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Como Abrir uma Empresa de Call Center: investimentos, ganhos e dicas

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Call center é o banco, a operadora de celular, o atendimento médico, a marcação de exames, enfim, quase todas as instituições possuem uma central de atendimento ao cliente por telefone. Por conta disso, montar um call center pode ser uma boa oportunidade.

Cada vez mais informados da necessidade de estabelecer um relacionamento otimizado com toda a clientela, o empresariado investe na contratação de outras empresas que oferecem o serviço de call center para não precisarem se preocupar com isso.

Quem são os clientes da empresa de call center

Os clientes de uma empresa de call center são basicamente outras empresas. Para muitas organizações, manter um setor que oferece isso não é lucrativo; por conta disso, buscam no mercado outras instituições que atuam com isso e assim terceirizam o serviço.

Concorrência de um call center

Existem diversas empresas no mercado especializadas em call center e essas oferecem serviços para outras organizações bem grandes.

Por conta desse cenário, aquele que vai abrir uma empresa de call center não deve temer por conta das organizações que já estão atuando, ao contrário, devem atender a nichos de mercado, ou seja, a empresas que são tão pequenas quanto e que também precisam de tais serviços.

Ter uma visão a respeito da concorrência e considerar tudo o que já está sendo feito faz parte do planejamento de qualquer um que vai abrir um negócio. Nesse sentido, pesquisar sobre os possíveis erros também é uma maneira de tentar pensar como o futuro negócio será feito.

Equipamentos, estrutura física e contratação de pessoal em um call center

Os equipamentos necessários para montar uma empresa de call center são fones de ouvido, linhas telefônicas, computadores e acessórios. É preciso também ter um software que vai depender do tipo de trabalho a ser realizado.

Por exemplo, se o objetivo da central é fomentar campanhas de curta duração, o investimento será menor do que se for para grandes.

Inicialmente, pode haver 20 operadores e esses precisam ser treinados para trabalharem em turnos de seis horas diárias. Esse passo é fundamental para o andamento do trabalho, é preciso que haja um atendimento suficiente para satisfazer a demanda.

Localização da empresa de call Center

Como se trata de uma empresa de call center, a atividade a ser exercida será feita toda por telefone. Desse jeito, não existe uma grande necessidade de ela estar localizada em grandes centros.

Contudo, para garantir segurança aos empregados e à própria empresa, é necessário que haja alguns detalhes básicos: o imóvel deve estar em uma rua iluminada, servida de água, esgoto, segurança, asfaltada e próxima aos pontos de ônibus ou quaisquer transportes públicos.

É importante também saber se o imóvel escolhido tem autorização para exercer tal atividade na determinada localidade e se todos os impostos estão em dia.

Como tornar a empresa de call center conhecida

Os empreendedores do call center devem ter em mente que tornar a atividade conhecida é um grande passo para o sucesso do negócio. De nada adianta abrir as portas ao público, se não há em contrapartida uma ação planejada de publicidade.

Antes de atuar em meios tradicionais de comunicação, o passo importante a ser dado pelo empresário é ir atrás dos clientes, batendo de porta em porta. Como a clientela é resumida a outras empresas, é preciso então que se façam reuniões com outras empresas para que essas possam contratar o serviço de call center.

Buscar os responsáveis por tais instituições é um passo fundamental para conquistar nova clientela, embora seja algo bem trabalhoso (mas todo empreendedor saber que haverá muito esforço sempre nas suas atividades).

No momento em que for conversar com esses clientes (outras empresas), será necessário levar também um material impresso para que haja consulta a ele no futuro. O panfleto então deve ser feito de forma clara, de maneira que as informações sejam diretas.

Os anúncios a serem feitos em veículos de comunicação devem ser realizados em mídias especializadas, naquelas que são voltadas exatamente a esse tipo de público. Não adiantaria colocar em jornais de grande circulação ou algo semelhante, simplesmente porque a clientela está consumindo e lendo outras publicações.

