Chocolate é um dos produtos mais consumidos no Brasil e a Kopenhagen é uma empresa clássica, renomada e com décadas de experiência, o que lhe torna uma das maiores franquias no nicho de chocolates do Brasil.
Com aproximadamente 330 franquias e 50 próprias, a Kopenhagen traz 10 categorias de produtos, uma vasta variedade e, com isso, consegue conquistar o paladar dos consumidores mais exigentes.
Estima-se que o faturamento de cada unidade franqueada ultrapasse a casa dos R$ 70 mil reais, claro, sendo necessário um período de maturação da empresa. Quer saber mais sobre abrir uma franquia Kopenhagen? Confira os detalhes:
Breve história da Kopenhagen
Fundada há quase oito décadas e com mais de 330 lojas franqueadas e outras 54 próprias, a Kopenhagen nasceu no ano de 1928 quando o casal de imigrantes Anna e David Kopenhagen, recém-chegados da Letônia, iniciou na cozinha de sua casa a produção do marzipan, um doce europeu clássico, feito da mistura da amêndoa e açúcar.
Desde então a história apresenta um crescimento constante e consolidação de uma marca que hoje representa produtos finos e de alta qualidade.
Vantagens de abrir uma franquia Kopenhagen
A Kopenhagen oferece total suporte aos seus franqueados, iniciando na análise do ponto comercial até a inauguração da loja.
Antes de inaugurar a unidade, o franqueado e sua equipe passam por um treinamento de cinco dias no Núcleo de Educação Kopenhagen (NEK), em São Paulo, que consiste em uma visita à fábrica e na apresentação dos produtos da marca, além de informações sobre como gerenciar uma loja.
Depois, na pré-inauguração, uma equipe de consultoria e apoio operacional presta assessoria ao franqueado, o qual também terá suporte de marketing para o lançamento da loja.
Logo após o lançamento de uma unidade, no período de até seis dias, uma supervisora acompanha todo o andamento da loja. O treinamento técnico e operacional dá mais segurança ao franqueado para atuar no dia-a-dia do negócio. O suporte técnico continua pelo telefone por mais 15 dias, até que o empresário se sinta à vontade para liderar a loja com equipe.
Investimento para uma franquia Kopenhagen
O valor do investimento em uma franquia da Kopenhagen recupera-se na segunda ou terceira Páscoa, o melhor momento da franquia. Um ponto comercial estratégico facilita a recuperação do valor investido e a variedade de produtos vendidos de acordo com a época do ano, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, além de cafés o tempo todo e mais chocolates no inverno – entre os meses de Abril, Maio, Junho e Julho.
As instalações devem seguir rigorosamente o que determina o projeto. O investimento previsto por metro quadrado é:
- Loja – R$ 5.000,00 m² a R$ 7.000,00 m²
- Quiosque – R$ 3.500,00 m² a R$ 5.000,00 m²
Taxa de franquia
Bomboniere – R$ 30.000,00 reais
Bomboniere com Café – R$ 45.000,00 reais
Obs: Esta incluso na taxa de franquia o projeto arquitetônico das lojas com até 40m². Lojas com área acima de 40m², o franqueado é responsavel pelo custo adicional do projeto arquitetônico referente à diferença da metragem.
Taxa de publicidade
Até 5% sobre os valores das compras mensais de produtos.
Estoque inicial
Loja: 40 mil reais
Quiosque: 35 mil reais
No estoque estão inclusos materiais de apoio.
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Capital de giro
Loja: 80 mil reais
Quiosque: 40 mil reais
Este recurso deve estar disponível para eventuais aportes durante a maturação da loja.
Franquia Kopenhagen – Suporte
Assistência na Pré-Inauguração
- Avaliação e aprovação do ponto comercial.
- Fornecimento do projeto arquitetônico e do layout interno e externo da loja.
- Indicação dos fornecedores para montagem da loja.
- Equipe de consultoria e apoio técnico/operacional na abertura e manutenção da loja.
- Fornecimentos de insumos, produtos, embalagens e indicação de softwares.
- Suporte de Marketing para a inauguração e ações pontuais.
Assistência na Pós-Inauguração
- Fornecedora exclusiva dos produtos comercializados.
- Suporte Operacional na inauguração da loja.
- Assessoria de Marketing e acompanhamento das ações regionais.
- Desenvolvimento de novas tecnologias, serviços e principalmente produtos.
- Portal Exclusivo para Franqueados.
- Serviço de Atendimento ao Franqueado (SAF).
- Reuniões Anuais de Franquias.
