Vai montar um negócio? [oportunidade]
Receba uma SESSÃO DE CONSULTORIA gratuita para criação do seu negócio. *Tempo limitado. 3 vagas. Saiba mais.
Uma das maiores dificuldades de quem tem negócio é como calcular preço de venda dos produtos ou serviços. Em ambas as situações, tanto o preço acima do correto quanto abaixo, pode significar prejuízo.
Perceba, quando calcular o preço de venda abaixo do necessário para lucratividade, seu negócio não terá um faturamento atrativo, mesmo que tenha muitas vendas, já o preço acima significa, em muitos casos, poucas vendas e, consequentemente, pouco faturamento.
Então, o que fazer? A solução é aprender como calcular preço de venda corretamente e parar de se preocupar com isso. Continue lendo:
Fatores influenciadores do preço de venda
A formação do preço leva em conta os seus fatores influenciadores, como é o caso do custo, margem de lucratividade, fornecedores, inflação, produção, expectativa, entre outros. Para conseguir calcular o preço de venda você necessitará avaliar todos os aspectos influenciadores.
Veja os principais:
- Custo de produção;
- Custos da empresa;
- Impostos;
- Marketing;
- Fornecedores;
- Inflação;
- Capital de giro;
- Lucratividade almejada;
Muitos podem vir a “somar” custos de diversas fontes para facilitar, por exemplo, somar o custo de produção com o de fornecedores, ou até mesmo somar todos os custos e elencar como custo para fazer o cálculo.
De fato, isso pode simplificar, contudo, impedirá de você ter uma análise detalhada e criteriosa no momento de calcular o preço de venda.
Levando em consideração TODOS os fatores que podem influenciar no preço de venda do seu produto ou serviço, faça uma relação e crie:
- Total do custo do produto;
- Percentual de despesas fixas (inclusive pró labore);
- Percentual de despesas variáveis;
- Lucro estimado;
Estes dados serão necessários para efetuar o cálculo do valor.
Cálculo do preço de venda
Está se perguntando como fazer para calcular o preço de venda? Sem problemas, existe uma “fórmula” de cálculo para isso bem simples.
Para o cálculo você precisará saber o custo total por produto, percentual das despesas fixas sobre o produto e a margem de lucro almejada.
Abaixo, trouxemos um exemplo de um custo do produto de 10 reais, percentual de despesa fixa de 20% e uma expectativa de lucro de 15%:
Assim, o preço de venda será de R$ 15,38 reais.
Claro, os percentuais dependerão do caso concreto. Lembre-se, o seu produto precisa cobrir todos os custos e ainda lhe trazer a lucratividade almejada, mas deve ser “realista”, ou seja, o preço tem de refletir o seu VALOR para o CLIENTE.
Valor = desejo + disposição a pagar + benefícios.
Preço de venda ideal x realidade
Entender o preço de venda ideal x realidade pode garantir que seu produto seja bem aceito no mercado. Muitas vezes, criamos a “ilusão” de que um determinado produto precisa custar X, quando, na realidade, o seu preço deva ser Y, caso contrário não terá aceitação pública.
Não se trata apenas do quanto você deseja ganhar ou dos custos que possui, trata-se do quanto os consumidores estarão dispostos a pagar pelo seu produto.
É comum a seguinte pergunta: mas e se não cobrir meus custos?
Então, isso significa uma das 3 opções:
- Seu produto tem um custo muito alto;
- Seu negócio é desvantajoso e deve abandoná-lo;
- Está gerenciando errado o projeto, reveja;
O produto para ser bom deve:
- Cobrir os custos;
- Trazer uma margem de lucro atrativa;
- Fornecer valor ao cliente;
Um erro comum dos empresários é pensar em produto como preço e não valor inerente. Avalie o VALOR que seu produto possui, ou seja, quão necessário é para os consumidores?
O que traz de diferente frente a concorrência que pode ser cobrado? Quanto ele realmente vale para os consumidores? Quanto o seu público alvo está disposto a pagar? Vale a pena diminuir o preço e ganhar na quantidade de vendas?
Ao resolver a dúvida quanto ao valor do produto, estará apto a encontrar o preço real e não apenas aquilo que “almeja” ganhar.
Qual é a sua margem de lucro?
A margem de lucro costuma ser o fator de maior preocupação dos empresários, com toda razão, afinal, ela será a responsável pelo seu faturamento líquido.
Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!
Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.
E como chegar a uma margem de lucro adequada? Esta resposta pode variar de produto para produto, inclusive segmentos.
Por exemplo, roupas tendem a ter um percentual de lucro de 60% a 100% em cima. Claro, você deve descontar os custos.
O lucro médio de 20% a 30% tende a ser o ideal, evitando criar um produto/serviço oneroso demais e ao mesmo tempo permitindo um bom ganho mensal.
Lembre-se de levar em consideração o fator ‘valor’ inerente ao seu produto.
Expectativa e tempo de retorno de investimento
Um dos ensejadores de erros em calcular preço de venda de produtos e serviços é a expectativa de ganho e tempo de retorno do investimento.
É comum as pessoas desejarem iniciar seus negócios já ganhando dinheiro. Infelizmente, esta é uma realidade pouco comum e você deve estar preparado para ter um retorno de investimento plausível.
Em média, o tempo de retorno de investimento de empresas é de 12 meses a 36 meses. Veja por exemplo as franquias, dificilmente tem prazo inferior a esse.
Contudo, um bom trabalho e organização pode fazer com que seu negócio seja altamente lucrativo e consiga o retorno de investimento em menos tempo, cerca de 6 meses a 12 meses.
Dentre os aspectos decisivos no sucesso do negócio estão:
- Custo do produto/serviço;
- Capacidade administrativa e gerencial;
- Demanda;
- Valor inerente ao produto;
- Marketing e propaganda;
Conseguindo unir estes quesitos de forma correta e com qualidade é possível conseguir resultados rapidamente, mas cuidado para não “acelerar” o processo do negócio, isso pode fazer você pular etapas e criar uma estrutura pouco sólida.
Agora que entendeu como calcular preço de venda ponha em prática. Comente!
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!