado de chocolate não é fácil pela concorrência, mas eventualmente vemos marcas pequenas se sobressaindo no mercado local. Algumas marcas caseiras vendendo em mercadinhos e padarias conseguem um bom lucro em vendas, por isso podemos informar que é um mercado a ser investido.
É preciso saber que existem restrições previstas em lei para o funcionamento da fábrica de chocolates em determinadas localidades, levando em aspectos urbanos, como densidade populacional e ruas capazes de absorver o fluxo de veículos que vão entrar e sair do estabelecimento para levar produtos.
Assim, uma fábrica de chocolates precisa ser pensada de tal forma que se planeje também um funcionamento adequado e possível ampliação.
A fábrica de chocolates precisa estar afastada de bairros residenciais e o ideal é que seja distante da zona urbana como um todo e que fique ao menos distante há dois quilômetros da zona urbana, mas que seja de fácil acesso ainda para funcionários. Caso são seja, uma opção é ter transporte fretado para transporte dos funcionários todos os dias.
Quanto à estrutura, é preciso pensar também em alguns pormenores, tais como uma área exclusiva para manipular o chocolate e empacotá-lo, outra para a logística de entrega e outra estanque para sanitários e lavatórios para o corpo funcional. Isso exige uma área de ao menos 100 m² e uma boa divisão, como um pavilhão partilhado com diversas divisórias para fabricação em si, embalagem e estocagem para empacotamento e vendas.
A estrutura industrial vai mesmo precisar de uma consultoria para ser montada e é a parte mais complicada. Você vai ter quer ter uma ajuda para escolher o maquinário que pode ser de consultores específicos ou ainda de fornecedores de tal maquinário que podem fornecer cursos para manuseio e informações técnicas. Tudo isso deve ser estudado antes de investir para saber se vale a pena montar sua fábrica de chocolates.
Você como dono e querendo montar uma fábrica de chocolates vai precisar de matéria-prima e fazer parcerias com fornecedores fará com que os preços e chances de compra sejam mais facilitados.
Faça parcerias de compras e vai conseguir prazos facilitados para no caso da necessidade de aumentar a produção e não ter dinheiro em caixa.
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Parcerias com clientes, fornecedores de matéria-prima e até funcionários é extremamente importante, preze sempre por um bom relacionamento. Lembre-se que atualmente o modelo de gestão bem valorizado no mercado é aquele que usa parcerias.
Uma boa dica para quem quer entrar no ramo de fabricação de chocolates é ver cooperativas ou associação que podem servir de fornecedores de matérias-primas.
Existem muitas dessas no mercado e a aliança com elas só facilita os negócios, gera empregos, amplia oportunidades de emprego em comunidades que antes não havia, agrega valor à marca da fábrica de chocolates e muito mais. Em tempos de cooperação, nada melhor do que pensar nisso.
O corpo de funcionários varia conforme o tamanho do empreendimento, mas um ponto é certo: ele deve ser treinado e especializado para que a fábrica de chocolates tenha um bom desempenho.
Você vai precisar de manipulador de maquinário, empacotadores, administradores, vendedores comerciais, contador, entre outros. Um departamento de controle de qualidade e para desenvolver as receitas é importante, para garantir também um drible na concorrência.
O capital inicial de investimento de uma fábrica de chocolates está diretamente ligado ao tamanho do negócio, o local onde ele vai funcionar e as características da clientela. Por maior que seja feito o planejamento de gastos, sempre é preciso ter um pouco guardado para situações inesperadas.
O capital de giro, que é a verba para pagar funcionários e custos fixos nos primeiros meses, também deve estar reservado. Tudo fica em torno de R$30.000,00.
Para organizar o capital inicial de investimento, faça uma tabela com linhas sobre investimentos em instalações, veículos, equipamentos, serviços com terceiros, material de consumo e utensílios, reserva para gastos não previstos, capital de giro e estoque.
