Como Ter um Bom Relacionamento Com o Cliente

como ter um bom relacionamento com o clienteVocê tem um bom relacionamento com o cliente? Veja como melhorar ainda mais aqui!

O cliente é o ponto chave de qualquer negócio, sem ele você não conseguirá atingir suas metas, tão pouco ter um bom rendimento. Ao abrir um negócio, a primeira coisa a se fazer é trabalhar os funcionários para ter um bom relacionamento com o cliente.

Ao contrário do que muitos pensam, ter um bom relacionamento com o cliente não é uma tarefa fácil, pelo contrário, exige muita paciência, persistência, estudo e planejamento.  Tanto é verdade isso que as pessoas não apenas se esforçam para conseguir atingir esse objetivo, mas pagam altas somas financeiras para aprender as técnicas mais avançadas de atendimento.

Talvez você esteja se perguntado, por que é tão importante ter um bom relacionamento com o cliente? Bom, essa pergunta não é das mais difíceis de responder. Pense assim, você vai a uma loja e tem um excelente relacionamento com o cliente, qual é a primeira coisa que você vai fazer? Comprar e voltar novamente. Ou seja, o bom relacionamento com o cliente é um ponto decisivo para atingir a fidelização.

Existe uma série de dicas e fatores que podem facilitar o bom relacionamento com o cliente, por isso elaboramos esse texto exclusivo, com o intuito de reunir o que existe de melhor a título de informações sobre o tema. Confira, o sucesso do seu negócio pode depender disso.

Aprenda a Ouvir Mais do Que Falar Para Ter um Bom Relacionamento

Um dos erros mais comuns de vendedores e até mesmo proprietários de negócios é falar mais do que escutam. Pense da seguinte forma, você precisa encontrar o produto ideal para o consumidor que entrou no seu estabelecimento, porém, ao invés de focar no que ele está buscando, você está preocupado demais em falar do que você deseja que ele consuma. O que você acha que irá acontecer?

Nesse caso, o cliente acabará por achar que você é aqueles “vendedores chatos”, criará repúdio em relação a marca e, ainda por cima, não comprará o seu produto, sem contar o fato de que não irá mais voltar a sua loja. É isso que você quer? Acredito que não, então, cuidado!

Foque seus esforços em analisar o que o cliente está falando, busque descobrir o que ele necessita e ofereça o que resolva os seus problemas. Outro ponto fundamental é observar a linguagem corporal do consumidor, isso irá facilitar muito o seu trabalho de negociação.

Para Ter um Bom Relacionamento é Preciso Lembrar dos Clientes Antigos

Quem irá ser o seu cliente fidelizado e que você terá maior facilidade de ter um bom relacionamento? Aquele que entrou hoje na sua loja ou quem compra seguidamente? Claro que o cliente que já frequenta à loja terá uma maior propensão a se relacionar bem, por isso é fundamental não esquecer dos clientes antigos.

É muito comum as empresas terem um fluxo de novos clientes imenso, porém, não conseguem ter ‘lucros’, isso acontece porque não está mantendo os clientes antigos, o que faz com que a empresa fique no “zero a zero”.

Veja nosso texto: clientes o sucesso do seu negócio.

Queira o Melhor Mesmo Que Não Ganhe Para Atingir um Bom Relacionamento Com o Cliente

Esse é outro ponto fundamental ao tentar estabelecer um bom relacionamento com o cliente. As pessoas desejam “sentir” que você está tentando ajudar, querendo o bem delas, não que são apenas um “consumidor” e que você deseja apenas vender.

Sempre quando for atender um consumidor, pense que você deseja ajuda-lo, mesmo que seja indicando uma outra loja, caso não tenha o produto, com isso, o consumidor lembrará de você, e pensará em você como o vendedor de X loja que resolveu o problema dele e que foi realmente simpático.

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Confira algumas dicas de venda aqui.

Canal de Comunicação Exclusivo Melhora o Relacionamento Com o Cliente

O canal de comunicação é primordial para manter um bom relacionamento com o cliente, porém, o seu foco é mais específico. Sabe quando um cliente diz: “eu vou trabalhar com essa empresa pelo resto da vida”? Quando ele tiver problemas e você resolvê-lo de forma simples, rápida, prática e sem qualquer onerosidade para o consumidor. Esse é o segredo número 1 dos empresários de sucesso.

