Business Model Generation – Modelo de Negócio Canvas Completo

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Já ouviu falar em Business Model Generation (BMG)? Veja o que ele pode fazer pela sua empresa e como criá-lo!

Você economizou até conseguir juntar dinheiro suficiente para montar o seu próprio negócio? Esse processo é essencial para conseguir estruturar a empresa e começar a operar as suas atividades sem nenhuma dívida, o que já é um primeiro passo rumo ao sucesso.

Porém, só isso não é o suficiente para se dar bem no mercado, pois é necessário elaborar um PN (Plano de Negócios), o qual detalha todas as características de um negócio, abrangendo produto/serviço, valor agregado, público alvo, estrutura da empresa e muito mais.

O plano de negócio foi, por muito tempo, um dos principais métodos utilizados pelos empresários que desejam estruturar a empresa, diminuir os riscos e manter o padrão de qualidade.

No entanto, com a evolução do universos dos negócio, surgiu a necessidade do uso de um método que proporcionasse ainda mais organização, foi daí que inventou-se o Business Model Generation, que se assemelha ao PN, mas possibilita um controle maior das atividades empresariais.

Também, o Busniess Model Generation, conhecido ainda por CANVAS, é mais simples e fácil de desenvolver, inclusive, pode ser visto como algo mais “resumido”, mas sem deixar faltar nada.

Você quer aprimorar o planejamento do seu negócio ou até mesmo reestruturá-lo? Para fazer isso, uma boa alternativa é adotar o Business Model Generation (Canvas).

Quer conhecer essa “nova” forma de modelo de negócio? Então entenda TUDO neste conteúdo, desde o que é, como aplicar, até como criar o seu próprio modelo de negócio na forma do Business Model Generation.

O Que é Business Model Generation – CANVAS

O Business Model Generation (Modelo de Gerenciamento de Negócios), também chamado de BMG ou Modelo Canvas, é uma metodologia empresarial que se assemelha ao plano de negócios, caracterizando-se por agrupar todas as informações de um negócio que pode estar iniciando ou em andamento de forma organizada e simples

Teoricamente, o Business Model Generation é definido como uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que possibilita aos empresário desenvolver e projetar modelos de novos negócios ou já existem.

Este modelo de gerenciamento foi criado pelo pesquisador em negócios, Alexander Osterwalder, entre os anos de 2004 até 2010.

O Business Model Generation foi desenvolvido para funcionar como uma espécie de mapa visual, que é pré-formatado, contendo blocos do modelo de negócio, espécies de categorias das atividades desenvolvidas em todos os setores do empreendimento.

Estrutura em quadros do business model generation

O BMG se parece com o plano de negócios devido ao fato de possuir todas as descrições formais do negócio.

Porém, neste método, o processo é realizado de maneira mais sintetizada e objetiva, tem como intuito passar o máximo de informações em pequenos blocos, possibilitando que todas as pessoas possam visualizar o conteúdo e entender facilmente.

Para isso, foi criado de forma semelhante a quadros em que se insere “post-its”, pequenas informações sobre cada etapa do negócio.

Os blocos do Business Model Generation são dispostos em uma área central da empresa, ficando acessíveis para todos os gestores.

Como o Business Model Generation Ajuda o Empreendedor?

O Business Model Generation foi criado justamente para trazer mais facilidade para os empreendedores e realmente cumpre esse papel, desde que utilizado da maneira correta.

Em primeiro lugar, o BMG é construído em forma de blocos, sendo que cada um tem informações sobre um determinado setor da empresa como, por exemplo, infraestrutura e relacionamento com os clientes, isso agrega praticidade para que os gestores atinjam uma visão total do negócio.

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Além disso, o Business Model Generation permite que o empresário tenha maior controle sobre todas as categorias do seu empreendimento, o que lhe permite conhecê-las com profundidade, sabendo quais são os seus pontos fortes e fracos, bem como o que pode ser feito para aprimorá-las e otimizar os serviços prestados pela empresa.

Estrutura do Business Model Generation

A estrutura do business model generation (canvas) é baseada em 4 (quatro) grandes pilares: oferta, cliente, infraestrutura e finanças, dos quais são subdivididos em 9 (nove) setores da empresa: parcerias, atividades, recursos, proposta de valor, relacionamento com o cliente, canais de comunicação, segmentos dos clientes, estrutura de custos, fontes de receita.

Veja mais sobre os PILARES e ELEMENTOS do Business Model Generation Canvas:

1 – Oferta dos Produtos do Empreendimento

Antes de ser um empreendedor, é necessário que você se veja como um cliente do empreendimento e analise se compraria os produtos ou serviços que estão sendo oferecidos.

