Como Montar uma Marmitaria: Guia COMPLETO Para Abrir Um Marmitex Delivery

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Montar uma marmitaria pode trazer bons lucros para empreendedores dispostos, pensando nisso, eu reuni uma série de dicas de como abrir um marmitex delivery até uma franquia de uma grande rede.

A primeira vista, as refeições em marmita já são tendência de mercado e basta identificar em que segmento existe a oportunidade certa para cada empreendedor.

No entanto, existem outros pontos de planejamento que são vitais para se ter sucesso em qualquer negócio, não sendo diferente para montar uma marmitaria.

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Dito isso, me acompanhe nesse guia completo e conheça o passo a passo para começar a vender marmitex e lucrar!

A primeira etapa para abrir qualquer negócio é identificar qual ramo sua empresa fará parte.

Isso porque, no ramo de alimentação, é preciso atenção aos cuidados com higiene, qualidade e processos – que podem mudar de um negócio para outro.

O que eu quero dizer é, além dos investimentos financeiros, será preciso ter atenção aos detalhes e tendências para montar uma marmitaria.

Aqui no artigo, vamos supor que os empreendedores já decidiram por abrir um marmitex delivery, então o próximo passo será organizar o negócio respondendo as seguintes questões:

Qual a Concorrência De um Marmitex Delivery?

Ao abrir um marmitex delivery você já tem parte da estratégia para driblar a concorrência, afinal, entregar a marmita já é, por si só, uma vantagem.

Outra forma de sair na frente da concorrência é diversificando o seu cardápio.

Para fazer isso, você pode investir em um planejamento de receitas variadas, por exemplo, incluindo opções vegetarianas ou que atendam necessidades particulares do seu público-alvo.

Se você deseja ingressar no ramo de marmitas fit, não deixe de conferir esse outro conteúdo aqui, em que falo como montar uma marmitaria fit.

Quanto Investir Para Montar uma Marmitaria?

O investimento inicial para abrir uma marmitaria será composto pelos custos com o ponto de venda, isso porquê:

  1. A empresa deverá manter um endereço fixo onde funcionará a produção;
  2. Precisa contar com uma cozinha instalada e todos os utensílios e eletrodomésticos necessários.

O orçamento para abrir uma marmitaria é de extrema importância e para começar, é necessário realizar uma pesquisa de mercado e  planejar todos os investimentos que serão necessários.

Sendo assim, você deve tomar nota de todos os gastos iniciais, que são: equipamentos, despesas para formalização da empresa e material para divulgação.

Depois desse levantamento de gastos iniciais, é preciso somar outros custos, como compras de matéria-prima e remuneração de possíveis colaboradores.

Onde Devo Abrir uma Marmitaria?

De antemão, a localização não será um fator crítico para o sucesso do seu negócio de marmitas, afinal, estamos falando de uma operação toda em delivery.

Porém, uma coisa é certa, as entregas serão mais eficientes se a empresa estiver bem localizada e você escolher um ponto comercial próximo aos principais clientes.

Sendo assim, é necessário escolher de forma estratégica onde você irá abrir uma marmitaria, uma boa dica é buscar um ponto próximo a áreas comerciais, com hospitais e/ou universidades.

Não se esqueça que, além de oferecer o serviço de marmitex delivery, levando a comida até a casa ou trabalho dos clientes, também existe a possibilidade de proporcionar um espaço para refeições no local. Mas claro, isso terá grande implicações no seu planejamento, afinal, nesse modelo o seu negócio vira um restaurante.

Como Montar um Marmitex: Dicas de Cardápio

Elaborar um cardápio variado é um dos aspectos mais importantes para quem quer montar uma marmitaria.

Com um cardápio gostoso e diverso você vai:

  • Atrair e fidelizar clientes;
  • Diversificar preços e
  • Aumentar lucros.