É exatamente por isso que muitas empresas estabelecem todo um sistema de Call Center, porém, infelizmente, devido a demanda muito alta de clientes e baixa quantidade de funcionários com capacidades profissionais, acabam por deixar à desejar na prestação do serviço, piorando ainda mais a situação.

Jamais Seja Agressivo e Mantenha-se no Controle Para Ter um Bom Relacionamento

Um erro que compromete o relacionamento com o cliente, ou melhor, não apenas com o cliente, mas com todos os demais que terão contato com ele, porque falará mal da empresa, é ficar agressivo por uma “venda” que não deu certo.

Acredite, isso é mais comum de acontecer do que você pode imaginar.  Vou até mais longe, garanto que você já foi, alguma vez em sua vida, em uma determinada loja que, ao você dizer que não iria adquirir o produto ou que pesquisaria melhor antes de comprar, o atendente fez uma cara feia e foi extremamente grosso.

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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Qual foi sua reação? Voltaria comprar com ele? Nesse momento o bom atendimento com o cliente foi abalado de uma forma irreversível, sinto muito!

Então, a dica é, jamais seja agressivo, tome uma água se for necessário e, acima de tudo, mantenha-se no controle de suas emoções quando estiver tratando com clientes.

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Aprenda a Conduzi-lo e Sempre Terá um Bom Atendimento ao Cliente

Qual é o seu objetivo quando um possível cliente entra em sua loja? Vender um produto ou serviço, sim? E o que mais? Fidelizar e fazer com que lembre sempre do bom atendimento ao cliente da loja. Esses são os seus objetivos, mais nada!

Bom, para atingir o acima descrito você precisará aprender a conduzir corretamente o seu cliente até o seu objetivo. Uma boa dica é aprender a ouvir e fazer as perguntas corretas, além de comentários diretos e conclusivos.

Utilize as perguntas para conduzir o assunto e atenção para o que você deseja, assim não aparentará que está tentando vender um produto específico, já os comentários conclusivos servem para fazer com que o cliente sinta “vontade” de comprar o produto, acreditando que ele está desejando o produto e não você “empurrando”.

Confira nosso texto sobre como vender mais e melhor.

Foco a Longo Prazo na Conquista do Bom Relacionamento Com o Cliente

Você quer conquistar o cliente e manter um bom relacionamento a longo prazo, não é? Bom, a questão é, para ter um bom relacionamento com o cliente sólido e duradouro é preciso, acima de tudo, desenvolvê-lo e conservá-lo durante muito tempo.

Veja, temos quase um “sinônimo”, porque, para ter um bom relacionamento com o cliente por muito tempo é preciso desenvolvê-lo e mantê-lo por mais tempo ainda. Coisas duradouras apenas perduram quando se tem uma base muito sólida, e isso exige tempo e pensamentos para o “futuro”.

Boas dicas para conseguir isso é fazer jantas da empresa e convidar os melhores clientes, enviar cartões de aniversários e até mesmo ligar para ir participar de algo na loja, como promoções especiais e pacotes de descontos exclusivos para os melhores clientes da loja.

Seja Espontâneo ao Atender o Cliente

Tudo que é forçado demais e padronizado acaba por gerar desconfiança nos clientes, isso é fato! Por isso, tente desenvolver os seus estudos na prática, porém, faça de forma espontânea, integre seu jeito, seu modo de falar e até a sua linguagem corporal, assim não parecerá “forçado” ou de mentira, facilitando a tomada de decisão positiva pelo cliente.

Infelizmente não existe uma forma de ensinar o vendedor a ser espontâneo, contudo, uma boa dica é TREINE, treine muito, com seus colegas, familiares, amigos e até mesmo com os clientes, veja tudo como uma forma de treino.

Quer mais dicas? Que tal nosso texto sobre como ser bem sucedido?

Faça Cursos de Bom Relacionamento Com o Cliente

Você é um bom vendedor e costuma se relacionar bem? Isso não é suficiente, você precisa ser ótimo! Por isso, não pare de estudar novas técnicas que surgem diariamente, procure por cursos profissionalizantes na área, costumam ser muito úteis. Conheça mais sobre cursos técnicos com baixo investimento.

Lembre-se sempre de procurar empresas de qualidade que ministrem curso na área, inclusive, você pode pedir um auxílio para o seu chefe/dono da empresa, o qual raramente irá negar, já que melhorará as vendas.

E Agora, Está Pronto Para Ter um Bom Relacionamento Com o Cliente?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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