Como Montar Uma AgĂȘncia Virtual de Empregos

Como Montar Uma AgĂȘncia Virtual de EmpregosÉ cada vez mais comum a divulgação de vagas pela Internet e a criação de currĂ­culos online para a busca por emprego. Com isso, montar uma agĂȘncia virtual de empregos pode ser um bom negĂłcio.

É inegĂĄvel que muitas pessoas procuram emprego pela Internet, pois esse meio Ă© prĂĄtico e abrangente, sendo mais fĂĄcil Ă© barata a divulgação por sites do que por um jornal de empregos impresso. A Internet tambĂ©m aumenta as possibilidades de ação de empreendimentos nĂŁo sĂł voltados para o varejo, como tambĂ©m para o de serviços. E Ă© aĂ­ que as agĂȘncias virtuais ganham força, pois tĂȘm maior poder de divulgar vagas e atrair candidatos.

Veja a seguir algumas dicas de como iniciar a sua agĂȘncia virtual de empregos.

Mercado para a agĂȘncia virtual de empregos

Apesar do nome virtual, a maioria das agĂȘncias tambĂ©m acontecem de forma presencial, pois precisam de organizar o processo de seleção e realizar atividades como recrutamento, dinĂąmicas, treinamento e outros.

A competitividade das agĂȘncias virtuais Ă© grande, mas Ă© possĂ­vel driblar a concorrĂȘncia oferecendo para os candidatos promoçÔes, serviços mais abrangentes e para as empresas que contratam o serviço de recrutamento e seleção, oferecer tambĂ©m as mesmas facilidades com contratos em conta, promoçÔes especiais de uso e outros.

Para concorrer no espaço virtual é preciso planejamento, anålise de mercado e estudo dos internautas.

AnĂĄlise de mercado

Para oferecer um serviço competitivo Ă© necessĂĄrio conhecer o pĂșblico-alvo. Para isso, crie mecanismos de retorno, que atravĂ©s de estatĂ­sticas do site tornem mais visĂ­veis o porquĂȘ do acesso ao site, quantidade de acessos e caracterĂ­sticas dos usuĂĄrios.

Pesquise o motivo pelo qual as pessoas procuram as agĂȘncias virtuais de empregos, a frequĂȘncia, o nĂ­vel de escolaridade, os hĂĄbitos de acesso e a aceitação dos serviços.

Essa busca por informaçÔes Ă© necessĂĄria, pois a partir dela Ă© possĂ­vel montar um planejamento correto para atuação da agĂȘncia. Uma atuação que abranja um maior nĂșmero de usuĂĄrios, de empresas cadastradas e que apresente uma Ăłtima qualidade de serviço.

Organização do Processo Produtivo

As agĂȘncias virtuais de empregos podem trabalhar de forma que torne gratuito o acesso aos usuĂĄrios, com a inscrição de currĂ­culos, leitura de artigos e participação de processos seletivos.

Essa estratĂ©gia torna a agĂȘncia mais acessĂ­vel socialmente e o desenvolvimento das atividades serĂĄ mais eficaz. A facilidade de acesso tornarĂĄ a agĂȘncia mais competitiva diante de candidatos e das empresas.

O link “trabalhe conosco” dos sites de empresas clientes pode ser um gancho para o acesso da agĂȘncia virtual de empregos e muitos empresas utilizam essa ferramenta para integração de serviços, funcionalidade e outros.

Localização da agĂȘncia virtual de empregos

A empresa deve funcionar tanto virtualmente como fisicamente. Por isso, se faz necessårio um endereço fixo para candidatos que farão o processo seletivo de forma presencial.

Vai dar lucro?

Para agregar mais empresas e candidatos, o ideal Ă© que a agĂȘncia tivesse filiais para atender diversas regiĂ”es, mas o fato de ela ser virtual facilita, pois ela pode realizar alguns serviços online (seleção de currĂ­culo, marcar entrevistas, data de testes, etc) e algumas etapas do processo seletivo como testes online e deixar outras etapas a cargo das empresas.

A agĂȘncia poderĂĄ se localizar nos grandes centros das capitais onde terĂĄ um acesso maior de pessoas e estarĂĄ mais prĂłxima das empresas.  A localização centralizada darĂĄ maior competitividade e acesso mais fĂĄcil aos candidatos.

Estrutura virtual da agĂȘncia de empregos

A estrutura virtual deve ser tal que torne o serviço acessível e que tenha uma plataforma competitiva com grandes possibilidades de marketing. Para ser funcional e dar bons resultados, o site deverå possuir um banco de dados atualizado, artigos sobre Recursos Humanos com dicas para empresas e candidatos.

O site deve funcionar com uma estrutura que contenha aplicativos para pesquisa de profissionais, cadastro de currículos, de vagas, espaço para visualização de currículos e atualização.

