Franquias: Prós, Contras e Cuidados no Franchising

Franquia Kopenhagen de Chocolates vale a pena investir?

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Chocolate é um dos produtos mais consumidos no Brasil e a Kopenhagen é uma empresa clássica, renomada e com décadas de experiência, o que lhe torna uma das maiores franquias no nicho de chocolates do Brasil.

Com aproximadamente 330 franquias e 50 próprias, a Kopenhagen traz 10 categorias de produtos, uma vasta variedade e, com isso, consegue conquistar o paladar dos consumidores mais exigentes.

Estima-se que o faturamento de cada unidade franqueada ultrapasse a casa dos R$ 70 mil reais, claro, sendo necessário um período de maturação da empresa. Quer saber mais sobre abrir uma franquia Kopenhagen? Confira os detalhes:

Breve história da Kopenhagen

Fundada há quase oito décadas e com mais de 330 lojas franqueadas e outras 54 próprias, a Kopenhagen nasceu no ano de 1928 quando o casal de imigrantes Anna e David Kopenhagen, recém-chegados da Letônia, iniciou na cozinha de sua casa a produção do marzipan, um doce europeu clássico, feito da mistura da amêndoa e açúcar.

Desde então a história apresenta um crescimento constante e consolidação de uma marca que hoje representa produtos finos e de alta qualidade.

Vantagens de abrir uma franquia Kopenhagen

A Kopenhagen oferece total suporte aos seus franqueados, iniciando na análise do ponto comercial até a inauguração da loja.

Antes de inaugurar a unidade, o franqueado e sua equipe passam por um treinamento de cinco dias no Núcleo de Educação Kopenhagen (NEK), em São Paulo, que consiste em uma visita à fábrica e na apresentação dos produtos da marca, além de informações sobre como gerenciar uma loja.

Depois, na pré-inauguração, uma equipe de consultoria e apoio operacional presta assessoria ao franqueado, o qual também terá suporte de marketing para o lançamento da loja.

Logo após o lançamento de uma unidade, no período de até seis dias, uma supervisora acompanha todo o andamento da loja. O treinamento técnico e operacional dá mais segurança ao franqueado para atuar no dia-a-dia do negócio. O suporte técnico continua pelo telefone por mais 15 dias, até que o empresário se sinta à vontade para liderar a loja com equipe.

Investimento para uma franquia Kopenhagen

O valor do investimento em uma franquia da Kopenhagen recupera-se na segunda ou terceira Páscoa, o melhor momento da franquia. Um ponto comercial estratégico facilita a recuperação do valor investido e a variedade de produtos vendidos de acordo com a época do ano, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, além de cafés o tempo todo e mais chocolates no inverno – entre os meses de Abril, Maio, Junho e Julho.

As instalações devem seguir rigorosamente o que determina o projeto. O investimento previsto por metro quadrado é:

  • Loja – R$ 5.000,00 m² a R$ 7.000,00 m²
  • Quiosque – R$ 3.500,00 m² a R$ 5.000,00 m²

Taxa de franquia

Bomboniere – R$ 30.000,00 reais

Bomboniere com Café – R$ 45.000,00 reais

Obs: Esta incluso na taxa de franquia o projeto arquitetônico das lojas com até 40m². Lojas com área acima de 40m², o franqueado é responsavel pelo custo adicional do projeto arquitetônico referente à diferença da metragem.

Taxa de publicidade

Até 5% sobre os valores das compras mensais de produtos.

Estoque inicial

Loja: 40 mil reais

Quiosque: 35 mil reais

No estoque estão inclusos materiais de apoio.

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Capital de giro

Loja: 80 mil reais

Quiosque: 40 mil reais

Este recurso deve estar disponível para eventuais aportes durante a maturação da loja.

Franquia Kopenhagen – Suporte

Assistência na Pré-Inauguração

  • Avaliação e aprovação do ponto comercial.
  • Fornecimento do projeto arquitetônico e do layout interno e externo da loja.
  • Indicação dos fornecedores para montagem da loja.
  • Equipe de consultoria e apoio técnico/operacional na abertura e manutenção da loja.
  • Fornecimentos de insumos, produtos, embalagens e indicação de softwares.
  • Suporte de Marketing para a inauguração e ações pontuais.

