
O espírito festeiro do brasileiro é o que há. Não é à toa que o país impulsiona o setor de buffets, que cresce cerca de 30% ao ano, faturando mais de R$ 300 milhões, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No entanto, o mercado de festas infantis não tem a profissionalização que merece e isso é um prato cheio para quem quer ganhar dinheiro nesse segmento. Por isso, levar o negócio a sério e saber investir em um diferencial podem fidelizar a clientela e te levar ao sucesso.
Carolina Matavelli, chef de cozinha e sócia do Adventree Buffet está no mercado há nove anos. A proposta do seu negócio é oferecer uma festa diferente, independente do tema e do público. O objetivo é fugir do tradicional e oferecer contato com o verde. E tem dado certo!
Então, abaixo, Carolina Matavelli aproveita o bom momento do seu negócio e dá dez dicas para que o seu empreendimento no segmento seja um sucesso. Confira:
Goste do ramo
Você vai descobrir aqui ↓↓↓
A primeira coisa que é necessária saber no momento de cogitar a ideia de abrir um negócio é ter a certeza que gosta do ramo. Fazer festa é um brinquedo de gente grande e requer muitos detalhes.
Queira trabalhar
Ao contrário de que muitas pessoas pensam, que trabalhar em buffet é bom porque só trabalha de final de semana, isso não é verdade. Realmente a maioria das festas são realizadas neste período.
Porém o administrativo do buffet funciona durante a semana e quando a semana acaba, vem o executar da festa. É aí que o buffet realmente trabalha mais e, enfim, é colocado em prática tudo que foi feito.
Mostre-se
O mercado de festas é um pouco diferente. O cliente precisa nos conhecer e ter um motivo para fazer o evento. Tudo isso demanda tempo e é necessário estar em evidência sempre.
Priorize o atendimento
O atendimento do primeiro contato com o cliente é primordial para cativá-lo, pois para o cliente se trata de um momento único. Às vezes o evento é programado com anos de antecedência e gera muita expectativa para o dia.
Respeite o contrato
Tudo que for contratado pelo cliente deve estar em contrato e ser rigorosamente cumprido.
Seja perfeccionista
Semanas antes do evento é necessário fazer uma visita técnica com o cliente, para checar todos os itens contratados com o buffet e terceiros.
Escolha bem os terceirizados
É importante conhecer muito bem os serviços terceirizados, pois estarão utilizando o buffet para a prestação do mesmo. É necessário sempre ter em mente que os convidados do evento tem o buffet como referência e de certa forma relaciona aos serviços oferecidos.
Invista na equipe
O dia do evento é o momento em que executamos tudo que foi planejado. É importante checar todos os itens contratados e também contar com a equipe de trabalho que deve ser muito bem treinada para evitar o mínimo de erros para que assim o evento seja bem sucedido do começo ao fim.
Lembre-se do boca a boca
Um bom serviço executado durante o evento é a melhor publicidade para atrair novos clientes, pois os convidados estarão degustando o que o buffet tem a oferecer.
Dê voz ao cliente
O feedback com o contratante após a festa é muito importando para aprimorar cada vez mais o serviço e assim manter o padrão de qualidade em primeiro lugar.
Montou um buffet? Qual é a sua dica para dar certo? Divida com a gente!
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!