Serviços oferecidos

O site deverå oferecer serviços de cadastro de vagas, procura por candidatos que sejam adequados às vagas cadastradas, serviços de comunicação com os candidatos como emails, telefonemas e outros.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ÂȘ Viagem!

Saiba quais sĂŁo as 3 perguntas que vocĂȘ deve responder antes de iniciar o negĂłcio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


A agĂȘncia pode oferecer outros serviços como seleção de candidatos para empresas que procuram profissionais que caibam no perfil para determinados cargos. Esses serviços sĂŁo denominados como headhunters que sĂŁo executivos com talentos para descobrir no mercado, candidatos ideais para certas vagas.

As empresas devem ter acesso também aos currículos dos candidatos, históricos, testes, fichas, redaçÔes e outros.

Vai dar lucro?

O preço de cada serviço irå variar de acordo com o serviço prestado e sua complexidade.

Estrutura fĂ­sica da agĂȘncia de empregos

A estrutura fĂ­sica das agĂȘncias de emprego deve contar com computadores, scanners, materiais de escritĂłrio e softwares.

A estrutura presencial deverå contar também com atendentes e profissionais habilitados para realização de processos seletivos como psicólogos, administradores em gestão de pessoas e auxiliares.

Além da manutenção e conservação do espaço de trabalho que exigirå funcionårios e materiais para isso.

Investimentos

A empresa terĂĄ investimentos com a estrutura fĂ­sica e com a estrutura do site. A agĂȘncia virtual de empregos terĂĄ tambĂ©m gastos com o desenvolvimento e atualização necessĂĄrios do site. Para isso, ela poderĂĄ contar com o serviço de desenvolvedores prĂłprios ou terceirizados.

A agĂȘncia poderĂĄ ter tambĂ©m um veĂ­culo Ă  sua disposição e ainda gastos com divulgação e publicidade necessĂĄria para tornar a empresa conhecida. Outros gastos serĂŁo com a formalização e contratação de pessoal para agĂȘncia.

Divulgação da agĂȘncia virtual de empregos

A agĂȘncia virtual de empregos poderĂĄ usar mecanismos presenciais para divulgação do que Ă© virtual. Esse mecanismo Ă© eficaz, dependendo da forma como Ă© realizado e poderĂĄ ser de baixo custo. A divulgação pode ser realizada em jornais, rĂĄdios, outdoors e mĂ­dias com grande visibilidade.

NĂŁo funcionam para este serviço a entrega de panfletos e folhetos que tĂȘm uma visibilidade limitada.

Pessoal

A agĂȘncia deverĂĄ contar em sua equipe com pessoal experiente e com formação em TI (Tecnologia da Informação), sobretudo, programadores e desenvolvedores de software, alĂ©m de pessoas com experiĂȘncia em Recursos Humanos como gestores e psicĂłlogos.

Dicas do negĂłcio

A maioria das agĂȘncias virtuais se denomina como de recolocação, mas isso limita o serviço para profissionais experientes.

EntĂŁo, o empreendedor pode abrir o leque de possibilidades oferecendo uma agĂȘncia que presta serviços para candidatos que procuram o primeiro emprego, aqueles que nĂŁo tĂȘm sem experiĂȘncia, candidatos portadores de deficiĂȘncia e outras possibilidades que agregarĂŁo maior valor social.

Aspectos Legais

As agĂȘncias virtuais de empregos devem respeitar as novas leis do cĂłdigo civil voltadas para o Consumidor, para as Leis Digitais, para uso de softwares e programas.

Mais informaçÔes acesse as Leis: lei nÂș 9.609/98, Lei nÂș 9.610/98 de direitos autorais, Lei geral de informĂĄtica nÂș 10.176/2001.

O que achou das nossas dicas de como montar uma agĂȘncia virtual de empregos? Comente:

★ Dica Importante!

Para qualquer negĂłcio que vocĂȘ for montar Ă© importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo NegĂłcio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


39090 COMENTÁRIOS

  1. bom to abrindo um site de agencia de empregos oque tenho que fazer, ele totalmente de graça preciso de alguma coisa para abrir empresa mesmo ela sendo online e de graça

  2. Suely,
    O valor cobrado irĂĄ depender muito da regiĂŁo onde voce irĂĄ atuar e dos serviços que vocĂȘ prestarĂĄ.
    Como sugestĂŁo, indico a vocĂȘ verificar seus possiveis concorrentes locais e verificar os valores cobrados. Uma vez feito isso, verifique se esses valores estĂŁo dentro do orçamento de despesas do seu negocio.
    Sucesso.

    Odair Jose Schirmer

  3. Á princĂ­pio Ă© uma idĂ©ia boa,mas onde estĂĄ a vantagem de se abrir a agencia virtual se Ă© gratis para quem acessa? Gostaria de saber onde lucro nisso? Mas msm assim parabĂ©ns pelo artigo…

    • OlĂĄ Sonia;
      Uma maneira seria fazer como os grandes do segmento, disponibiliza gratuitamente para os trabalhadores e cobra das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here