Ter um site esclarecedor é um caminho também para o sucesso do negócio de call center. Na verdade, essa página eletrônica será meramente informativa, pois as negociações serão feitas pessoalmente. De qualquer maneira, vale a pena investir também nisso.

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Dicas de negócio para call center

Existem diversas feiras e congressos que trazem novidades quanto a esse tipo de negócio. Por conta disso, o empreendedor deve frequentar tais eventos para poder se informar e estar por dentro de tudo o que está acontecendo no mercado de call center.

Outra orientação diz respeito ao público-alvo a ser atingido. Existem pequenas empresas que atuam em diversos ramos, que precisam de serviços de call center, mas não podem pagar por uma terceirização naquelas outras que são maiores e exigem preços altos.

Por conta disso, o empreendedor que está começando nesse mercado deve buscar negócios que possam pagar por seus valores ou que sejam empresas de pequeno porte, consultórios e tudo mais nesse sentido.

Quem já trabalha na área, deve ter em mente que o serviço de call center é uma das portas de entrada que os consumidores têm com tal empresa.

Por isso, treinar os profissionais não é apenas necessário para que os atendentes saibam falar com as pessoas, mas acima de tudo, que eles sejam capazes de resolver conflitos, de organizar informações e administrá-las.

O serviço de telemarketing, muitas vezes, é porta de entrada para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho pela primeira vez.

Por conta desse aspecto, vale a pena buscar agências de emprego que possuem programas para atender as pessoas que estão procurando o primeiro trabalho, pois isso pode ser usado até mesmo como propaganda: de que a empresa tem a responsabilidade social de empregar aqueles que nunca trabalharam fora antes.

Além disso, o empreendedor deve também ter informações mais profundas sobre a responsabilidade que a sua empresa exercerá sobre determinada localidade.

Por exemplo, se o call center está localizado em um bairro X onde emprega 15 operadores que nunca trabalharam antes, é preciso mostrar isso a toda comunidade para que ela também sinta-se mais envolvida e contribua para uma construção positiva da imagem do novo empreendimento.

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Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

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  • Tenho o local próprio, e empresa ja cadastrada em outros seguimentos e gostaria de estender para o ramo de CALL CENTER em São Luis do Maranhão, tem ideias de empresas que posso atacar com essa prestação de serviços? tambem estou a procura de parceiros com mais experiencias.

    Obrigado!

  • Trabalho na área de TI a mais de 15 anos, conheço bem sobre hardware e manutenção em informática... Tenho conhecimento na área de telefonia também. Recentemente fui chamado para montar um Call Center mas não tenho muito conhecimento nessa área, gostaria de mais informações nessa área como equipamento necessário, software e até treinamento nesta área. Desde já agradeço.

  • Bom dia,

    Tem alguém da região Oeste de São Paulo ( Osasco, Barueri, e região) que deseja parceria estou afim de abrir um call center, tenho experiência em gestão.... trabalho a dois anos com service Desk.

    Fico no AGuardo

  • gostaria de saber qual empresa ou telefonia posso fazer contato para ter um numero de telefone que cobre por minuto do cliente (enquanto ele esta on line no telefone)?

  • Trabalho em call center aproximadamente 15 anos e ano que vem pretendo abrir meu proprio negocio. qual a melhor forma de trazer clientes , de chegar ate futuros leads??? Tenho algumas indicações devido ao tempo de trabalho,mas qual maneira mais patica de prospectar novos leads

    • Daniele,
      Parabéns pelos seus 15 anos de Call Center, você deve ter muito conteúdo e experiência na área. Preciso colocar um SAC na minha empresa. Você saberia me informar uma lista com os equipamentos que eu devo ter?

  • Meu marido trabalho no ramo de Manutenção de Impressoras e eu gostaria de poder meu proprio negocio mas ajudando meu marido o que eu poderia fazer. E o que preciso para montar meu proprio Call Center.

  • É possível nos passar uma ideia básica do capital inicial? Apenas baseando-se em valor médio de softwares, computadores, móveis e etc ...

    Conhecer o site de vocês foi "divinamente" providencial! Muito Bom!

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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