Como Ter Uma Criação de Animais Silvestres em Cativeiro

Como Ter Uma Criação de Animais Silvestres em CativeiroSabe-se que, no Brasil, não é permitida a atividade de criação de animais silvestres em cativeiro. São somente permitidos os criadouros de animais silvestres que não estejam ameaçados de extinção, como zoológicos e entidades científicas.

Alguns animais são os mais acometidos pela criação de animais silvestres em cativeiro, como os macacos, papagaios, araras e pássaros brasileiros.

O IBAMA é o órgão que autoriza a criação destes estabelecimentos, sendo o responsável por um estudo técnico e científico para saber se a estrutura e o negócio em si podem ser desempenhados.

A condição para a criação de animais silvestres em cativeiro no Brasil está fortemente ligada à autorização do IBAMA.


Sem sua aprovação, o negócio não poderá ser criado e por isso o estudo sobre as leis, condições e imposições do órgão tornam-se necessários para o empreendedor cumprir as exigências e começar um negócio de forma legalizada.

O controle do órgão, muitas vezes, parece rígido demais, mas deve-se, principalmente, ao tráfico de animais que todos os anos sacrificam milhares de exemplares de espécies cada vez mais raras por conta de um interesse plenamente comercial, expondo os animais a condições inviáveis a vida.

O IBAMA, então, deve avaliar o projeto técnico e a infraestrutura da criação de animais silvestres em cativeiro para, então, o empreendedor poder dar entrada com o resto do projeto.

A comercialização de animais está prevista em lei, dependente de criadouros registrados no órgão de competência. Sem permissão, a criação de animais silvestres em cativeiro é considerada crime inafiançável.

700 Ideias de Negócios

Estrutura da criação de animais silvestres em cativeiro

O IBAMA, geralmente, já fornece suas exigências quanto à criação de animais silvestres em cativeiro e o empreendedor pode se guiar.

O que é comum em relação a todas as espécies é simular um ambiente parecido com o habitat natural. Isso consiste na observação e pesquisa dos hábitos dos animais que serão criados para propor as principais características que deverão conter no ambiente de criação de animais silvestres em cativeiro.

A observação de outros criadouros é a parte importante na estrutura, já que a prática neste serviço acaba excluindo as opções menos cabíveis.

No caso de animais que mereçam cuidados especiais, como os pinguins, deve-se instalar o ambiente propício para o seu desenvolvimento e procriação.

Quanto mais exigências o animal silvestre exigir, mais dinheiro será gasto para propor as soluções necessárias. Por isso, os animais silvestres mais criados são de fácil acomodação.

Criação de animais silvestres em cativeiro – Regulamentação do comércio

A regulamentação do comércio na criação de animais silvestres em cativeiro inclui as portarias 117/97 e 093/98 e 102/98, que são aquelas que falam sobre animais brasileiros e animais exóticos, respectivamente.

Todas reafirmam a importância da comercialização com notas fiscais a partir de estabelecimentos criadouros registrados e com comprovante de origem dos exemplares. É preciso que toda essa burocracia seja efetuada para que haja certo controle da compra e venda de animais.

O tráfico ilegal faz fortunas e cresce tanto dentro quanto fora do Brasil e a intenção é acabar com esta prática revertendo à compra de animais apenas para os estabelecimentos credenciados e permitidos para realizarem as vendas.

Perfil do empreendedor de uma criação de animais silvestres em cativeiro

Não precisa dizer que o ideal é que o empreendedor de uma criação de animais silvestres em cativeiro goste muito de animais. Esta é a primeira dica para o empreendedor de sucesso conquistar clientes e ter seu negócio prosperando sempre: gostar do que faz.

Geralmente, os profissionais que começam um negócio como o proposto são veterinários, biólogos, zootecnistas e outros profissionais que lidam diretamente com os animais.

Outros preferem aventurar-se num empreendimento como um desafio, mas devem precaver-se e saber muito mais informações em relação a vários aspectos que o ajudem a dirigir a criação de animais silvestres em cativeiro.

