Fast food combina com comida saudável? Para Jeane Moura, sim. A empresária abriu a primeira loja DNA Natural, restaurante especializado em alimentação mais light, em 2007, em Florianópolis. A aceitação foi tão boa que o boca a boca correu rápido na capital catarinense e logo Jeane precisou formatar outros modelos de negócio como o bistrô e o quiosque.
Dois anos mais tarde, a DNA Natural estava pronta para a expansão por meio das franquias. Atualmente são mais de 60 unidades em todo o Brasil e um caminho aberto para o crescimento no exterior, com a comercialização de uma loja no Panamá.
Jeane venceu a barreira geográfica e foi em frente. “Tudo no eixo Rio-São Paulo acontece mais rápido, com negociações mais justas e prazos menores”, diz a empresária, que está consolidando sua marca como uma das maiores quando o assunto é alimentação saudável. E mais: quer ver a DNA Natural como um estilo de vida.
Na entrevista ao Novo Negócio, Jeane Moura fala do seu negócio, do equilíbrio entre família e trabalho e das expectativas para o futuro. Confira:
Novo Negócio – Como começou a DNA Natural? Quanto tempo você alimentou a ideia?
Jeane Moura – Surgiu uma oportunidade de abrir um fast food em um Shopping que estava sendo lançado na cidade. Sou apaixonada por alimentação saudável e comecei minhas pesquisas.
Na época o shopping dava preferencia para franquias. Busquei uma franquia neste segmento e não encontrei, em todo o Brasil. Criei a DNA Natural com alguns itens que só existiam nos EUA e criei alguns itens exclusivos.
Juntando com a fórmula de suco natural feito na hora e na frente do cliente, o negócio deu muito certo. O primeiro ano foi de muita pesquisa com os clientes, personalizávamos tudo. Depois de dois anos conseguimos formatar os processos e o cardápio.
Novo Negócio – Qual foi a principal dificuldade que você encontrou para tirar o seu projeto da idealização e dar formato a ele?
Jeane Moura – Financeiro. Uma construção de um projeto de franquia já se estima os custos. Como abri sem isso, investi no melhor arquiteto de alimentação, nos melhores materiais de construção e troquei de fornecedores até me encontrar. O investimento foi alto e fora do esperado, além do tempo dispensado.
Novo Negócio – Depois da primeira loja, você ainda levou alguns anos para inserir a marca no modelo de franquias. O que pesou na decisão de franquear e por que levou esse tempo?
Jeane Moura – Quando abri a primeira já sabia que não existia franquia neste segmento, mesmo assim, demoraria para conseguir padronizar porque o movimento era muito intenso.
Os clientes começaram a pedir a segunda e a terceira unidade na mesma cidade, em bairros afastados, e eu vi a necessidade de replicar de maneira única. Estas duas primeiras “cópias” foram cobaias e só então estávamos prontos para franquear para fora da cidade.
Novo Negócio – Você encontrou alguma resistência por não estar no eixo Rio-São Paulo?
Jeane Moura – Muita. Fornecedores não nos davam atenção e por muitas vezes tivemos que desenvolver fornecedores. Tudo no eixo Rio-São Paulo acontece mais rápido, com negociações mais justas e prazos menores.
“Quando abri a primeira já sabia que não existia franquia neste segmento, mesmo assim, demoraria para conseguir padronizar porque o movimento era muito intenso. Os clientes começaram a pedir a segunda e a terceira unidade na mesma cidade, em bairros afastados, e eu vi a necessidade de replicar de maneira única.”.
Novo Negócio – A alimentação saudável é algo com aceitação crescente atualmente. Ainda há espaço para crescer nesse nicho ou o mercado já começa a se saturar?
Jeane Moura – Tem muito espaço ainda. Tanto para a DNA Natural com novos produtos quanto para outras empresas se adequarem e oferecerem produtos que garantem a qualidade de vida, cada dia mais necessária. A classe C e algumas regiões ainda pensam mais no junk food ou em promoções.
Novo Negócio – Como é o seu perfil gerencial?
Jeane Moura – Trabalho muito e dou liberdade a minha equipe. Do meu lado, prefiro pessoas que tenham disciplina, iniciativa e que acreditam na marca.
Novo Negócio – Você já foi franqueada e esteve do outro lado do negócio. Quais são as experiências obtidas nesse período e que te auxiliam hoje?
Jeane Moura – A comunicação é o fator principal para um bom relacionamento. Quando os dois lados conseguem apresentar suas dificuldades e o que esperam um do outro, a parceria dá certo. Como franqueada esperava mais contato e fazer parte da construção das novas estratégias.
Novo Negócio – A DNA Natural já está em todo o território nacional. Existe alguma região em que você gostaria de focar? Quais são seus planos para a empresa?
Jeane Moura – Estamos investindo bastante no Nordeste pela atual fase de crescimento da região mas não deixaremos de expandir nas demais regiões.
Novo Negócio – Além de empresária, você é casada e tem um filho. Conciliar as atividades é difícil? Alguém sai perdendo?
Jeane Moura – Busco o equilíbrio diariamente. As vezes não consigo e tento recompensar no outro dia. Trabalho algumas madrugadas e finais de semana para não ser atropelada pela semana.
Novo Negócio – Mais alguém da família toca o negócio junto com você?
Jeane Moura – Não. Apenas eu. Mas tenho apoio de todos.
Novo Negócio – Em um case apresentado por você, a expectativa era de que em 2011 a DNA Natural fosse a maior rede de franquias de alimentação saudável e, em 2012, um estilo de vida. Você conquistou esses objetivos?
Jeane Moura – Sim. Somos a maior rede de alimentação saudável e o cardápio mais completo do segmento. Sempre estamos interagindo com os clientes e franqueados para atualizar nosso direcionamento.
Desejamos ser reconhecidos pelas revistas Veja e Quatro Rodas nas maiores cidades do Brasil. Quanto ao posicionamento de Estilo de Vida, nosso foco é que todos os envolvidos percebam isso, dos funcionários, fornecedores, franqueados, parceiros, até os clientes.
Novo Negócio – O que você pretende para 2014?
Jeane Moura – Qualidade de atendimento e expansão internacional.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
Amei o post!
Parabens !
Quero muito abrir um negocio natural,mas meu foco é nas ruas…porem tenho apenas 1 carro (que pretendo usar para locomoção),e sei que preciso de alvará,mas nao sei como fazer um bom planejamento desse negocio!
Gostaria de saber sobre a franquia se são pratos;saladas ou sanduíches;tenho interesse em conhecer mais para ver a possibilidade da aquisição da franquia.Obrigada.
O único problema é que de “fast” tem muito pouco. 20 minutos pra um prato ficar pronto é inaceitável.
COMO FUNCIONA A FRANQUIA E QUANTO CUSTA?COMO DEVO PROCRDER PARA CONSEGUIR MONTAR UMA LOJA DESSAS?A DNA NATURAL?
jeane moura,como faço pra saber mais de franquias com vc. como funciona franquias.o q deve fazer qdo agente quer obter uma franquia . qto custa uma franquia ; qual seria o investimento nesse ramo.obrigada.maria.