Franquia Água de Cheiro: Vale a pena? Descubra TUDO

Franquia Água de CheiroO setor de perfumaria e cosméticos está entre os mais lucrativos e é exatamente neste segmento que a Franquia Água de Cheiro atua.

A franquia Água de Cheiro conta com mais de 40 anos de atuação. Foi fundada em 1976, em Belo Horizonte, e o sucesso foi imediato comandando já em 1980 uma rede de 45 lojas.

Em 2016 a franquia passou a ser propriedade da Beauty Franchising, empresa integrante da Holding Narsana. Atualmente conta com mais de 150 unidades espalhadas por todo o Brasil e é considerada um verdadeiro sucesso no setor, por isso a busca por se tornar um franqueado é comum.

Quer saber mais sobre a franquia Água de Cheiro? Confira:

Vantagens da franquia Água de Cheiro

Reconhecida por criar estratégias e know how eficientes, a franquia Água de Cheiro é vista como pouco propensa a desistência ou falência, uma grande vantagem.

Outro fator que diferencia a Água de Cheiro das demais franquias é o suporte diferenciado. O franqueado conta com suporte e consultoria regional constante durante todo o período que possuir a franquia, além de um contato direto com o setor executivo da franquia Água de Cheiro.

O franqueado receberá também um treinamento de vendas e fará uso do sistema de gerenciamento, facilitando todo o processo de administrador do negócio.

E como funciona o projeto da loja?

A franqueadora possui arquitetos próprios responsáveis por fazer, sem custo, todo o projeto arquitetônico e se responsabilizar pela construção da unidade franqueada. Ao contrário do que a maioria das franquias, na Água de Cheiro as unidades franqueadas são customizadas de forma especifica, objetivando uma melhor identificação com o público-alvo regional. Claro, existe um padrão a ser mantido pela marca, até mesmo para manter o padrão de qualidade.

Posteriormente, caso o franqueado deseje fazer alterações é preciso solicitar a franqueadora e aguardar a aprovação.

Não podemos deixar de mencionar dois dos pontos mais importantes como vantagem: prestigio da marca e a forte propaganda.

Com mais de 150 unidades franqueadas a Água de Cheiro se tornou conhecida e dona de uma credibilidade única no setor de cosméticos e perfumaria, isso, por si só, já traz ao franqueado uma vantagem sobre os concorrentes, pois os consumidores conhecem a qualidade do produto e características da marca.

Juntamente com a publicidade em quantidade de franquias, a Água de Cheiro investe pesado em merchandising, anúncios, campanhas e programas televisivos a nível nacional.

Vai dar lucro?

Se já não bastasse, o objetivo da empresa é tornar cada unidade franqueada conhecida por si própria, por isso faz, regularmente, campanhas regionais para cada franqueado, fornecendo material publicitário e estudo de público-alvo para a propaganda local.

Modalidades da Água de Cheiro

A Água de Cheiro oferece duas modalidades de unidades franqueadas:

Loja: A loja é construída em área mínima de  30 m² e exige entre 03 e 05 funcionários para garantir um bom atendimento ao cliente.

Quiosque: O quiosque tem metragem menor, 8, 9, 12 e 16 m² e é comum ser encontrado em shoppings e cidades de grande porte. Neste caso 03 funcionários costumam ser suficientes para atender a demanda. Claro o empreendedor precisa se adequar a demanda, podendo ser necessárias mais pessoas para trabalhar.

Pré-requisitos e Perfil do Franqueado: Franquia Água de Cheiro

É pré-requisito para instalar a unidade franqueada uma população superior a 30 mil. Este pré-requisito foi estabelecido com base em estudos e verificou-se que é o mínimo necessário para ter a demanda almejada e o franqueado conseguir os lucros estimados pela franquia.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Outro ponto de suma importância é não possuir negativa nos cadastros de restrição ao crédito. Ainda, segundo informações disponíveis na internet, aponta-se para a impossibilidade de castro negativo do cônjuge e demais sócios que integrarão a unidade franqueada.