Cursos, palestras e eventos diversos acontecem em todo o Brasil e reúnem empreendedores da área de animais. Tanto aqueles que criam como aqueles que usam os animais como matéria-prima para o consumo trocam experiências e acabam adquirindo as informações que lhe darão base para lidar com os seus negócios.

Não se enquadra exatamente neste perfil? Outra opção pode ser criar abelhas produtoras.

Localização de uma criação de animais silvestres em cativeiro

A localização de uma criação de animais silvestres em cativeiro pode ser diversa, tendo que respeitar alguns parâmetros básicos. Devido à própria procura, a estratégia de mercado acaba influenciando a ida do estabelecimento para o lugar que tenha mais procura pela mercadoria.

Porém, existe a necessidade dos animais que impossibilitam que a criação de animais silvestres em cativeiro esteja localizada, por exemplo, numa rua movimentada.

O bom senso é a primeira dica na hora de escolher a localização deste empreendimento, até porque, caso haja alguma irregularidade, o IBAMA é o primeiro a vetar a legalização do negócio.

É importante que a área escolhida disponha de água tratada e acessível para os animais, rações e alimentos de qualidade para a alimentação das espécies, funcionários responsáveis e profissionais treinados para executarem as tarefas com estes animais e uma parte para a conversa com os compradores de animais exóticos.

Marketing – Criação de criação de animais silvestres em cativeiro

Para conseguir cada vez mais compradores, as estratégias de marketing vêm influenciando todos os anos as empresas a investirem em formas diferentes de atrair o olhar do consumidor.

No caso da criação de animais silvestres em cativeiro, pode-se investir bastante na aparência do local que o consumidor irá visitar, dar a oportunidade destas pessoas em chegar perto dos animais antes mesmo de adquiri-los, apontar formas de divulgação com alto poder persuasivo e conceder descontos e brindes na aquisição dos animais.

O ideal é estabelecer parcerias com cada vez mais empresas afins. Zoológicos, por exemplo, podem exibir cartazes mostrando as principais vantagens da criação de animais silvestres em cativeiro e assim o empreendedor consegue chegar a um público selecionado por um custo bem baixo.

Podem-se pagar os estabelecimentos para anunciarem o negócio, como fazer parcerias e trocas de produtos.

Podemos perceber que a internet, hoje em dia, é uma excelente forma de divulgação, podendo ser escolhida sem problemas para estimular a compra de animais silvestres regulamentados.

Um banner num site naturalista, por exemplo, é um bom começo para gastar pouco e, a partir do link, até uma visita à sede do estabelecimento pode ser perfeitas para cativar o consumidor.

Criação de animais silvestres em cativeiro – Novo público-alvo

O público-alvo de determinados negócios pode se modificar ao decorrer do tempo. Há algum tempo, as pessoas nas grandes cidades começam a se interessar por estar em contato próximo com a natureza.

Adquirem plantas e animais diversos para compor sua rotina urbana e os animais silvestres são alguns destes animais.

Antigamente, apenas os cachorros e os gatos eram encontrados nas residências das famílias. Hoje em dia, cobras, araras e outros animais podem ser vistos perfeitamente incluindo uma família e a criação de animais silvestres em cativeiro deve estar atenta a isso.

E aí aprendeu como ter uma criação de animais silvestres em cativeiro? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de novos negócios!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma propriedade de 16Alq, com muita mata e a 1050 metros de alt , gostaria de criar alguns animais silvestres, para nossa falna e tbm para possivel comercializacao!

  2. Solicito de V.Sª., para conhecimento e demais providencia o formulário para fazer o projeto de criação de animais silvestre (queixada), para a nossa organização que é a NAMUNKURÁ ASSOCIAÇÃO XAVANTE – NAX.
    Certo de contar com a vossa colaboração e agradeço.

    ATT,
    Afonso Félix Tsuwapté

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here