Como Abrir uma Galeria de Arte e evitar erros de iniciantes

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Um lugar reservado para exibição de exposição, leituras, debates e contato direto com o que o ser humano produz a partir da sua criatividade. Essas são características básicas de uma galeria de arte. Empreendedores que têm a pretensão de abrir um negócio como esse deve colocar no planejamento de negócio todas as características básicas que esse tipo de estabelecimento possui.

Como é o mercado de uma galeria de arte

Há uma distância entre a maior parte dos brasileiros e uma galeria de arte porque ainda o público que frequenta tal lugar é bastante elitizado. Para poder ser uma atividade rentável, uma alternativa é levar a arte aos jovens artistas que ainda não conseguiram um lugar ao sol. Por conta disso, oferecer preços mais acessíveis e obras pouco convencionais é uma oportunidade para quem quer ingressar nesse ramo.

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Localização da galeria de arte

A definição do ponto onde a galeria de arte vai funcionar deve levar em conta o grande movimento que deve ser próprio da localidade. Por isso, ruas movimentadas e principais  são boas alternativas para o funcionamento de um centro de arte.

Isso significa um grupo de atendimentos que devem ser realizados, tais como serviços públicos eficientes, como água, luz, esgoto, segurança, além de fácil acesso a transportes como ônibus, metrô, táxi e trens. Estacionamento próximo e espaço para carga e descarga também devem ser considerados.

A quitação dos impostos deve estar feita, assim como o imóvel precisa ter o alvará de funcionamento. O dono da galeria de arte também precisa colocar no seu planejamento se a vizinhança aceita esse tipo de atividade ou se por ali não há grandes riscos de assaltos, tiroteios, ruas escuras e alagamento.

Estrutura da galeria de arte

O tamanho do imóvel onde vai funcionar a galeria de arte dependerá do que está previsto pelo empreendedor, de quem ele vai atender. Sem a menor ligação com a área total do negócio, é preciso dividi-lo em espaço para funcionar o setor administrativo e para as exposições. Esse deve ser o maior, sempre com a pretensão de expor as obras de arte da melhor forma possível, de tal maneira que os visitantes sintam-se confortáveis. Uma orientação para esse lugar é um projeto de iluminação bem trabalhado e a arquitetura também deve ser adequada para tal tipo de atividade.

O dono da galeria de arte precisa verificar também corredores para que os clientes circulem e ainda ambientes especialmente feitos para um bate-papo, uma leitura de um livro ou um lanche, sala de cursos e de espera, por exemplo.

Contratação de pessoal para uma galeria de arte

O número de profissionais da galeria de arte tem ligação com o porte do negócio, mas existe um grupo básico que deve existir independente do tamanho: o galerista, que cuida das exposições; um atendente formado em Artes para que possa cuidar dos clientes na sala de espera; um(a) recepcionista, um auxiliar de serviços gerais que ficará responsável por cuidar da limpeza geral e ainda dos serviços de copa e professores e instrutores eventuais para trabalharem nas aulas.

Equipamentos indispensáveis em uma galeria de arte

Mais uma vez e mais um quesito referente ao porte da galeria de arte, mas que basicamente deve ter computadores, impressora, linhas telefônicas, internet, impressora de cupom, caixa registradora, máquinas de cartões, ares condicionados, sistema de som ambiente, mesas, sofás, cadeiras e estantes.

O que a galeria de arte comercializa afinal

Os produtos vendidos são as obras de arte, cursos, palestras, encontros e oficinas. O empreendedor poderá fazer o esquema de consignação de obras de arte, para que o investimento não saia muito caro. Assim, a galeria poderá ter um acervo inicial de qualidade e quantidade satisfatórias até que tenha suas próprias obras.

E como conseguir o contato com os artistas para ter o acervo? É preciso que o dono do negócio vá aos eventos de arte e anote nomes e endereços para futuros contatos. Fazer um convite formal por escrito no qual a galeria será apresentada é uma ótima opção para conseguir contato com os artistas.

Dicas de negócio para a galeria de arte

Uma dica para quem alugar um imóvel é negociar o preço. Ele deve ser considerado sob uma perspectiva de tempo de retorno do investimento. Vale o empreendedor tentar estabelecer o melhor preço para seu negócio, a data mais adequada para pagamento e o prazo de locação, tudo em volta do dinheiro que será recebido após algum tempo.

Já uma orientação àqueles que pretendem montar uma galeria de arte é que as oficinas oferecidas devem ter entre 10 a 20 alunos e os cursos precisam durar 20 horas no máximo.

Um caminho para também ganhar dinheiro é vender produtos feitos nas próprias oficinas e até mesmo alugando o espaço da galeria de arte.

Antes de tocar o negócio, faça um roteiro completo de tudo o que ocorrerá na galeria de arte para que não se perca e se desorganize. Defina os cursos que serão dados, veja com o público-alvo, por meio de pesquisas de mercado, quais são as suas necessidades e desejos para que então as aulas sejam bem proveitosas; escolha os profissionais bem conhecidos no mercado ou que sejam bem capacitados para que possa ser uma marca da galeria; saiba então com profundidade o conteúdo programático dos cursos; divulgue as datas de abertura e encerramento de inscrição, assim como temas correlatos, como pré-requisitos, número de vagas, tema geral a ser abordado e dias nos quais ocorrerão as aulas.

Como fazer com que as pessoas conheçam a galeria de arte

Muita criatividade e planejamento são as palavras-chave para o sucesso da divulgação da galeria de arte. Um empreendimento só consegue ter visibilidade quando é bem recebido pelo seu público-alvo.

Ao imaginar a publicidade ideal, o primeiro passo é pensar nos clientes, onde eles estão e que mídias consomem para que a propaganda possa atingi-los em cheio.

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Publicidade feita em publicações específicas ligadas à cultura, por exemplo, é uma ótima maneira de tornar conhecida a galeria de arte. Outro passo é também publicar anúncios em jornais de bairro, na editoria de cultura. Uma maneira interessante é usar a mídia de bairro, caso o empreendedor não tenha a pretensão de oferecer uma galeria muito grande, assim, convidará os moradores da localidade a participarem das atividades do empreendimento.

Como geralmente são pessoas que estão conectadas, é interessante o dono do negócio montar um site para a galeria de arte, para que possa então divulgar o trabalho feito. As informações devem estar dispostas de tal maneira que os internautas encontrem a informação em até três cliques.

Usar as redes sociais também é uma opção muito valiosa, pois dados de grandes nomes do marketing, como Phillip Kotler, por exemplo, apontam para esse tipo de publicidade. Esse autor afirma que as pessoas confiam mais na propaganda feita pelos amigos do que as clássicas. Dessa maneira, investir nas redes sociais e deixar que os internautas façam os movimentos espontâneos indicando para os seus amigos uma visita à galeria de arte é fundamental para o sucesso do negócio.

Aqueles que pretendem abrir uma galeria de arte não devem deixar de ir a eventos, feiras nem de visitar quem já está no mercado, a fim de conseguir mais dados para seu planejamento. Vale conferir o site da Academia Nacional de Artes Plástica e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes (Anpap), por exemplo.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Publicado por
Vinicius Gonçalves
Tags: Fotografias

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