Algumas empresas preferem oferecer somente as refeições básicas, mas para estabelecimentos que pretendem diversificar o cardápio a opção não poderia ser mais acertada, oferecendo também bebidas e sobremesas.

Compra de matéria-prima – comprar matéria-prima é uma atividade importantíssima para o setor de alimentação, pois exige dedicação e atenção. Ao realizar as compras, além do preço e condições de pagamento, devem ser analisadas também a qualidade dos produtos, o prazo de validade, a qualidade nos serviços dos fornecedores e outros.

Cardápio – a montagem do cardápio segue o mesmo estilo das pizzarias já que o serviço de marmitex será delivery.

Como Divulgar a Sua Marmitaria?

Divulgação – para divulgar o serviço de marmitex delivery, a empresa poderá contar com folhetos que descrevam o cardápio, os preços, as condições de pagamento e o horário de atendimento.

Portanto, montar um cardápio interessante com uma apresentação criativa e que mostre as várias opções de pratos oferecidos é a primeira etapa para a divulgação do que a empresa fornece e qual o grau de variedade.

O atendimento

Atender é um processo crítico para empresas de serviços, e as empresas de marmitex delivery devem também possuir um atendimento que seja profissional, respeitoso e cortês, mesmo quando os clientes reclamam. Manter a calma e educação, sob pena de se perder a clientela.

O atendimento deve informar sobre cardápio, preços, condições de pagamento, prazo de entregas e outros.

Pessoal

A empresa deverá escolher profissionais que saibam realizar o trabalho operacional, ou seja, preparar bem o alimento, saber limpar, dirigir.

Diante disso, a empresa contará com cozinheiro, agente de limpeza e motorista.

É preciso buscar pessoal que saiba atender bem, ou seja, poder contar com bons atendentes, educados e bem informados sobre o serviço e sobre condições de pagamentos.

Metas Para Montar Uma Marmitaria

Mesmo empreendimentos que possuem um formato simples devem se concentrar em estabelecer metas, pois as metas representam uma forma de tornar mensurável, ou seja, de medir o alcance dos objetivos. E é para isso que existem indicadores.

Os indicadores são uma ótima forma para estruturar e controlar objetivos e resultados.

Para estabelecer metas é necessário seguir alguns critérios: a meta deve ser mensurável, a meta deve ser específica, relevante e alcançável.

Vejamos alguns exemplos de metas para o setor de alimentação:

Redução de desperdícios – saber eliminar desperdícios torna a produção mais enxuta, organizada e, claro, reduz custos e despesas. Reaproveitar alimentos com a criação de receitas criativas e saborosas, além de reduzir os custos, servem também para diversificar os pratos.

Volume de vendas – esse indicador é um dos mais importantes para a empresa de marmitex e, portanto, é necessário saber identificar quais os critérios para manter o volume de vendas e até aumentar esse volume sem que tenha uma perda na qualidade dos produtos.

Por isso, a empresa deve estar preparada para atender um aumento da demanda, sem que haja perda na produtividade, aumento de custos e sobrecarga de trabalho.

Abrir uma Marmitaria Vale a Pena?

Entrar no ramo de alimentação requer custos e altos investimentos, por isso, ao abrir um marmitex delivery, o empresário reduz metade dos custos.

Outra vantagem é a possibilidade de aumentar a demanda já que o atendimento por telefone possibilita fornecer produtos a um maior número de consumidores.

Outro fator é a padronização, pois padronizar os pratos é uma estratégia para atender diversos clientes com o mesmo produto. Padronizar diminui erros e custos, já que os pratos serão compostos dos mesmos ingredientes e requisitos de qualidade.

Um exemplo de padronização é pedir pelo número. Por exemplo, o número 1 pode ser frango empanado, arroz e salada com feijão e assim por diante.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Também criou o Kit Novo Negócio, o qual já contribuiu com mais de 8 mil empreendedores em vários países.

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Vinicius Gonçalves

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