Franquias: Prós, Contras e Cuidados no Franchising

Café do Ponto: Franquia de cafeteria com ótimo custo x benefício

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Café do Ponto tem como foco oferecer experiências incríveis através de cafés com os mais diversos aromas. A especialidade da franquia são os seus cafés, contudo, é servido nas unidades outros produtos, como é o caso da sobremesa, pratos e drinks.

Fundada em 1950 e iniciando o trabalho de franquia em 1992 a Café do Ponto é uma das empresas mais antigas no setor de cafeteria especializada, possuindo hoje, 75 unidades distribuídas em diversas localidades do Brasil.

Com investimento inicial a partir de R$ 275 mil reais pode ser considerada uma franquia de médio investimento e está alinhada com preços dos concorrentes. O que diferencia a franquia Café do Ponto é a alta especialização no desenvolvimento dos cafés, sendo este o foco principal.

É comum as franquias de cafeterias penderem para um mix diverso de produtos e acabar por perder a essência, tornar o café um mero assessório, isso não acontece na Café do Ponto!

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História da Marca Café do Ponto

Coincidência ou não, a marca Café do Ponto foi fundada na cidade de Cafelândia, no interior de São Paulo através dos plantadores de cafés e irmãos Haltori. Nos anos 50 os irmãos iniciaram uma torrefação de café e deram o nome de Café do Ponto em homenagem ao local de reuniões, e assim surgiu o nome da marca.

Em meado dos anos 60 a sede foi transferida para Barueri e iniciou o seu processo de crescimento e expansão.

A Café do Ponto foi pioneira em muitos feitos, são eles:

  • Anos 70 lançou a embalagem almofada.
  • Lançou o conceito de café exportação.
  • Lançou os grãos aromatizados.

A partir dai inaugurou a sua primeira loja em 1976 no Shopping Ibirapuera, em São Paulo.

Segundo a empresa, o sucesso e a qualidade do café se dá em virtude da criteriosa seleção da região do cultivo do café utilizado, e claro, pelo alto processo de qualidade empregado.

Já nos anos 80 a Café do Ponto lançou o café descafeinado e na década de 90 os aromatizados e torrados, juntamente com a embalagem a vácuo.

Hoje, o consumidor tem a sua disposição uma cafeteria com cafés de diversos sabores, são 12 tipos diferentes de café expresso, além de existirem diferentes tipos de grãos arábica, moídos ou não na hora.

Iniciou como franchising em 1992 e em 1996 associou-se a ABF (Associação Brasileira de Franquias).

Pode-se dizer que a Café do Ponto é uma empresa realmente especializada em cafés!

Investimento para abrir uma franquia Café do Ponto

Para montar uma unidade Café do Ponto na sua região é preciso investir a partir de R$ 275 mil reais, valor este que está inclusa a taxa de franquia, instalação, estoque inicial e o capital de giro.

A taxa de franquia  é de R$ 40 mil reais e deve ser paga no momento da assinatura do contrato.

O capital de instalação que abrange a compra de equipamentos, móveis e layout da loja gira em torno de R$ 200 mil reais. Podendo variar de acordo com o tamanho do ponto comercial e mobílias utilizadas.

O capital de giro sugerido para conseguir desempenhar perfeitamente as atividades da cafeteria varia entre R$ 40 mil reais e R$ 50 mil reais.

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As taxas mensais que devem ser pagas são royalties e taxa de publicidade ou de marketing como alguns preferem chamar. A taxa de royalties é de 4% sobre o faturamento bruto e a publicidade é de 2% sobre o faturamento bruto.

O faturamento médio das unidades franqueadas é de aproximadamente R$ 60 mil reais, valor bastante atrativo quando se pensa em uma cafeteria de médio investimento.

O prazo de retorno do investimento é de 36 meses.

A área mínima necessária para montar a estrutura da Café do Ponto é de 16 m² e o ponto comercial deve estar localizado em um espaço de grande circulação, muito comum em shoppings e aeroportos. Para desempenhar as atividades com qualidade é preciso 6 ou mais funcionários.

Produtos Café do Ponto

Como já frisamos o foco principal da Café do Ponto é o seu café, contudo, traz também outras opções assessórias para aumentar o faturamento da empresa. Veja abaixo os produtos oferecidos:

  • Drinks: Chocolacoino, cappuccino e amor-perfeito.
  • Pratos: Medalhão com manteiga aromatizada. Batatas gratinadas com café.
  • Sobremesas: Rocombole de café com chocolate. Bolo de mel. Cupcakes de café.

Perceba que todas as receitas levam em sua composição, mesmo que de forma assessória, o café.

Já o cardápio de cafés e bebidas é extenso:

Clássicos

– Macchiato

– Macchiato Aromatizado

– Macchiato Descafeinado

– Cappuccino

– Cappuccino Aromatizado

– Cappuccino Descafeinado

Café Expresso

– Cafeterie

– Ritual Aralto

– Descafeinado

– Cerrado Mineiro

– Mogiana

– Sul de Minas

Aromatizados

– Amêndoas Torradas

– Avelã

– Baunilha com Nozes

– Chocolate com Trufas

Bebidas Especiais a Base de Café

Quentes

– Café Brigadeiro

– Café Harmonia

– Café Soberano

– Coffe Avelã

Frias

– African Breeze

– Vienense

– Café Caramelo

– Ice Mokaccino

– Shake Coffe

Outras Bebidas

Cappuccino Frozen

– Cappuccino Frozen com Chantily

Vale a pena iniciar uma franquia Café do Ponto?

Avaliar se uma franquia vale ou não a pena é uma tarefa complicada, principalmente pela necessidade de detalhes locais e microrregionais.

Observando as informações sobre a franquia pode-se dizer que o investimento condiz com o grau de expertise da Café do Ponto, em outras palavras, “é justo”.

Um ponto a ser levado em consideração é o fato de a franquia trabalhar exclusivamente com o café, não abrangendo outro produto diferente dele (os próprios pratos levam um toque de café), isso a torna realmente uma especialista no assunto. Com essa autoridade é mais “fácil” de conseguir se posicionar no mercado local.

Mas cuidado, esta particularidade pode significar pouco consumo, como assim? Se a empresa trabalha exclusivamente com um único produto acaba por abranger uma pequena parte dos consumidores, por isso se a sua região não tiver um público alvo bem específico e que carece deste tipo de ambiente, pode ser um negócio ruim.

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Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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