Como Montar Um Cadastro de Clientes: Passo a Passo + Dicas

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Tem um cadastro de clientes? Veja agora mesmo como fazer ou melhorar o seu!

A sua empresa está tendo uma caída nas vendas nos últimos meses? Este problema pode estar acontecendo devido a diversos fatores como, por exemplo, a falta de interesse dos clientes em consumir no seu estabelecimento, uma redução na qualidade dos produtos comercializados ou mesmo porque você não está sabendo alimentar a sua relação com o público consumidor, o que é fundamental para fidelizá-lo e garantir o seu lucro.

Além disso, contar com um planejamento de vendas fará toda a diferença, já que irá lhe trazer um “caminho” a ser seguido para “induzir” o cliente até o momento da efetivação. Acredite, saber a forma de trabalhar o cliente para que ele adquira um determinado produto/serviço faz toda a diferença. É justamente por isso que é importante ministrar cursos de vendas para os funcionários e até mesmo criar um “roteiro” para que ele consiga conquistar o cliente.

Sem dúvidas, uma das bases de qualquer empresa é o relacionamento que ela possui com os seus clientes, logo, é necessário prestar atenção em todos os aspectos que os envolve. Imagine que o estabelecimento gostaria de ligar para os consumidores para oferecer um produto novo que chegou, mas não pode porque não tem o contato deles. Esta oportunidade perdida pode gerar grandes prejuízos, não é mesmo? Para não passar por isso é recomendado montar um cadastro dos clientes.

Perceba ainda que ter um cadastro de clientes não é algo trabalhoso, pelo contrário, é extremamente simples e irá lhe tomar apenas alguns minutos no momento da compra. Muitas empresas fazem isso e, caso você não faça, já está “saindo atrás” dos concorrentes, e essa é uma desvantagem grande, que pode custar lucros e uma grande quantidade de vendas certas, principalmente com a chegada de novidades no estabelecimento.

Para se ter uma ideia, existem empresas que tem suas novas mercadorias vendidas na primeira semana pelo simples fato de ligar para o seu cadastro de clientes e convidá-los a virem conhecer os produtos novos. Isso é muito comum em lojas de roupas infantis por exemplo.

Ao cadastrar os seus consumidores você terá à disposição todos os dados de contato e que sejam relevantes para o estabelecimento, sendo possível acessar as informações com praticidade sempre que houver a necessidade.

Embora seja algo simples, montar um cadastro de clientes exige alguns cuidados, até mesmo para que o cliente não se sinta “invadido” no momento que você começa a lhe tomar as informações. Além disso, existem clientes que se sentem incomodados com a situação, cuidado! Para te ajudar vamos trazer mais informações e dicas sobre como montar um cadastro de clientes. Confira abaixo!

O Que é o Cadastro de Clientes?

Entender o que é o cadastro de clientes é bem simples, como o próprio nome diz, trata-se de uma espécie de relatório em que são dispostas todas as informações sobre os clientes. Quando afirmamos todas as informações, estas se resumem a quantidade necessária para que você possa entrar em contato e oferecer produtos.

Esta lista fica armazenada nos arquivos da empresa, podendo ser usada sempre que for necessário entrar em contato com os consumidores, tanto para oferecer novos produtos quanto para resolver eventuais problemas.

O cadastro de clientes é importante para qualquer empresa, independente de ser de pequeno, médio ou grande porte. Este processo pode ser feito em diferentes períodos, desde a primeira compra realizada pelo consumidor ou após ele realizar compras assiduamente. O relatório pode conter informações diversificadas que vão desde os dados de contato dos clientes até as preferências de consumo.

Dependendo do tipo de negócio que você possui, descrever as preferências de consumo pode ser uma ótima opção, porém, na tomada da opinião do consumidor, será necessário fazer de forma rápida e simples, porque ninguém gosta de “perder tempo” respondendo questionários.

Por Que Montar um Cadastro de Clientes?

A sua empresa ainda não tem um cadastro dos clientes? Pois bem, saiba que ela pode estar perdendo uma ótima oportunidade de conquistar os consumidores em potencial e ampliar as suas vendas, gerando mais lucros. Há diversos motivos para investir na construção de uma lista com as informações dos clientes, sendo o maior deles a praticidade que ela pode trazer para o estabelecimento.

Conforme já foi dito, o cadastro dos clientes é composto por todas as informações de contato e de consumo deles, o que permite que a empresa possa se comunicar sempre que for necessário ou mesmo resolver problemas durante ou depois da realização de uma compra, trazendo mais agilidade para que o tempo seja gasto com o que realmente importa, que é satisfazer as necessidades dos consumidores.

Como Montar Uma Ficha Cadastro de Clientes

O cadastro de clientes é um processo muito simples, mas que pode fazer muita diferença no atendimento que é prestado ao público-alvo. Tendo isso em vista é necessário saber como montar um cadastro que realmente traga eficiência e benefícios para a empresa, ao passo que o cliente não se sinta desconfortável para responde-lo.

Acompanhe abaixo algumas dicas de como montar um cadastro de clientes:

1-  Obtenha os Dados de Contato e Forme o Cadastro Para Cliente

O cadastro de clientes precisa das informações das pessoas para que realmente seja útil para a loja. Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é obter os dados de contato dos clientes, este processo pode ser feito quando eles realizam a primeira compra ou procuram a empresa para se informar sobre algum produto do seu interesse.