Diferente da maioria das franquias, a Água de Cheiro deseja empreendedores que não necessitem financiar a unidade franqueada, devendo possuir os valores para o pagamento das taxas.

Vai dar lucro?

Quanto custa abrir uma franquia Água de Cheiro

Franquia Água de Cheiro: Vale a pena?Está pensando em se tornar um franqueado Água de Cheiro e tem dúvidas do quanto precisará investir?

O investimento dependerá do tipo de unidade escolhida, ou seja, loja ou quiosque.

Os valores são cobrados como taxas de franquia, caso não conheça veja este conteúdo: quanto custa uma franquia?

Taxa de inicial de franquia: Corresponde ao valor inicial pago a Água de Cheiro para se tornar um franqueado, o valor é de R$ 30 mil reais para loja e 15 mil reais para quiosque.

Taxa de publicidade: É o valor pago mensalmente para auxiliar na publicidade e marketing da franquia, além de servir para as campanhas de marketing local. No caso da Água de Cheiro é cobrado em um percentual de 2% da venda bruta.

Taxa de royalties: É paga pela utilização da marca e know how, é de 40%.

Instalação e Despesas: Corresponde ao valor gasto pela instalação, móveis e construção da unidade franqueada. Neste ponto existe uma significativa variação devido as especificidades de cada unidade franqueada e a própria modalidade (loja ou quiosque). O valor é R$ 130 mil reais para loja e quiosque R$ 45 mil reais.

Capital de giro: Valor necessário para comprar produtos e arcar com as despesas mensais da franquia até que a mesma esteja gerando lucros. A marca sugere o valor de R$ 30 mil reais para loja e R$ 20 mil reais para quiosque.

O retorno do investimento em ambas as modalidades ocorre entre 24 e 36 meses, estimando-se um faturamento médio mensal de 15% da receita bruta.

Como se tornar um franqueado

Para se tornar um franqueado é possível fazer o cadastro no site oficial https://www.aguadecheiroonline.com.br/, e também em contato com a responsável pela expansão de franquias água de cheiro Shirleine Diniz por:

  • Telefone: 0800-2001202
  • WhatsApp: 55 11 9 97028-6371
  • E-mail: franquia@aguadecheiro.com.br

Após manifestar o interesse o franqueado receberá uma ficha cadastral no seu e-mail que deve ser preenchida e reenviada a franqueadora para a análise prévia.

Feito isso, a franquia Água de Cheiro entrará em contato para fornecer a COF e instruir nos demais processos burocráticos para se tornar um franqueado.

Vale a pena abrir uma franquia Água de Cheiro?

Todo negócio pode ser lucrativo, dependendo da administração do empreendedor. Contudo, o que aparenta ser a preocupação número 1 no caso da franquia Água de Cheiro é o percentual mensal cobrado a título de publicidade e royalties que é bastante alto, somando um total de aproximadamente 40%.

Este pagamento acaba por reduzir significativamente o lucro líquido do franqueado, podendo tornar a situação difícil.

Já como ponto positivo está a pequena quantidade de desistência das unidades franqueadas (mais de 150 unidades), o que aponta boa estabilidade de compras.

Então, o que podemos deduzir é que existe forte demanda pelo produto da franquia, é possível ter uma boa renda, mas, devido às altas taxas, o empreendedor dificilmente conseguirá ganhar “rios” de dinheiro. Então, analise com cuidado.

Deixe seu comentário!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorFranquia Churros: 5 opções de franquias de churros para investir em 2023
Próximo artigoPró-labore: o que é, tipos e como calcular na prática
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Com 40% ter de ficar necessariamente com o franqueado, parece ser um negócio de muito baixa margem de lucratividade, quando deduzidas também as despesas operacionais, tais como aluguel (ou custo de oportunidade do ponto), pessoal e encargos, tributos e outros. O volume de vendas terá de ser significativamente expressivo e quase perene (que na atualidade econômica nacional não é o que se observa), para propiciar um retorno financeiro minimamente razoável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here