Colocadas essas, é hora de separar tudo por colunas: desembolso no primeiro mês, no segundo e no terceiro. Quanto mais esse quadro for detalhado, melhor para não errar no dinheiro investido.
Todos os locais que trabalham com alimentos são responsáveis pela qualidade e segurança de tudo que comercializa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fornece os caminhos certos em alimentação para que as condições higiênico-sanitárias do alimento estar dentro dos conformes para ser consumido. Fora isso, o empresário também precisará consultar a Vigilância Sanitária do seu Estado ou município e obter todas as orientações para colocar no estabelecimento.
Quem tiver interesse em saber mais profundamente sobre o que diz a lei a respeito de empreendimentos que atuam com alimentos, confira a Resolução nº 23 de 15 de março de 2000 com seus anexos revogados pela RDC nº278 de 22 de setembro de 2005; RDC nº245 de 21 de outubro de 2001 todas da Anvisa e a Portaria nº326 de 30 de julho de 1997, do Ministério da Saúde.
Ainda que o chocolate e os produtos de cacau não precisem de registro na Anvisa, a fábrica de chocolates precisa ter licença da autoridade sanitária do Estado ou do Município e ainda deve informá-la desde o começo da atividade.
A recomendação de especialistas é de dar uma olhada no Manual de Orientação às Indústrias de Alimentos – “Rotulagem Nutricional Obrigatória” , do Ministério da Saúde, Anvisa e UnB, no site da agência federal.
Várias licenças deverão ser dadas, tais como a Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI), Licença de Operação (LO), Licença Ambiental Simplificada (LAS), Licença de Instalação e Operação (LOI), Licença Ambiental de Recuperação (LAR) e Licença de Operação e Recuperação (LOR).
Para que a fábrica de chocolates seja um sucesso, é preciso seguir o velho lema a propaganda é a alma do negócio. Por isso, veja quem será o público-alvo para poder então escolher os meios de comunicação adequados para chegar a esses clientes.
Por exemplo, caso o empreendedor queira abrir uma fábrica de chocolates para ser fornecedor de uma loja que vende lembrancinhas para festas e eventos, inclusive cestas de chocolate, o cliente dele é essa loja.
Então, em sua rotina é importante visitá-la, levar produtos para serem degustados pelo gerente ou dono do estabelecimento, abrir canais de comunicação e isso inclui site, e-mail, telefone e fax e sempre manter relacionamento pessoal e direto com o responsável pelo estabelecimento.
Se os clientes forem diabéticos, por exemplo, nada melhor do que procurar médicos e nutricionistas que cuidam desses pacientes para que saibam que podem usufruir do produto sem problemas; leve o produto a academias de ginástica, mercados e lojas especializadas nesse tipo de público.
As regras são basicamente as mesmas: primeiro o contato pessoal com os produtos em mãos, depois abra canais de comunicação e mantenha sempre contato com toda essa gente.
O importante não é apenas chegar aos possíveis clientes, mas dar todos os detalhes a eles e motivos que possam levá-los a serem seus consumidores.
Pense em promoções em atacado, em preços mais em conta em determinadas datas, preço adequado em épocas sem mudanças, imagine como levará os produtos a esses, quais serão as formas deles chegarem ao público-alvo e como os produtos da fábrica de chocolates podem ser diferentes dos já existentes no mercado.
Nesse ponto, vale a pena pensar em embalagem, tamanho, quantidade, qualidade e todos esses detalhes referentes à natureza do produto. Jamais despreze essas informações, pois todas elas falam e muito por elas mesmas. A junção desses detalhes acaba trazendo uma identidade e fortalecendo a marca da fábrica de chocolates, portanto, preze por todos eles sempre.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
Ver Comentários
legal
Parabens!..Essa matéria é rica em informação e orienta o iniciante nos caminhos a ser percorrido para a realização do sonho em ter o seu próprio negócio.
moro no litoral parana,possuo um espaço comercial de 40 metros quadrados , rua principal, que negocio posso montar?