A coleta do contato dos clientes também pode ser feita através da internet, no site do estabelecimento, no qual as pessoas se cadastram espontaneamente para que o estabelecimento lhe mande avisos e demais informações sobre novidades. Os contatos recolhidos devem ser o nome, número de telefone, endereço de e-mail, redes sociais e endereço residencial para eventuais entregas dos produtos.

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Embora o cadastro através de um sistema online possa ser mais “prático” e cômodo para os clientes, este costuma ter o menor índice de ocorrência, justamente porque os clientes não desejam perder tempo, contudo, pessoalmente, no próprio estabelecimento físico, os clientes sentem-se mais a vontade e “obrigados” a auxiliar, afinal, já estão comprando mesmo.

2- Questione as Opções de Compra Dos Consumidores Para Montar o Cadastro de Clientes

Uma das funções do cadastro de clientes é trazer mais praticidade para o empreendimento, podendo ser usado, inclusive, para aumentar o número de vendas. Você quer alavancar o seu negócio? Uma boa dica é colocar no relatório quais são as opções de compra dos consumidores, ou seja, aquilo que ele está procurando e tem preferência quando procura pelos serviços do seu estabelecimento.

Além de facilitar que você saiba para quem ligar ao receber novas mercadorias, também conseguirá comprar mercadorias mais assertivas, voltadas para os clientes, inclusive, descobrindo quais mercadorias estão faltando no seu negócio e comprando-as, afinal, se existe demanda por X produto, sua loja deve possuí-lo, não acha?

No momento de realizar o cadastro dos dados de contato dos clientes é recomendado questionar quais são as preferências dele e se gostaria de ser avisado quando chegam novidades neste setor. Ao obter estas informações, a empresa pode entrar em contato com as pessoas, oferecendo os produtos, aumentando as possibilidades de vendas e lucros.

Outro ponto importante é, caso o cliente diga que não deseja receber informações ou que entre em contato com ele, não o faça, pelo menos não em um primeiro momento. Entre em contato para deseja-lo feliz aniversário ou até mesmo parabeniza-lo em datas especiais, criando um rapport para posteriormente oferecer produtos.

Lembre-se ainda de sempre manter um rígido controle de vendas.

3- Escolha Uma Plataforma Para Montar o Cadastro de Clientes

O cadastro de clientes é composto por informações diferentes que devem ser dispostas de maneira organizada para que não haja confusão na hora de entrar em contato com o público-alvo. Neste caso, o mais recomendado é escolher uma plataforma para montar o cadastro de clientes, separando todas as informações coletadas.

Atualmente, uma das plataformas mais indicadas para construir o cadastro de clientes é o Excel, que faz parte do pacote da Office da Microsoft. Este Programa Para Cadastro De Clientes tem um modo de operação bastante simples, podendo ser usado de forma gratuita, além de permitir que os dados sejam separados em colunas e células diferentes, possibilitando pesquisas rápidas dentro do próprio relatório.

Para evitar transtornos, o ideal é que você mantenha uma cópia do arquivo salvo em um HD externo ou outro local, fazendo o backup toda vez que tiver atualizações no cadastro. Isso impedirá que você, por caso análogo a sua vontade, perca o cadastro de clientes.

4- Construa o Relatório de Cadastro Dos Clientes

Após baixar e instalar no seu computador a plataforma que possibilita a construção do cadastro de clientes é necessário começar a desenvolvê-lo. Para elaborar a planilha abra a página inicial do programa (Excel), bastando clicar com o botão esquerdo do mouse. Feito isso, vá até a caixa “Salvar Como” e digite o nome do documento, por exemplo, “Cadastro dos Clientes”.

Na sequência, tem-se que determinar o número de colunas e células que o relatório com os dados dos clientes terá. Devem ser construídas colunas para “Nomes”, “Telefone” e “E-mail”. Se a intenção é fazer um cadastro mais completo pode-se adicionar o interesse de compra e qual foi a última negociação realizada pelo cliente.

5- Mantenha o Cadastro de Clientes Atualizado

Sim, o relatório com o cadastro dos clientes realmente pode facilitar o dia a dia da empresa no que diz respeito à manutenção da fidelização e interesse deles em adquirir os seus serviços. Porém, para que esta vantagem seja contínua é importante manter o cadastro de clientes sempre atualizado.

Por isso, sempre que uma nova compra for realizada é recomendado questionar se os dados como telefone e e-mail continuam os mesmos, uma vez que a partir destes canais é possível se comunicar com as pessoas, tanto para efetivar a negociação, resolver problemas ou enviar propagandas e informações dos seus produtos.

6- Use o Cadastro de Clientes Efetivamente

O cadastro de clientes tem que ser usado efetivamente, pois ele pode oferecer informações preciosas para melhorar o seu negócio. Por exemplo, o relatório pode ser usado para analisar qual é a frequência de compra dos consumidores, checando qual é o desempenho da empresa e se é necessário desenvolver ações internas e externas para promover melhorias, de modo a satisfazer a base do negócio, que são os clientes.

O Que Acha de Começar Agora Mesmo a Montar um Cadastro de Clientes e Utilizá-lo Para Maximizar as Vendas?

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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