- Programa de Excelência Kopenhagen (PEK) que visa adotar as melhores práticas e a padronização eficaz na rede, tendo além disso, como atrativo prêmios que impactam diretamente na rentabilidade da loja.
- Bureau Veritas – Empresa terceirizada em padronização operacional e qualidade de produtos. Oferecem assistência na área de manutenção de qualidade operacional e produtos, além de visitas periódicas emitindo check-list avaliando higiene, limpeza e padrão de qualidade.
Centro de Treinamento Kopenhagen
- Treinamento teórico ao novo franqueado e seus colaboradores, contemplando conhecimentos da marca, técnicas de vendas e alguns temas operacionais relacionados às atividades diárias da loja;
- Treinamento teórico dos processos de fabricação, com degustação dos produtos;
- Reciclagem permanente da rede
Loja Escola
- Treinamento prático de cafeteria ao novo franqueado e seus colaboradores.
Consultores de Vendas
- Os Consultores de Vendas são pessoas altamente qualificadas para acompanhar o franqueado em seu negócio. Nas suas funções está a realização de visitas periódicas nas lojas, proporcionando apoio nas áreas administrativas, financeiras, operacionais e de vendas.
Técnicos de Qualidade
- Suporte de Engenheiras de Alimentos que auxiliam todas as lojas com relação à qualidade dos produtos, além de orientações com relação a temperatura e procedimentos que possam evitar a alteração na qualidade dos mesmos.
Portal do Conhecimento
- Ferramenta para a gestão do aprendizado e ensino das equipes;
- Aplicação da Educação à Distância – EAD, através dos cursos online com diversos conteúdos para aprendizado e aperfeiçoamento da equipe.
Passo a passo para a abertura de uma franquia Kopenhagen
O sistema de abertura de franquia Kopenhagen é feito através de um rigoroso processo de seleção. A empresa busca pessoas que tenham habilidade e experiência comercial, assim como no varejo.
Outro fator importante é ter visão empresarial, que leva naturalmente a um espírito empreendedor e liderança, tanto para os negócios quanto na condução dos funcionários. Por fim, é preciso que disponibilizem os recursos necessários para estar à frente da franquia.
Após a entrevista de avaliação da proposta daquele que deseja obter a franquia, verificação dos recursos e de todos os outros itens necessários, caso seja aprovado, o próximo passo é a escolha do local para abrir a franquia.
Uma loja Kopenhagen precisa estar localizada de preferência em um ponto no qual o público seja classificado como classe A/B e em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, também, deverá o ponto comercial ser aprovado pela empresa.
As opções são abrir uma loja nos modelos bomboniere, cafeteria, ou um quiosque. Para lojas a área mínima é de 40m² (rua), 30m² (shopping) e quiosque entre 9 a 12m².
Caso tenha interesse em abrir uma franquia Kopenhagen o primeiro passo é se inscrever através do preenchimento do formulário online para pré qualificação. Após a inscrição a equipe de expansão irá entrar em contato para solicitar maiores informações e havendo interesse de ambas as partes serão agendadas reuniões presenciais e os demais passos para a formalização do negócio.
- Entrevista com a Gerência de Operações.
- Entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF).
- Captação, Aprovação e Negociação do Ponto Comercial.
- Abertura da empresa.
- Assinatura do Contrato e Pagamento da Taxa de Franquia.
- Execução do Projeto Arquitetônico.
- Montagem da Loja.
- Programa de Treinamento ao Franqueado e Equipe.
- Inauguração da Loja.
Vale a pena abrir uma franquia Kopenhagen?
Apesar do investimento ser significativo, o respaldo fornecido pela marca com sua enorme variedade de produtos, treinamentos, suporte e um marketing de grande alcance de público revelam um negócio extremamente promissor.
Um mercado que permanece a crescer é o de alimentos. Datas festivas costumam ser sempre o alvo de grande demanda de chocolates, o que aumenta as chances de manter uma boa lucratividade da franquia.
Os chocolates da Kopenhagen são conhecidos por seu sabor e alta qualidade e são classificados como chocolates finos. E já são mais de 80 anos de tradição no mercado. Assim, abrir uma franquia da Kopenhagem pode ser uma boa opção, pois o alto faturamento é garantido principalmente na páscoa e em datas comemorativas.
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★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
Essa taxa de franquia de 45k é anual ou apenas uma vez? Espero que seja única, pois se não o negócio se figura totalmente inviável.
Bom dia Carlos, obrigado pelo seu comentário!
Toda taxa de franquia é paga uma única vez, o que pode ser cobrado mensalmente são os Royalties e Taxa de publicidade/marketing.
Abraço!