Home Ideias de Negocios Como montar um escritório de arquitetura

Como montar um escritório de arquitetura

39.090
Como montar um escritório de arquitetura

como montar um escritorio de arquiteturaUm escritório de arquitetura é um empreendimento que possui concorrência enorme dentro do mercado e que necessita de pessoas altamente capazes e criativas para liderarem seus projetos.

Antes de tudo, o empreendedor deve ter um autoconhecimento que lhe permita se dar conta de seus limites e construir um negócio dentro de suas condições. Geralmente, o arquiteto tem “um milhão” de ideias e deseja pô-las em prática ao mesmo tempo, até mesmo por sua formação acadêmica. Porém, deve-se prestar a atenção no retorno do dinheiro investido, que muitas vezes não vem de forma satisfatória para dar prosseguimento ao escritório de arquitetura.

Escritório de Arquitetura – Contador

O contador é um dos profissionais que menos podem faltar num escritório de arquitetura. A necessidade de sua contratação se dá antes mesmo do negócio ser criado. A simples escolha de trabalhar em empresa ou de forma autônoma já requer um profissional que tenha a sabedoria de lidar com as obrigações fiscais.

Ele deve ser um profissional experiente e que domine um negócio deste tipo, ajudando no escritório de arquitetura em muitos outros aspectos. A legislação tributária no Brasil é muito complexa, e o profissional de contabilidade no escritório de arquitetura irá auxiliar no plano de negócios, fazendo a coleta de informações, participante dos trâmites de abertura de empresa e até mesmo influenciar nas soluções de marketing adotadas.

Escritório de Arquitetura – Empreendedor autônomo

Para abrir um escritório de arquitetura e trabalhar como autônomo, o empreendedor deve fazer uma inscrição e tirar seu número de registro de autônomo. Para isso, deve levar alguns documentos até o CCM, Cadastro de Contribuinte Mobiliário, que fica na Prefeitura de cada cidade. O registro geralmente demora até 15 dias para ser obtido e os documentos para obtê-lo são CPF, RG, comprovante de residência e cópia do IPTU e documento de registro profissional.

Caso algum documento esteja faltando, a dica é procurar o mais rápido possível a expedição das segundas vias, pois sem os documentos necessários é impossível que haja a concessão do registro. O contador pode ajudar nesta parte mais burocrática.

Escritório de Arquitetura – Impostos

Muitos impostos são pagos por todos os profissionais legalizados, em qualquer área que estejam. No escritório de arquitetura não é diferente e o empreendedor deve passar a ser contribuinte do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e do INSS.

Uma tabela é sempre gerada para que a pessoa física saiba a tributação do imposto de renda, que pode ir até 27,5% sem a computação do INSS e ISS. Muitos empreendedores no começo de seus negócios acabam esquecendo-se de prazos e acumulam dívidas que posteriormente serão cobradas com juros.

O ideal é fazer tudo certinho no começo para não prejudicar o escritório de arquitetura e assegurar a credibilidade do negócio mediante os clientes.

Escritório de Arquitetura – Abertura da Empresa

Pode ser mais confortável para o empreendedor trabalhar como empresa do que propriamente como autônomo. Isto geralmente acontece quando o volume de faturamento excede o valor aproximado de cinco mil reais, acontecendo um abate nos impostos. Torná-los mais barato é realmente o que o empreendedor mais deseja, principalmente no começo de um novo negócio.

Há algumas outras vantagens na abertura de uma empresa em vez de um escritório de arquitetura autônomo, como a maior segurança jurídica dos contratos, diminuição da contratação de serviços prestados, e outros.

Apenas com os encargos sociais, o trabalhador autônomo gasta cerca de 20% adicionais pagando a Previdência Social.

Escritório de Arquitetura – Contratação de Advogado

O advogado é uma figura importante no escritório de arquitetura, principalmente quando se trata de uma empresa. Isto porque o profissional poderá atuar em diversas etapas do processo de criação do escritório de arquitetura, desde a formação do contrato social até as relações trabalhistas que chegam posteriormente a serem resolvidas, passando pelos contratos de honorários.

Vai dar lucro?

Algumas características serão fundamentais na contratação deste profissional, como boas referências e disponibilidade para atuação em tempo necessário ao que o empreendedor necessita.

Estar tão próximo de uma empresa é tarefa para profissionais de confiança, e isso podemos estimar a partir das referências dos candidatos a ocuparem o cargo de advogado no escritório de arquitetura. Uma seleção deverá ser feita, levando em consideração os trabalhos anteriores destes profissionais, assim como seu currículo acadêmico, pois é muito importante para o escritório de arquitetura.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


39090 COMMENTS

  1. Muito interessante!

    Sou Técnico em edificações, graduado em Ciências Contábeis e estudante de engenharia civil. Hoje abrindo uma empresa de construção civil, vejo o tema aboradado como fonte de conhecimento para o desenvolvimento da empresa.

    Grato,
    Jackson Macedo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here