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As taxas de franquias são os valores cobrados para que o interessado possa abrir a sua unidade. Dividem-se em várias modalidades: taxa de franquia, taxa de instalação, taxa de publicidade e taxa de royalties.
Embora existam outras modalidades de taxas raramente são cobradas.
E o que observar nas taxas de franquias? Quanto é “aceitável” pagar? Como funcionam e para que serve cada taxa de franquia? Onde estão previstas? Saiba tudo sobre taxas de franquia antes de abrir seu negócio.
O primeiro ponto a se diferenciar é taxas de franquias e taxa de franquia.
Quando falamos em taxas de franquias o objetivo é elencar todos os valores cobrados, já a taxa de franquia em si, significa o pagamento único para tornar-se um franqueado e utilizar a marca (além da taxa mensal de royalties).
Taxas de franquias são todos os valores cobrados fixo e percentuais, uma única vez ou mensalmente, que servem como contraprestação do franqueado para a franqueadora.
As taxas são cobradas em virtude da “parceira”, uso da marca, publicidade nacional e local, pela instalação/móveis/projeto arquitetônico.
Os valores das taxas costumam ser divulgados no site oficial de cada franquia, mas o franqueado terá a verdadeira “realidade” de tudo que se refere à franquia no momento da obtenção da COF (Circular de Oferta de Franquia).
Até a obtenção da COF o franqueado não precisará arcar com valores. O pagamento do primeiro valor (taxa de franquia) ocorre apenas no momento da assinatura do contrato.
Normalmente as franquias disponibilizam a COF por 2 a 3 dias para o estudo do potencial franqueado.
Por isso, embora as franquias disponibilizem dados de cobrança de forma pública, em sites ou por contato, estes podem sofrer variações e atualizações até o momento da contratação, é apenas uma estimativa.
Assim, apenas após a COF é possível saber exatamente os valores, direitos e deveres de cada parte contratante.
Quer conhecer as taxas de franquias mais comuns cobradas? Raramente encontrará casos diferentes de taxas, até porque as demais estão em desuso. Vamos lá?
É o primeiro valor que o franqueado terá de pagar, correspondendo à contratação e uso da marca.
A taxa de franquia é cobrada uma única vez no ato da contratação (assinatura do contrato). Aqui, vale lembrar que, algumas franquias, trabalham com 2 sistemas de contrato: Inicial e Final.
Depois de assinar o contrato inicial será enviada uma equipe de arquitetos e responsáveis por análise de mercado para verificar o melhor ponto comercial e projeto arquitetônico.
Já o contrato final é quando tudo está correto e iniciará a instalação.
As franquias são livres para estabelecer se desejam um contrato prévio ou diretamente o contrato final e estará previsto na Circular.
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Depois de realizada as avaliações de ponto comercial é dado inicio a “construção do ambiente”, alimentando com móveis, equipamentos e customização.
A taxa de instalação servirá para arcar com os custos da instalação do negócio. Todo o processo de implementação da unidade franqueada é executada pela franquia.
Aqui existem pontos controversos sobre ser vantajoso ou não este processo por parte da franqueadora, pois em alguns casos pode ser mais “econômico” devido a equipe exclusiva da marca, materiais comprados em grande quantidade e mais barato, entre outros aspectos.
Contudo, há quem diga que é mais caro porque muitas franquias aproveitam para angariar lucros durante este processo.
Então, fazer você mesmo? Não. Esta possibilidade não existe!
Para que a franquia mantenha a qualidade e padronização entre as outras lojas as marcas não permitem a realização do processo pelo franqueado, salvo raríssimos casos, normalmente franquias de pequeno porte ou que não exijam um ambiente profissional de trabalho (franquias home office, por exemplo).
A taxa de royalties é paga como contraprestação pela utilização do know how (como fazer ou segredo de atuação) da marca. Este valor é pago mensalmente e não uma única vez como nas duas taxas acima mencionadas.
Você encontrará duas formas de cobrança dos royalties: valor fixo ou percentual do faturamento (bruto ou líquido) da empresa.
Ainda, pode ocorrer de a franquia não cobrar royalties, normalmente são marcas novas no mercado ou com capital de implementação baixo.
Redes de franquias costumam ter campanhas de marketing e publicidade forte, utilizando de meios televisivos, outdoors, revistas de grande circulação, internet, entre outros.
Além disso, campanhas locais e para aumentar a visibilidade, vendas e engajamento do público alvo regional também são realizadas utilizando o valor da taxa.
Estas campanhas locais são voltadas para beneficiar principalmente o franqueado, já que o público que será atingido encontra-se dentro do espaço de atuação da unidade.
Quanto é aceitável pagar de taxas de franquias é uma dúvida frequente. Para respondê-la deve-se observar cada caso e negócio, isso porque, não é possível comparar a Franquia McDonalds milionária com outra empresa iniciante.
Particularmente, acredito que taxas que, somadas, atingem um percentual acima de 25% do faturamento bruto são desvantajosas e tendem a impedir o crescimento do empresário, mas como já dito, é preciso avaliar cada franquia e o seu potencial.
É um erro pensar que o preço das taxas é proporcional a lucratividade. Veja, uma franquia de baixo valor no setor de prestação de serviços pode gerar um faturamento líquido para o franqueado de R$ 15.000 reais (existem centenas de casos de sucesso) enquanto que, franquias de grande porte, franqueados recebem até menos de lucratividade.
O que deve ser observado é o potencial da franquia na sua região, know how, concorrência, analise de viabilidade, custos mensais (taxas + mantença do negócio), entre outros fatores. Estude sobre abertura de negócios ou se desejar se especializar, pode ver como abrir um negócio de sucesso.
O custo para a abertura deve estar dentro do seu capital de investimento, mas isso é apenas o princípio básico.
O mais importante é tomar consciência do potencial de lucratividade e sucesso que o negócio possui, para isso fazer uma análise de viabilidade é fundamental.
Ter conhecimento e se sentir satisfeito em atuar no segmento da franquia pode se tornar um diferencial, na verdade, é o indicado para aumentar as chances de sucesso.
Cuidado com o público alvo, faça uma avaliação prévia e cuidadosa do consumo para garantir que sua região comporta uma franquia no setor escolhido.
Normalmente, os negócios iniciados fecham em 6 meses e o motivo é a falta de avaliação e análise prévia. Facilmente poderia ter se descoberto que o empreendimento estava fadado a falha e o empreendedor, na ânsia de começar seu próprio negócio o quanto antes, não percebeu.
Lembre-se, iniciar um negócio que irá fechar as portas é perda de tempo e dinheiro, por isso separe parte significativa do seu tempo para fazer as análises.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!