Para ajudar nesta análise, o Business Model Generation tem 3 (três) blocos, que diz respeito aos produtos comercializados pela empresa e parcerias.

Aqui serão explorados os seguintes elementos do Business Model Generation:

  • Parcerias: Quem pode ajudá-lo a vender?
  • Atividades: Qual é o seu produto?
  • Recursos: O que a sua empresa possui de recursos para potencializar às vendas?

2– Diferencial competitivo – Proposta de Valor Business Model Generation

Muitos empresários pensam que valor é apenas preço e se equivocam! Um produto pode ser absurdamente caro, mas possuir um alto valor (diferencial).

Um exemplo de diferencial competitivo pode ser a garantia estendida de um veículo por 5 anos. Ora, se a montadora fornece tal garantia, tem-se um alto padrão de qualidade. E mesmo que não possua, eventuais manutenções não serão suportadas pelo comprador.

Dessa forma, mesmo que o preço seja mais elevado, ainda se tem uma proposta de valor maior e, consequentemente, possivelmente a compra acontecerá.

Nessa etapa será tratada a proposta de valor.

Continue lendo, ao final traremos um modelo pronto e preenchido do Business Model Generation como exemplo, isso facilitará o seu entendimento.

3 – Informações Sobre os Clientes no Business Model Generation

O que seria de uma empresa sem os clientes? Absolutamente nada, não é mesmo? Por isso é preciso tomar todos os cuidados em relação aos consumidores do seu produto.

O estudo dos clientes é feito a partir do bloco de informações sobre os clientes, uma das partes mais importantes do BMG. Nela levanta-se todas as informações sobre o público da empresa e as formas de atingi-lo.

Neste bloco será analisada as formas de relacionamento com o cliente (suporte), canais para oferecer os produtos e segmentação dos consumidores (público-alvo), respectivamente:

  • Relacionamento com Clientes
  • Canais de Vendas
  • Segmento de Clientes

Com base nessas informações pode-se estruturar as estratégias para se relacionar com os clientes, bem como os melhores canais de comunicação e distribuição que podem ser usados para atingi-los com maior eficiência.

4 – Finanças do Negócio no Business Model Generation

Uma das questões mais importantes de qualquer tipo de negócio são as finanças, pois qualquer descuido neste setor pode gerar inúmeros prejuízos.

Para evitar que esse problema aconteça, o Business Model Generation dispõem de blocos sobre custos de infraestrutura (inicial e para manter o empreendimento) e fontes de receitas.

O bloco de finanças do BMG serve para estruturar todos os custos que a empresa terá, desde a compra da matéria-prima até o pagamento da equipe de funcionários.

Assim, promove o controle de receitas, ou seja, dos valores que entram e saem do caixa da empresa, evitando que ocorram desvios ou desperdícios de capital.

Perceba que é um sistema de organização muito apurado e detalhista, com foco em todos os pormenores do seu negócio.

Com isso, uma empresa que esteja com dificuldades financeiras ou organizacionais, mesmo que já tenha um período de mercado, pode, perfeitamente, atingir a excelência em poucos meses aplicando o processo de Business Model Generation.

Os dois elementos trabalhados neste campo do Canvas são:

  • Custo de Estrutura
  • Fontes de Receitas

Com esses últimos dois elementos fechamos o quadro dos 9 blocos do Business Model Generation.

Veja um exemplo do quadro preenchido:

Exemplo de Modelo Business Canvas

Exemplo de Modelo de Negócio no estilo canvas do Business Model Generation

Como Aplicar o Business Model Generation?

O Business Model Generation tem sido cada vez mais adotado pelos empreendimentos devido às facilidades oferecidas e a praticidade de colocá-lo em prática.

Para aplicar o BMG, é bem simples, basta construir o seu próprio planejamento, tendo como base todos as categorias citadas anteriormente e o modelo de exemplo acima.

Os blocos devem conter informações concisas, sendo organizados em formato de um painel. É importante que os gestores do negócio possam discutir o projeto e, posteriormente, seja disponibilizado em uma área central, em que todos possam acompanhar a sua aplicação e andamento.

O Canvanizer é uma ferramenta gratuita para criar o Business Model Generation Canvas, utilize-o sem medo, funciona muito bem!

Faça o possível para trabalhar uma linguagem direta, clara e simples, quanto mais objetiva for a sua explanação, melhor será assimilada e cumprida.

Trabalhar juntamente com imagens no Business Model Generation costuma trazer melhores resultados, por isso, faça esquemas gráficos também.

Está pronto para criar o seu plano de negócio através do Business Model Generation? Lembre-se de fazer a análise de viabilidade. E se tiver dúvidas sobre como começar um negócio do zero, estaremos sempre prontos para ajudá-lo!

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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