Como Montar Uma Empresa de Organização de Casamentos

como montar uma empresa de organizacao de casamentosOrganizar um casamento não é fácil e muitos casais recorrem a uma ajuda, e é aí que entram as empresas de organização de casamentos, um modelo de empreendimento que é bem famoso em outros países, mas ainda está ganhando espaço no Brasil.

Este tipo de empresa tem como finalidade fazer os sonhos das pessoas de ter um casamento perfeito, mas sem muito esforço. Por consequência, acaba sendo a porta para realizar seus sonhos de ter um negócio próprio.

Para quem não conhece, uma empresa de organização de casamentos deve oferecer um serviço completo para todos os tipos de casamentos, bem como uniões matrimoniais, bodas e outros eventos relacionados.

Entretanto, algumas se especializam apenas em casamentos de diversos formatos. A empresa irá organizar tudo do evento como decoração, alimentação, salão, organização da festa, convites, entre outros detalhes.

Se você não acredita que este ramo é promissor, saiba que por ano são gastos mais de R$ 7 milhões de reais em despesas com casamento nas mais diversas classes sociais.

O primeiro passo aqui é ter afinidade com o tema e contar com uma equipe experiente. Você não vai conseguir entrar e permanecer no ramo se não curte casamentos, pois vai falar dele ao menos 8 horas por dia, já que os detalhes são muitos. Veja a seguir algumas informações para montar uma empresa de organização de casamentos.

Localização, capital inicial e estrutura do empreendimento

A localização não é muito importante, podendo ser até mesmo na casa do empresário. O que deve ser destacado é a publicidade para que os clientes conheçam a empresa, o que pode ser feito em lista telefônica, sites da Internet, placas na rua e uma boa fachada.

O básico da estrutura é um escritório com telefone, computador, mesas e cadeiras e um portfólio com fotos e material de outros casamentos organizados pela sua empresa.

O casamento não vai acontecer em sua sala e por isso, quanto mais simples a estrutura, melhor para se trabalhar. O importante é oferecer um serviço de qualidade e um evento com requinte.

Seu capital inicial também é baixo, uma vez que é apenas um serviço o que você está realizando. Com menos de R$ 10 mil é possível montar toda a estrutura e ainda usar para aluguel do espaço e abertura legal da empresa. Estima-se um retorno do capital inicial investido em menos de um ano.

É preciso decidir se prestará serviços de buffet para festas ou contratar terceiros, isso impacta no investimento.

Documentação necessária para montar uma empresa de organização de casamentos

Para abrir uma empresa de organização de casamentos é preciso também registrar sua empresa para fins fiscais e folha de pagamento, bem como questões legais e de responsabilidade. A estrutura do negócio jurídico oferece a proteção legal e com isso, a responsabilidade do cliente quanto ao pagamento, que é o que garante a receita da empresa.

Você vai precisar registrar-se na junta comercial da cidade, abrir firma e reconhecer, ter CNPJ e um contrato para prestação de serviços adaptável para cada cliente, assim vai garantir o pagamento após cada cliente. É uma forma legal de proteger ambas as partes.

Vai dar lucro?

Como atuar com uma empresa de organização de casamentos

É importante saber que você vai trabalhar com noivas, noivos e seus familiares e estes estão ansiosos com a data, então ser uma pessoa simpática para garantir a tranquilidade de todos é muito importante.

Você não precisa ter experiência neste setor, mas deve saber como funciona um casamento em todos os sentidos. Uma boa solução é encontrar pessoal experiente no assunto que já atue no mercado há algum tempo para fazer parte da equipe.

O ideal é que se determine um público alvo e isso pode ser feito pelo valor do serviço. Valores altos de contrato irão atrair as classes alta e médias alta, já os contratos mais baixos, as demais classes. É uma forma de se especializar em prestar serviço apenas para uma classe social e assim garantir excelência.

Você precisa ter cuidado ao escolher um nicho nesse setor que será rentável. Por isso, realizar um estudo é importante, mas atuar para as classes mais abastadas pode garantir maior retorno e são eles os maiores consumidores deste tipo de serviço.

A fim de escolher um grande nicho, você precisa fazer alguma coisa chamada pesquisa de mercado que deve ser feita antes de abrir as portas do seu novo negócio.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Você pode gostar: como ser um promotor de eventos.

Como divulgar sua empresa de organização de casamentos

Para um prestador de serviços, a divulgação é a grande arma do empreendimento. Tenha sempre em mãos cartões de visita e um website, no mínimo. Parcerias com pessoas que prestam serviços para os eventos da sua empresa, como buffets, maquiadores, floristas, lojas de artigos para noivas e decoradores  também podem ser uma forma de se divulgar e são opções mais baratas.

Vai dar lucro?

O que achou das nossas dicas de como montar uma empresa de organização de casamentos? Comente:

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorAprenda Como Ser Tatuador de Sucesso e Ganhar Dinheiro
Próximo artigoOs 10 Produtos Mais Vendidos na Internet
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Gostei das dicas, bem incentivadoras, não é de hoje que tenho vontade de ingressar no ramo de decoração e suas dicas são de extrema importância para quem tem essa mesma vontade. Parabéns !

  2. Gostaria de começar a trabalhar com decoração de flores para eventos. Gostaria de saber se quem trabalha com a decoração de flores também cuida da parte de ambientação? É um ramo que da um bom retorno financeiro conseguindo trabalhar com assessoria?

  3. Adorei imenso as dicas aquí fornecidas, pude situar-me no serne do assunto, ao mesmo tempo deu-me forças a seguir a diante, visto que estou a enveredar por este ramo de negócios. Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here