Negócio Lucrativo [FERRAMENTA]
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Segundo Sylvio Korytowski, diretor de expansão de franquia da HOPE Lingerie, na hora de precificar o produto ou serviço, o empreendedor se perde. “A precificação tem que ter sua ordem invertida. O empreendedor precisa achar a cadeia de valor de cima para baixo”, diz.
Mas o que isso quer dizer? Os empreendedores precisam estar atentos pois o preço é balizado pela percepção de valor e não pelo produto em si. “Preço justo é aquele que o consumidor paga pelo produto”, ratifica Korytowski.
A saída está em controlar os custos fixos e variáveis, tentando diminuí-los ao máximo. Dessa forma, sua estrutura de formação de preços estará mais próxima do que querem os consumidores. Quer algumas dicas? Veja:
Estude a possibilidade de hora extra. Às vezes sai mais barato que contratar um novo funcionário, que representará um custo fixo e ainda gera um passivo trabalhista no longo prazo.
Por que não? Tudo aquilo que não for de competência da empresa pode ser terceirizado. Não faz sentido manter um funcionário full time para assuntos sem tanta demanda.
Talvez alguns ativos custem até 70% menos que um novo e vale estudar a possibilidade. Pense se a sua empresa realmente precisa de um equipamento zero quilômetro.
Como os prazos mandam em seu negócio e você deve estar bem atento a eles. Se os clientes fazem pagamentos a cada 30 dias, negocie o mesmo prazo com os seus fornecedores.
Faça cotações de tudo aquilo que for adquirir, seja bem ou serviço. Qualquer economia é válida. Lembre que um pouquinho daqui, outro pouquinho dali, dão um montante razoável no final.
A Web 2.0 é um achado e pode ajudar muito uma empresa. Existem diversos sites e programas, muitas vezes gratuitos, que representam uma enorme economia na compra de licenças.
Há quem entenda de forma errada. Afinal, melhor preço nem sempre quer dizer menor preço. “É importante salientar que nem sempre o mais barato oferece o melhor custo benefício, com produtos de qualidade. A venda do produto não é só a entrega, mas sim, a experiência, o serviço, a solução”, pondera Gustavo Freitas, diretor de expansão do Mercadão dos Óculos.
Tratando-se de precificação, muitos dizem que os tributos são os grandes vilões de um cálculo confortável para empreendedores e clientes. Mas o diretor da Sigbol Fashion, Aluizio de Freitas, não concorda. “Os tributos são apenas uma variável na formação do preço de venda e devem ser tratados com tal, devido à alta carga tributária em nosso país, o empreendedor deve ficar atento à essa questão na hora de estabelecer seu preço”, orienta.
Está perdido e não sabe se vai conseguir chegar ao preço justo no seu negócio? Veja as dicas de Aluizio de Freitas:
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!