Assistência na Pós-Inauguração

  • Fornecedora exclusiva dos produtos comercializados.
  • Suporte Operacional na inauguração da loja.
  • Assessoria de Marketing e acompanhamento das ações regionais.
  • Desenvolvimento de novas tecnologias, serviços e principalmente produtos.
  • Portal Exclusivo para Franqueados.
  • Serviço de Atendimento ao Franqueado (SAF).
  • Reuniões Anuais de Franquias.
  • Programa de Excelência Kopenhagen (PEK) que visa adotar as melhores práticas e a padronização eficaz na rede, tendo além disso, como atrativo prêmios que impactam diretamente na rentabilidade da loja.
  • Bureau Veritas – Empresa terceirizada em padronização operacional e qualidade de produtos. Oferecem assistência na área de manutenção de qualidade operacional e produtos, além de visitas periódicas emitindo check-list avaliando higiene, limpeza e padrão de qualidade.

Centro de Treinamento Kopenhagen

  • Treinamento teórico ao novo franqueado e seus colaboradores, contemplando conhecimentos da marca, técnicas de vendas e alguns temas operacionais relacionados às atividades diárias da loja;
  • Treinamento teórico dos processos de fabricação, com degustação dos produtos;
  • Reciclagem permanente da rede

Loja Escola

  • Treinamento prático de cafeteria ao novo franqueado e seus colaboradores.

Consultores de Vendas

  • Os Consultores de Vendas são pessoas altamente qualificadas para acompanhar o franqueado em seu negócio. Nas suas funções está a realização de visitas periódicas nas lojas, proporcionando apoio nas áreas administrativas, financeiras, operacionais e de vendas.

Técnicos de Qualidade

  • Suporte de Engenheiras de Alimentos que auxiliam todas as lojas com relação à qualidade dos produtos, além de orientações com relação a temperatura e procedimentos que possam evitar a alteração na qualidade dos mesmos.

Portal do Conhecimento

  • Ferramenta para a gestão do aprendizado e ensino das equipes;
  • Aplicação da Educação à Distância – EAD, através dos cursos online com diversos conteúdos para aprendizado e aperfeiçoamento da equipe.

Passo a passo para a abertura de uma franquia Kopenhagen

O sistema de abertura de franquia Kopenhagen é feito através de um rigoroso processo de seleção. A empresa busca pessoas que tenham habilidade e experiência comercial, assim como no varejo.

Outro fator importante é ter visão empresarial, que leva naturalmente a um espírito empreendedor e liderança, tanto para os negócios quanto na condução dos funcionários. Por fim, é preciso que disponibilizem os recursos necessários para estar à frente da franquia.

Após a entrevista de avaliação da proposta daquele que deseja obter a franquia, verificação dos recursos e de todos os outros itens necessários, caso seja aprovado, o próximo passo é a escolha do local para abrir a franquia.

Uma loja Kopenhagen precisa estar localizada de preferência em um ponto no qual o público seja classificado como classe A/B e em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, também, deverá o ponto comercial ser aprovado pela empresa.

As opções são abrir uma loja nos modelos bomboniere, cafeteria, ou um quiosque. Para lojas a área mínima é de 40m² (rua), 30m² (shopping) e quiosque entre 9 a 12m².

Caso tenha interesse em abrir uma franquia Kopenhagen o primeiro passo é se inscrever através do preenchimento do formulário online para pré qualificação. Após a inscrição a equipe de expansão irá entrar em contato para solicitar maiores informações e havendo interesse de ambas as partes serão agendadas reuniões presenciais e os demais passos para a formalização do negócio.

  • Entrevista com a Gerência de Operações.
  • Entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF).
  • Captação, Aprovação e Negociação do Ponto Comercial.
  • Abertura da empresa.
  • Assinatura do Contrato e Pagamento da Taxa de Franquia.
  • Execução do Projeto Arquitetônico.
  • Montagem da Loja.
  • Programa de Treinamento ao Franqueado e Equipe.
  • Inauguração da Loja.

Vale a pena abrir uma franquia Kopenhagen?

Apesar do investimento ser significativo, o respaldo fornecido pela marca com sua enorme variedade de produtos, treinamentos, suporte e um marketing de grande alcance de público revelam um negócio extremamente promissor.

Um mercado que permanece a crescer é o de alimentos. Datas festivas costumam ser sempre o alvo de grande demanda de chocolates, o que aumenta as chances de manter uma boa lucratividade da franquia.

Os chocolates da Kopenhagen são conhecidos por seu sabor e alta qualidade e são classificados como chocolates finos. E já são mais de 80 anos de tradição no mercado. Assim, abrir uma franquia da Kopenhagem pode ser uma boa opção, pois o alto faturamento é garantido principalmente na páscoa e em datas comemorativas.

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Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • Essa taxa de franquia de 45k é anual ou apenas uma vez? Espero que seja única, pois se não o negócio se figura totalmente inviável.

    • Bom dia Carlos, obrigado pelo seu comentário!
      Toda taxa de franquia é paga uma única vez, o que pode ser cobrado mensalmente são os Royalties e Taxa de publicidade/marketing.

      Abraço!

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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